Projeto: Trabalhando com
música
“Aquarela” - Toquinho
“Aquarela” - Toquinho
Atividade: - Representar a música “Aquarela”
em quadros com a técnica de recorte e colagem.
Objetivos:
- Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo.
- Cantar a música “Aquarela”.
- Produzir instrumentos musicais com materiais recicláveis e fazer o acompanhamento rítmico da música, enquanto cantam.
- Representar a música “Aquarela” através de quadrinhos feitos com a técnica de recorte e colagem utilizando diferentes materiais plásticos.
- Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo.
- Cantar a música “Aquarela”.
- Produzir instrumentos musicais com materiais recicláveis e fazer o acompanhamento rítmico da música, enquanto cantam.
- Representar a música “Aquarela” através de quadrinhos feitos com a técnica de recorte e colagem utilizando diferentes materiais plásticos.
Aquarela
Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...
Entre as nuvens, vem surgindo um lindo avião rosa e grená,
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo,
Se a gente quiser ele vai pousar...
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo,
Se a gente quiser ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida,
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega no muro,
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá,
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela,
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela,
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...
“Aquarela” – criação com EVA
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...
“Aquarela” – criação com EVA
Materiais: Papel color set (várias cores),
papel laminado prateado, cartolina branca cortada no tamanho A4, EVA de todas
as cores, Giz de cera triangular, Cola de EVA, Crystal cola (várias cores),
tesoura e Marcador permanente preto e vermelho.
Modo de fazer:
a. Separe a música em partes.
b. Desenhe as cenas que a música
sugere.
c. Transfira para o EVA (parte de
trás). Recorte.
d. Cole as partes com a Cola para
EVA, sobrepondo onde houver necessidade.
e. Faça texturas com a Crystal cola.
f. Faça o fundo de cada quadro
pintando com giz de cera triangular sobre a cartolina branca tamanho A4 e cole
os elementos sobre eles.
g. Escreva a letra da música em
partes e intercale os trabalhos (quadros).
Conteúdos trabalhados:
- Música e poesia.
- Canto e acompanhamento musical.
- Instrumentos musicais e sons por eles produzidos.
- Cores, formas, proporção, textura, harmonia, etc.
- Música e poesia.
- Canto e acompanhamento musical.
- Instrumentos musicais e sons por eles produzidos.
- Cores, formas, proporção, textura, harmonia, etc.
Técnicas trabalhadas:
- Recorte e colagem com textura.
- Montagem e organização – texto + trabalhos artísticos.
- Recorte e colagem com textura.
- Montagem e organização – texto + trabalhos artísticos.
Encaminhamento do trabalho:
I.
Início –
Apresente a letra da música para as crianças. Peça que leiam e falem qual a
mensagem que a poesia traz.
- Coloque a música para tocar e pergunte aos alunos o que eles acharam da poesia depois de ouvi-la em música.
- Coloque a música para tocar e pergunte aos alunos o que eles acharam da poesia depois de ouvi-la em música.
II.
Divida a
música (poesia) em várias partes.
- Separe a classe em grupos (tantos grupos quanto o número de separações da poesia).
- Sorteie qual grupo deverá representar a parte x, y ou z.
- Peça às crianças que representem a parte da música (poesia) através do recorte e colagem com EVA.
- Peça que façam texturas com cola colorida de relevo;
- Separe a classe em grupos (tantos grupos quanto o número de separações da poesia).
- Sorteie qual grupo deverá representar a parte x, y ou z.
- Peça às crianças que representem a parte da música (poesia) através do recorte e colagem com EVA.
- Peça que façam texturas com cola colorida de relevo;
III.
Escreva
cada parte em tamanho grande e monte uma exposição.
Cada texto com sua produção artística em EVA ou outros materiais;
Cada texto com sua produção artística em EVA ou outros materiais;
ou descoloridos para montar livrinhos individuais...
Olá Graça!
ResponderExcluirSeu trabalho é um encanto.Gosto muito de alfabetização.Vou estar por aqui acompanhando as novidades e conte comigo.Quando quiser, venha fazer uma visita em www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
Conte comigo e até mais!