Para iniciar, é preciso construir
os materiais abaixo:
1º cartaz
Letras de
imprensa maiúscula
2º cartaz
Desenhos no
lugar de palavras
3º cartaz
Letra de
imprensa minúscula
4º cartaz
Letra cursiva
Eixo: leitura
1º cartaz
Letras de
imprensa maiúscula
2º cartaz
Desenhos no
lugar de palavras
3º cartaz
Letra de
imprensa minúscula
4º cartaz
Letra cursiva
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Desenvolver atitudes e disposições
favoráveis à leitura
Desenvolver capacidades necessárias à
leitura com fluência e compreensão:
(i) Identificar finalidades e funções
da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da
contextualização
|
D9 – Ler pequenos textos.
|
- Organizar
a sala para a leitura do texto, deixando os alunos bem à vontade, mas atentos
à leitura que você fará. Contextualizar o texto:
- Informe
o gênero, explicando o que é uma quadrinha e que esta música é formada de
três quadrinhas.
- Diga
que ele (texto) está escrito em um “cartaz” (que é o suporte).
- Explique
porque você selecionou este texto, criando nas crianças a expectativa em
conhecê-lo (use toda sua criatividade! Cante a música.)
- Ler
o texto para os alunos e trabalhar as questões de compreensão oralmente.
a) Você percebeu que o texto nos informa
que a galinha e o galo usam vestimentas diferentes? Por que será?
b) Como você imagina ser uma saia de
galinha e um paletó de galo? Por quê?
c) Além da doença da galinha, o que pode
ter motivado os pintinhos à correria para chamar o doutor?
d) O que você pode entender da atitude
do galo em relação à doença da galinha?
e) Quais as causas podem ter provocado a
doença da galinha?
f) O que você imagina, de acordo com o
texto, que o doutor fez para curar a galinha?
|
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Dominar convenções gráficas:
(i) Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da
língua portuguesa.
|
D4 - Conhecer as direções e o alinhamento da escrita
|
-
Mostre o 1º cartaz com o a quadrinha escrita em letra imprensa maiúscula;
-
Leia a quadrinha pausadamente, passando o dedo
em cima de cada palavra;
-
Repita a leitura até que os alunos estejam
familiarizados com as palavras da quadrinha a ponto de saber repeti-la
sozinhos; Você também pode cantá-la
e/ou encená-la (fazendo gestos).
-
Peça então para que os alunos leiam a quadrinha
(enquanto eles leem, vá passando a régua em cima de cada palavra lida,
mostrando que a leitura é feita da esquerda
para direita e de cima para baixo);
-
Peça também para que um aluno (ou um aluno de
cada vez) vá até o cartaz e leia a quadrinha. Oriente-os a ir passando a
régua em cada palavra como você fez.
-
Peçam para que identifiquem a primeira e a
última palavra da quadrinha e/ou de cada verso (falando em voz alta ou
apontando no texto).
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) Pedir para os alunos copiarem no
caderno a quadrinha.
Observar se eles respeitam as direções da escrita
(esquerda para a direita; parte superior para a parte inferior) e as margens,
se utilizam corretamente as linhas, se iniciam a escrita no local
adequado.
2) Pedir para os alunos colorirem de
vermelho a primeira palavra de cada linha e de azul a última palavra.
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Dominar convenções gráficas:
(ii) Compreender a função de segmentação dos espaços em
branco e da pontuação
|
D7 - Compreender a função de segmentação dos espaços em
branco na delimitação de palavras em textos escritos (consciência de
palavras).
|
-
Distribua a quadrinha (texto) para cada aluno e
peça para que eles coloram de lápis amarelo os espaços em branco;
-
Leve o aluno a perceber que após cada espaço
temos uma nova palavra;
-
Peça para que eles contem o número de palavras
encontradas na primeira linha;
-
Repita o procedimento com as demais linhas.
Atenção: verifique o número encontrado
por cada aluno. Caso haja divergências (erros), discuta sobre palavras x
espaçamento.
-
Proponha a contagem do número de letras que
compõe cada palavra. Se for o caso, mostre que existem palavras que são representadas
por poucas letras (“os”; “a”; são exemplos nessa quadrinha).
-
Circular de vermelho as palavras com mais de 8 letras;
-
Circular de rosa as palavras com 6 letras;
-
Circular de verde as palavras com 1 letra.
-
Questionar: “Nesse texto tem alguma palavra
repetida? (Deixar que os alunos descubram). Vamos
sublinhá-las? Agora, vamos contar quantas vezes cada uma delas aparece no
texto?”
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) FRASES COM PALAVRAS EMENDADAS
-
Divida
os alunos em grupos.
-
Distribua
para cada grupo fichas que contenham frases
da quadrinha com as palavras
emendadas. Ex: AGALINHAPINTADINHA / EOGALOCARIJÓ/
AGALINHAUSASAIA
Obs.: utilizar letra de imprensa
maiúscula, pois foi este o tipo de letra usada até então.
-
Disponha
sobre a mesa fichinhas individuais com as palavras da quadrinha.
-
Cada
grupo deve organizar (formar) a frase corretamente (com os espaçamentos entre
as palavras).
2) CLASSIFICANDO
AS PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE LETRAS
3) Aproveitando a atividade anterior, distribuir a tabela
para cada aluno.
1 letra
|
2 letras
|
3 letras
|
4 letras
|
5 letras
|
6 letras
|
7 letras
|
8 letras
|
9 letras ou mais letras
|
-
Pedir
para que os alunos copiem as palavras da quadrinha no espaço correspondente.
-
Concluído
o passo anterior, distribuir revistas, jornais ou outros impressos e pedir para
que os alunos selecionem (recortem) palavras. Em seguida, classificá-las quanto
ao número de letras, colando-as na mesma tabela.
Professor: esteja atento durante o
desenvolvimento da atividade e, caso os alunos não selecionem palavras com 1 letra apenas, oriente e problematize
essa questão. Mostre a eles que temos palavras compostas dessa maneira também.
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras
formas gráficas.
|
D2 – Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como
números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação.
|
-
Apresente o 2º cartaz (desenhos no lugar de palavras);
-
Peça para que os alunos comparem com o 1º cartaz
(letra imprensa maiúscula);
-
Faça perguntas que induzam a pensar na diferença
do 1º para o 2º cartaz;
Atenção!
Observe se os alunos já diferenciam desenhos x escrita.
-
Mostre que os objetos podem ser representados
através de DESENHOS ou através de um conjunto de LETRAS:
-
Aponte para o desenho da ‘galinha’ e peça para
que os alunos digam seu nome;
-
Em seguida, mostre a escrita correspondente à
palavra no outro cartaz.
-
Repita o procedimento com os outros desenhos.
-
Agora faça o contrário: aponte para a palavra
escrita e peça para que digam seu desenho correspondente.
Professor: Nomeie
também os outros símbolos que aparecem na quadrinha (sinais de pontuação).
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) JOGO DA MEMÓRIA
- Divida os alunos em grupos;
- Distribua fichinhas sobre a mesa com os desenhos;
- Distribua também fichinhas com a representação gráfica
(escrita em caixa alta) desses desenhos;
- Embaralhe e coloque as fichinhas com os desenhos e
escritas viradas para baixo;
- Um aluno joga por vez. Definir quem começa por sorteio,
“2x1”, “par ou ímpar”, etc;
- O primeiro aluno vira 2 cartas (uma por vez). Se formar
par, continua jogando. Se não formar par, passa a vez. E assim, sucessivamente.
Ganha quem forma o maior número de pares.
- Pedir para registrarem as palavras do jogo no caderno.
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Conhecer o alfabeto
(i) Compreender a categorização gráfica e funcional das
letras
|
D1 – Identificar letras do alfabeto
|
-
Disponibilize o alfabeto disposto em ordem
em um cartaz para visualização dos alunos;
Dicas:
1) é
ideal que o alfabeto esteja na altura
do olhar dos alunos (nem muito no alto, nem baixo). De preferência,
utilize a cor vermelha, pois ela chama a atenção e ajuda na fixação.
2) Nesse
momento, utilize o alfabeto de letra imprensa maiúscula, mas lembre-se de
modificá-lo, acrescentando os outros tipos de letras (minúscula e cursiva) a
medida que elas forem trabalhadas.
3) Não
é recomendável colocar desenhos para representar letras.
-
Verifique e esteja atento ao conhecimento prévio
que os alunos têm sobre o alfabeto;
-
Apresente o alfabeto letra por letra,
nomeando-as;
-
Ofereça um modelo (em folha avulsa) para cada
aluno e peça para que colem no caderno.
-
Distribua um conjunto de alfabeto móvel (com as
26 letras – imprensa maiúscula) para cada aluno (ou para grupos de alunos).
Obs: podem ser fichas de papel com as
letras, caso não disponibilize do alfabeto em E.V.A., madeira ou outros.
-
Aponte, no cartaz do alfabeto, uma letra e diga
seu nome.
-
Peça para que os alunos a identifiquem no
alfabeto móvel, repetindo seu nome;
-
Faça o mesmo procedimento com várias letras.
Atenção! Procure observar cada aluno
individualmente e registrar suas dificuldades.
-
Varie a atividade das seguintes formas:
1)
Sem apontar no cartaz, diga uma letra e peça
para que os alunos a identifiquem no alfabeto móvel.
2)
Retorne ao cartaz e aponte uma letra. Peça para
que os alunos identifiquem no alfabeto móvel a letra que vem antes/depois
daquela que você apontou.
RETORNANDO À QUADRINHA...
·
Peça que identifiquem palavras que tenham a
letra “G”, colorindo-o de azul;
·
Depois, peçam para que identifiquem a letra “S”, colorindo-o de vermelho.
Atenção! Observe se os alunos
concentram a atenção apenas na identificação de letras no início de palavras. Se necessário, oriente/chame a atenção quanto
às diferentes posições das letras “G” e “S” nas palavras – início, meio e
fim.
·
Repita o procedimento com outras letras.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) FORMANDO PALAVRAS COM O ALFABETO MÓVEL
- Utilizando o cartaz com desenhos (2º
cartaz utilizado), pedir para que os alunos escrevam as palavras, utilizando o
alfabeto móvel.
2) DITADO DE LETRAS
3) PROCURANDO NOVAS PALAVRAS
- Distribua fichas com as palavras da
quadrinha e peça para que cada aluno selecione 2 ou 3 palavras;
- Pedir para identificarem a 1ª letra
de cada palavra;
- Construir no caderno uma
tabela. Faça um modelo para os alunos no
quadro.
Exemplo: se o aluno selecionou as palavras “Galinha”
e “Pintinhos”, a tabela ficará assim:
G
|
P
|
- Disponibilizar revistas, jornais e
outros impressos.
- Pedir para recortarem palavras que
comecem iguais às palavras selecionadas (mesma letra inicial).
- Colar na tabela.
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Conhecer o alfabeto:
(ii) Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de fôrma
e cursiva)
|
D4 – Distinguir, como leitor, diferentes tipos de letras.
|
-
Introduza agora o 3º cartaz (letra de
imprensa minúscula);
-
Compare-o com o 1º cartaz (letra imprensa
maiúscula);
-
Faça perguntas que induzam a pensar na diferença
do 3º para o 1º cartaz;
-
Mostre que podemos representar letras e palavras
com diferentes tipos de letras;
-
Apresente o alfabeto (imprensa minúsculo) letra
por letra, nomeando-as;
OBS:Releia
as dicas que foram dadas sobre o alfabeto anteriormente.
-
Ofereça um modelo (em folha avulsa) para cada
aluno e peça para que colem no caderno.
-
Distribua fichinhas sobre a mesa com palavras da quadrinha escritas com os
diferentes tipos de letras apresentados (imprensa maiúscula e minúscula) e
peça para que os alunos unam os pares.
-
Apresente posteriormente o 4º cartaz com letra
cursiva;
-
Repetir os mesmos procedimentos informados
acima.
Atenção! Somente
se achar oportuno e produtivo, apresente o 3º e o 4º cartaz no mesmo dia.
Isso porque, alguns alunos já devem conhecer os diferentes tipos de letras,
portanto, podem ter facilidade no desenvolvimento das atividades. Mas tenha
certeza de que isso não prejudicará a assimilação/aprendizagem.
Professor:
mostre, problematize e discuta com os alunos o porquê de algumas letras
aparecerem em letra maiúscula (tanto no 3º quanto no 4º cartaz). Conclua que
é porque estão no início de frase.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) BINGO DE LETRAS COM DIFERENTES
ESCRITAS (GRAFIAS)
-
Construa diferentes cartelas com letras do alfabeto em imprensa minúscula;
- Faça
um saquinho com as mesmas letras, só que em letra imprensa maiúscula;
-
Retire uma letra por vez e mostre aos alunos ou “cante” a letra;
-
Aquele que tiver a letra correspondente marca;
- Ganha
quem preencher primeiro a cartela.
Variação
do jogo: construir
cartelas com letras cursivas e/ou cartelas mescladas (maiúscula, minúscula e
cursiva).
2) JOGO DO MICO
- Construa um
baralho com palavras da quadrinha e escritas em diferentes tipos de letras
(imprensa maiúscula, imprensa minúscula, cursiva). Desta forma, teremos para
cada palavra, três cartas. O baralho também deve conter uma única carta com o
mico (desenho e escrita).
- Divida os
alunos em duplas, trios ou grupos;
- Embaralhe
as cartas;
- Distribua 3
cartas por aluno; a que sobra fica sobre
a mesa, virada para baixo;
- O primeiro
a jogar retira a carta virada e repassa uma de suas cartas;
- Quem sai
como o mico, tem que ir passando a carta à frente a cada rodada;
- O objetivo
é formar trincas (3 palavras iguais em letras diferentes);
- Quem ficar
com o mico, perde o jogo e paga um “mico”.
- Ao final da
atividade, todos os alunos devem copiar no caderno as palavras que conquistaram
no jogo, com as diferentes grafias apresentadas.
3) Copiar a
quadrinha com letra cursiva no caderno.
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Reconhecer unidades fonológicas
como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
|
D5 – Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas
(consciência silábica).
|
Utilizar
novamente o cartaz com a quadrinha;
SÍLABAS
-
Escolher uma palavra da quadrinha;
-
Falar a palavra pausadamente (silabando) e
perguntar aos alunos: “Quantos pedaços tem esse palavra?” ou “Quantas vezes
abrimos a boca para falá-la?”. Bater palmas a cada sílaba.
Atenção!
Explicar
que esses pedaços são as sílabas.
-
Repetir o procedimento com cada palavra da
quadrinha.
-
Distribuir a quadrinha (texto) para que cada
aluno:
-
Colora de vermelho palavras com 1 sílaba;
-
Colora de verde palavras com 2 sílabas;
-
Colora de azul palavras com 3 sílabas;
-
Colora de amarelo palavras com 4 sílabas.
-------------------------------------------------------------
SUGESTÃO
-
Trabalhar com nomes dos alunos da sala é muito
significativo nesse processo.
-
No trabalho com a consciência silábica, o
professor pode aproveitar esse conhecimento (nome dos alunos) e
identificar/classificar aqueles que têm 2 sílabas, 3 sílabas, 4 sílabas....
Atenção! Não utilizar sobrenomes; apenas nomes.
Nos nomes
compostos (Ex: Ana Maria; João Pedro) trabalhar com as 2 partes do nome, mas
informar que são 2 palavras para 1 nome.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) TRILHA
2) Distribua para cada aluno uma cartela
com a trilha (tabuleiro).
3) Disponibilize um envelope com as
palavras da quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra e falar o número de sílabas.
Se estiver correto, ele anda o número de casas correspondentes ao número de sílabas
da palavra. Se não estiver correto ele passa vez. Ganha o aluno que chegar ao
final da trilha primeiro.
4) TABELA
5) Registrar as palavras da quadrinha no
caderno, em forma de tabela, classificando-as quanto ao número de sílabas.
1 sílaba
|
2 sílabas
|
3 sílabas
|
4 sílabas
|
6) DESCOBRINDO SÍLABAS NOS NOMES DOS COLEGAS
7) Organizar os alunos em círculo ou
fileiras;
8) O primeiro aluno fala o nome do
segundo e, em seguida, repete-o, batendo
palmas para cada sílaba. Se acertar, passa a vez para o colega ao lado. Se
errar, paga uma prenda e sai da brincadeira.
9) Repetir o mesmo procedimento para os
demais alunos até que fiquem poucos alunos.
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Reconhecer unidades fonológicas
como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
|
D6 – Identificar sons
de sílabas (consciência fonológica e fonêmica)
|
SÍLABA
INICIAL
-
Escolher uma palavra da quadrinha e escrevê-la
no quadro. Ex: “GALINHA”;
-
Pedir aos alunos para identificar o primeiro
pedaço (sílaba) = “GA”. Destacá-lo;
-
Escrever abaixo, outra palavra que também comece
com “GA”, como no exemplo:
GALINHA
GALO
-
Pedir para dizerem outras palavras que começam
com o mesmo som. Ex: “Gato”; “gaveta”; ...
-
Repetir o procedimento com outras palavras da
quadrinha;
DICA: Inicie com palavras de padrão silábico
mais simples - as sílabas canônicas (Consoante+Vogal) – até chegar aos outros
padrões silábicos.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) TRILHA
-
Distribua
para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
-
Disponibilize
um envelope com as palavras da quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra e
falar a sílaba inicial. A cada acerto o aluno anda uma casa. Se não
estiver correto ele passa a vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha
primeiro.
-
Registrar
no caderno, as palavras conquistadas no jogo, destacando a sílaba inicial.
2) PROCURANDO NOVAS PALAVRAS
-
Distribuir
revistas, jornais ou outros impressos e pedir para que os alunos selecionem
(recortem) palavras que comecem com a mesma sílaba das palavras escritas no
caderno na atividade 1.
3) LÁ VEM O CAMINHÃO CARREGADO DE...
-
Sentar
os alunos em círculos;
-
Selecionar
palavras da quadrinha e propor a brincadeira. Ex: Lá vem o caminhão
carregado de... palavras que comecem como
“saia”.
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Reconhecer unidades fonológicas
como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
|
D6 – Identificar sons
de sílabas (consciência fonológica e fonêmica)
|
SÍLABA
FINAL (RIMAS)
-
Utilizar o cartaz ou escrever a quadrinha no
quadro:
-
Grifar/colorir as palavras, destacando as rimas:
CARIJÓ, PALETÓ.
-
Pedir para os alunos dizerem o que essas
palavras têm em comum (Deixar que eles concluam que elas ‘terminam iguais’ ou
que ‘combinam’);
-
Perguntar qual nome se dá a essa “combinação”.
Se for necessário, explicar que são rimas.
-
Escrever no quadro outra palavra da quadrinha e
fazer uma rima, como no exemplo abaixo:
“GALINHA”
“PINTADINHA”
“ROUPINHA”
-
Ao verificar que todos entenderam, propor que os
alunos criem novas rimas a partir da palavra selecionada;
-
Variar a formação de rimas com outras palavras
da quadrinha, como por exemplo:
“DOENTE” “CORRENDO”
“PENTE”
“COMENDO”
“DENTE” “CRESCENDO”
|
OBS: As atividades 1 e 2 são as mesmas
propostas para o trabalho com sílabas iniciais. Estão apenas adaptadas para as
rimas.
1)
TRILHA
-
Distribua
para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
-
Disponibilize
um envelope com as palavras da quadrinha. Coloque
no envelope apenas palavras possíveis de construir rima. Cada aluno deve
retirar uma palavra e formar uma rima com ela. A cada acerto o aluno anda uma
casa. Se não estiver correto ele passa a vez. Ganha o aluno que chegar ao final
da trilha primeiro.
-
Registrar
no caderno, as palavras conquistadas no jogo com as respectivas rimas criadas.
Se necessário, auxilie o aluno na escrita das palavras criadas.
2) LÁ VEM O CAMINHÃO CARREGADO DE...
a.
Selecionar
palavras da quadrinha e propor a brincadeira. Ex: Lá vem o caminhão
carregado de... palavras que terminem
como “GALINHA”, etc.
3) RIMANDO
-
Distribuir
o poema abaixo e as figuras separadamente.
-
Nomear
cada figura: MACACO, ABELHA, BARATA, JUMENTO, CABRITA.
-
Ler
o poema para os alunos, pedindo para que os alunos coloquem as figuras nos
espaços em que rimem.
INFÂNCIA
(Sônia Miranda)
HENRIQUE BRINCA DE _____________
MARÍLIA
DE MÃE E
_______________
MARIAZINHA SUA
__________________
CAROLA BRINCA DE _____________
RENATO
DE GATO E
______________
JOÃO
DE POLÍCIA E ______________
JOAQUIM
ANDA DE __________________
TIETA
DE ___________________
E JANETE DE
___________________
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Reconhecer unidades fonológicas
como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
|
D6 – Identificar sons
de sílabas (consciência fonológica e fonêmica)
|
SÍLABA
MEDIAL
-
Escrever no quadro a palavra “CARIJÓ”, separada
em sílabas;
-
Pedir para os alunos identificarem o 2º
pedacinho (sílaba) desta palavra “LI”, destacando-o;
CA RI JÓ
-
Escrever logo abaixo, a palavra “MARINA”, repetindo o mesmo
procedimento.
MA RI NA
-
Questionar se os pedaços destacados são iguais.
-
Insira agora a palavra “QUERIDO”.
-
Torne a perguntar se são iguais.
-
Agora, vamos inserir a palavra “CARRINHO”.
-
Perguntar: “E agora, são iguais?”
-
Discutir com os alunos, chamando a atenção para
a diferença sonora.
-
Adaptar este procedimento com outras palavras da
quadrinha, dando preferências às palavras trissílabas, com sílaba medial
canônica (GALINHA; PALETÓ; INJEÇÃO).
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
OBS: Valem as mesmas ressalvas
anteriores. A atividade 1 está apenas adaptada para sílaba medial.
1) TRILHA
2) Distribua para cada aluno uma cartela
com a trilha (tabuleiro).
3) Disponibilize um envelope com as
palavras da quadrinha. Coloque no
envelope apenas palavras trissílabas para não dificultar a atividade. Cada
aluno deve retirar uma palavra e falar a sílaba do meio. A cada acerto o aluno
anda uma casa. Se não estiver correto ele passa a vez. Ganha o aluno que chegar
ao final da trilha primeiro.
4) Registrar no caderno, as palavras
conquistadas no jogo, destacando a sílaba medial.
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
DESENVOLVIMENTO
|
Compreender a natureza
alfabética do sistema de escrita.
|
D8 – Ler palavras
D25 – Escrever palavras
|
-
Selecionar 1 palavra da quadrinha e escrevê-la
no quadro.
-
Pedir para que os alunos digam o número de
sílabas da palavra.
-
Reescrever a palavra no quadro, separando bem as
sílabas. Exemplo: se a palavra escolhida foi “CORRENDO”,
COR REN
DO
-
Questionar: “Todas as sílabas são iguais? Em que
elas são diferentes?”
-
Levar os alunos a perceberem que sílabas são
formadas por 1, 2, 3 ou mais letras.
-
Pedir para que os alunos contem o número de
letras em cada sílaba da palavra.
-
Chamar a atenção para os sons das sílabas individualmente,
pronunciando cada fonema prolongadamente. Ex: na 1ª sílaba de CORRENDO; pronunciar “corrrrrrr”, prolongando
o som do [R];
---------------------------------------------------------------
-
Trabalhar com outras palavras da quadrinha,
repetindo todos os procedimentos acima.
Professor, para detalhar melhor
as atividades de sons de fonemas, indicamos consultar:
-
Adams,
Marylin Jager. et al. Consciência
fonológica em crianças pequenas. Ed. Artmed.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
DE CONSOLIDAÇÃO E/OU AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1) TRILHA
·
Vamos
repetir o jogo da trilha, agora com o objetivo de comparar nº de letras X nº de
sílabas.
·
Disponibilize
um envelope com as palavras da quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra.
O professor escolhe uma sílaba da palavra, pronunciando
com entonação e pede para o aluno dizer quantas letras tem aquela sílaba. Se estiver correto, ele anda uma casa. Se
não estiver correto ele passa vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha
primeiro.
2) FORMANDO NOVAS PALAVRAS
-
Selecionar
palavras em que a partir da troca de um fonema (letra), formamos novas palavras.
-
Escreva
no quadro, por exemplo, a palavra MATO.
-
Abaixo
da palavra, colocar um tracinho no lugar da 1ª letra, seguido da terminação
ATO.
____ ATO
-
Forme
uma nova palavra, mostrando aos alunos como fazer. Ex: GATO.
-
Dada
a palavra, marque o tempo (cerca de 2 minutos);
-
Ganha
o aluno que formar o maior número de palavras.
CAPACIDADE
(Caderno 2
– SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
||||||
Dominar as relações entre
fonemas e grafemas:
(i) Dominar regularidades
ortográficas;
(ii) Dominar irregularidades
ortográficas.
|
D25 – Escrever palavras.
|
VAMOS ESTUDAR A LETRA “S”?
-
Distribuir novamente a quadrinha (texto) para os
alunos e marcar todas as palavras que contem a letra “S”.
Atenção!
Auxilie os alunos a encontrarem todas as palavras que tenham o “S”, pois
alguns podem ter dificuldade de encontrá-la no meio das palavras.
-
Copiar no caderno as palavras encontradas, em
forma de lista (uma embaixo da outra);
-
Na frente de cada palavra, reescrevê-la,
separando-a em sílabas.
-
Marcar, em cada sílaba separada, a letra “S”.
-
Criar uma tabela no quadro e solicitar que os
alunos copiem no caderno:
-
Pedir para que eles preencham a tabela, copiando
nas respectivas colunas, as palavras com a letra “S”.
-
Questionar: “O que vocês aprenderam sobre o uso
da letra S?”.
-
Chamar a atenção para o som da letra S nas
diferentes palavras e/ou sílabas.
-
-
Procurar em revistas, jornais e outros impressos
palavras com a letra “S”.
-
Recortá-las e colá-las na tabela construída.
Atenção!
Se acontecer de encontrarem palavras com SS, discuta o uso e o som desse
dígrafo.
PROFESSOR: trabalhamos aqui com o exemplo
da letra S. Sugerimos que você crie com o Especialista da escola maneiras de
trabalhar a ortografia de outras palavras.
DITADO
Atenção!
Retirar todos os cartazes e palavras da quadrinha. Os alunos não devem ter
contato visual com a escrita das palavras da quadrinha nesse momento.
-
Nas palavras que apresentam irregularidades
ortográficas, (Ex: paletó – Alguns alunos podem grafar com I “palitó”), parar
o ditado e perguntar como eles a escreveram.
-
Discutir e socializar as diferentes escritas
apresentadas pelos os alunos. Escrever no quadro as diferentes formas.
-
Em seguida, apresentar o cartaz e confrontar com
as hipóteses apresentadas.
- Propor a
autocorreção.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
DE CONSOLIDAÇÃO E/OU AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1) CRUZADINHA
Faça uma cruzadinha com as palavras da
quadrinha. Na folha, deixe as palavras escritas para que os alunos coloquem o
número de letras correspondentes. O objetivo é que os alunos associem o número
de letras da palavra com o seu respectivo quadrinho (nº de letras = nº de
quadrinhos). Atenção! Pode acontecer de palavras diferentes terem o mesmo
número de letras, mas o aluno tem que perceber que a posição da palavra na cruzadinha
afeta outras palavras.
2) FORCA
Divida os alunos em duplas. Utilizando
as palavras da quadrinha, um aluno deve fazer a forca para que o outro grupo
adivinhe. Faça um modelo no quadro, trabalhando coletivamente, para que os
alunos aprendam a brincadeira.
Em seguida, os alunos devem formar
frases com as palavras da forca.
3) CAÇA-PALAVRAS
Fazer a atividade da maneira
tradicional, utilizando as palavras da quadrinha.
4) TEXTO LACUNADO
Divida os alunos em grupos. Distribua
para cada grupo uma folha com a quadrinha, mas no lugar de algumas palavras
deixe espaços em branco.
Deixe sobre a mesa as palavras da quadrinha. Cada grupo deve procurar e colocar as
palavras corretas sobre os espaços em branco.
A __________________ PINTADINHA
E O _____________ CARIJÓ
A GALINHA USA _______________
E ____ GALO _______________
OBS: Pode-se variar esta atividade, utilizando também
palavras escritas com letra cursiva e/ou trocando as palavras a completar.
CAPACIDADE
(Caderno 2
– SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Não há capacidade corresponde
ao descritor no Eixo Apropriação do sistema de escrita.
Ele está mais ligado ao Eixo
Leitura.
|
D9 – Ler pequenos textos.
|
-
Ler o texto novamente para os alunos, chamando
agora a atenção para as questões de interpretação; de compreensão.
- Trabalhar
com o sentido de palavras.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
DE CONSOLIDAÇÃO E/OU AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1.
TEXTO FATIADO
Divida os alunos em grupos. Distribua
para cada grupo fichas com as frases da quadrinha fora da ordem. Os alunos
devem organizar as frases na ordem correta.
2.
COMPREENDENDO O TEXTO
Trabalhar oralmente questões como:
a) Você conhece
uma galinha pintadinha?
b) As galinhas que
você conhece usam roupas?
c) Quem é o doutor
da galinha?
d) Quais as causas
que podem ter provocado a doença da galinha?
e) O que você
imagina que o doutor fez para curar a galinha?
USE TODA
SUA CRIATIVIDADE PARA CRIAR NOVAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS!!!!!!
SUCESSO !
Sequência
Didática:
Pesquisando e escrevendo sobre os animais
Atividades de leitura e escrita
desenvolvidas ao longo de uma sequência didática sobre os animais para propor a
reflexão sobre a escrita.
Objetivos
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
- Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os
animais.
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na
aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Ler para localizar informações
- Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção
textual.
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
- Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os
animais.
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na
aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Ler para localizar informações
- Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção
textual.
Conteúdos
- Práticas de leitura e escrita.
- Sistema de escrita.
- Animais vertebrados e invertebrados.
Anos
1º e 2º anos
1º e 2º anos
Tempo estimado
Dez aulas.
Dez aulas.
Material necessário
Prancheta, folhas de sulfite, lupas, lápis preto, borracha e pá de jardim.
Prancheta, folhas de sulfite, lupas, lápis preto, borracha e pá de jardim.
LivrosMeu 1º Larousse dos
Animais, 160 págs., Editora Larousse, Tel.: 11
3855-2290, 44,90 reais.
Ciência Hoje na Escola:
Bichos - volume 2, Sociedade Brasileira para o
Progresso da Ciência (Org), Inst. Ciências Hoje, Tel.: 0800 7278 999, 39 reais.
Penas, peles, pêlos, escamas e outros revestimentos, de José Luis Pizzorno
Vespas: de vilãs a parceiras, de
Fábio Prezoto, Simone Alves de Oliveira Cortes e André Carneiro Melo
Nina na Mata Atlântica, 36 págs., Nina Nazario, Ed. Oficina de Textos,
Tel.: (11) 3085-7933, 26 reais.
Enciclopédias que contenham verbetes sobre animais.
Enciclopédias que contenham verbetes sobre animais.
Desenvolvimento
1ª etapa
Explique aos alunos que ao longo de dez aulas eles aprenderão algumas semelhanças
e diferenças que existem entre os animais. Para introduzir o tema, mobilize o
interesse deles com algumas perguntas, como por exemplo: Como é formado o corpo dos animais? Em que
eles se parecem e se diferenciam? Será que todos têm quatro patas? Entregue à turma o livro Meu 1º Larousse dos
Animais ou outros livros e enciclopédias que estejam disponíveis na biblioteca
escolar. Peça que procurem informações sobre os animais que consideram comuns,
raros, diurnos, noturnos, domésticos, selvagens, pequenos e grandes. Quanto
maior a diversidade, melhores serão as possibilidades de agrupamentos e mais
ricas serão as discussões. Ao final da atividade, peça que comentem os animais
que encontraram.
Em seguida, faça uma apresentação oral para explicar como os seres vivos podem
ser classificados. Demonstre que há animais que possuem diferentes formas de
locomoção (caminham, voam, nadam e rastejam); de alimentação (herbívoros,
carnívoros e onívoros) e que alguns são ativos durante o dia e outros à noite.
Por último, explique que também é possível classificar os animais quanto à
presença ou não de esqueleto interno, ou seja, podem ser vertebrados e
invertebrados e que essa é uma diferença interna. Atente para que os alunos
atribuam o significado correto a cada termo novo apresentado. Depois de expor,
abra um espaço de discussão.
Sugira que seja feita uma síntese coletiva das ideias mais importantes que
foram expostas. Para isso, os alunos devem tomar nota dos pontos principais com
o objetivo de organizar e conservar a memória da exposição. Explique que essa é
uma maneira particular de escrever, em que não precisamos colocar tudo o que
foi dito, não se usa, necessariamente, uma linha contínua e que é possível
destacar apenas algumas palavras que remetem as ideias centrais. Como
provavelmente será a primeira vez que farão uma atividade como essa, a tomada
de notas deve ser coletiva, onde o professor serve de escriba. Proponha algumas
perguntas como: "O que pareceu importante sobre o tema apresentado?".
Enquanto eles respondem, escreva na lousa o que é ditado. Faça intervenções
para que compreendam a importância de tomar notas das informações estudadas,
como por exemplo:
Em seguida, faça uma apresentação oral para explicar como os seres vivos podem
ser classificados. Demonstre que há animais que possuem diferentes formas de
locomoção (caminham, voam, nadam e rastejam); de alimentação (herbívoros,
carnívoros e onívoros) e que alguns são ativos durante o dia e outros à noite.
Por último, explique que também é possível classificar os animais quanto à
presença ou não de esqueleto interno, ou seja, podem ser vertebrados e
invertebrados e que essa é uma diferença interna. Atente para que os alunos
atribuam o significado correto a cada termo novo apresentado. Depois de expor,
abra um espaço de discussão.
Sugira que seja feita uma síntese coletiva das ideias mais importantes que
foram expostas. Para isso, os alunos devem tomar nota dos pontos principais com
o objetivo de organizar e conservar a memória da exposição. Explique que essa é
uma maneira particular de escrever, em que não precisamos colocar tudo o que
foi dito, não se usa, necessariamente, uma linha contínua e que é possível
destacar apenas algumas palavras que remetem as ideias centrais. Como
provavelmente será a primeira vez que farão uma atividade como essa, a tomada
de notas deve ser coletiva, onde o professor serve de escriba. Proponha algumas
perguntas como: "O que pareceu importante sobre o tema apresentado?".
Enquanto eles respondem, escreva na lousa o que é ditado. Faça intervenções
para que compreendam a importância de tomar notas das informações estudadas,
como por exemplo: "Vocês
estão dizendo que alguns dos animais comem plantas. Durante a minha exposição
foi dito como eles são chamados, quem lembra qual foi a palavra que
utilizei?"
2ª etapa
Entregue aos alunos diferentes enciclopédias e outros livros sobre animais que
a escola tenha em seu acervo. Peça que leiam os verbetes e observem as imagens
para identificar como é formado o corpo dos animais. Pergunte se todos possuem
cabeça, tronco e membros, quais possuem patas ou asas, se o corpo é revestido
por penas, pelos, plumas ou escamas, etc.
Aproveite o momento para explicar como funciona o índice da enciclopédia e de
que forma ele ajuda a localizar o que procuramos. Para isso, exemplifique como
utilizá-lo em outros livros que estejam à disposição da sala. Apresente
diversos títulos que tenham diferentes tipos de índices: alfabéticos,
temáticos, sumários com ou sem descrição dos conteúdos, índices com imagens,
etc.
Distribua para cada um dos alunos cópias de parte de um índice ou de uma lista
com nomes de animais que começam com uma mesma letra, como por exemplo, aranha,
abelha, etc... Leia os nomes em uma ordem aleatória e não aponte para cada um
deles enquanto lê. Peça que eles circulem um dos nomes. Enquanto as crianças
respondem, acompanhe o trabalho dos grupos. Peça que eles compartilhem suas
respostas. Faça intervenções adequadas à hipótese de escrita de cada aluno para
que ele volte ao texto e se apoie nas letras para justificar suas escolhas.
Eles avançam quando cada um socializa as respostas e os procedimentos
utilizados.
Em seguida, forme grupos de três pessoas e peça que os alunos explorem os
materiais de leitura, como enciclopédias ou o livro Nina na Mata Atlântica. O
objetivo é folhear e interpretar ilustrações para encontrar informações
específicas sobre o gambá.
Durante a leitura exploratória, faça algumas intervenções: Peça que marquem com um papel a página em que
há informações que estamos procurando. Pergunte por que acham que esta página
pode oferecer informações sobre o corpo dos gambás? Como encontrou essas
informações? Pelas imagens? Solicite que leiam em
voz alta para confirmar a informação encontrada. Depois de os grupos
selecionarem os materiais e as respectivas páginas, solicite que compartilhem
os resultados da leitura exploratória.
3ª etapa
Proponha que, em duplas, os alunos façam as legendas para algumas imagens dos
animais estudados, como o gambá e o jabuti. Entregue a cada dupla uma folha com
a atividade. Peça para eles escreverem o nome das partes do corpo indicadas com
setas e também citarem algumas de suas características. Como modelo, escreva em
uma das setas que está no desenho do jabuti: o casco serve para proteger o
jabuti dos seus predadores.
Convide-os a escrever da melhor forma que puderem, com os conhecimentos de que
dispõem. Para ajudá-los a resolver as dúvidas que surgirem, deixe ao alcance de
todos as letras do alfabeto, uma lista com os nomes dos alunos da classe,
fichas com as anotações sobre os animais estudados, calendários de aniversário
e livros.
Para as crianças que não leem convencionalmente, mas que já conhecem o valor
sonoro convencional das letras selecione uma página com uma informação
específica, como por exemplo, as partes do corpo do jabuti. Leia para o grupo o
título desta página e comente o que as imagens revelam. Depois proponha que
busquem onde está escrito patas dianteiras nesta página. Para encontrar essa informação
e resolver esse problema de leitura, as crianças que ainda não leem
convencionalmente, irão lançar mão da disposição gráfica do texto, dos índices
qualitativos, do valor sonoro convencional que conhecem. Portanto, colocarão em
jogo tudo o que sabem sobre o sistema de escrita para descobrir o que não
sabem.
Enquanto as crianças escrevem, supervisione os grupos, intervindo para que
foquem sua atenção no conteúdo que precisam escrever: Isto é uma pata ou uma cauda? Os gambás têm
dentes? Como se chama essa parte mais dura do jabuti? Ou Como são chamadas as
patas da frente? Nesse momento, o foco
da reflexão está no que escrever, por isso, é importante registrar como cada um
dos alunos escreveu cada palavra, quais são as reflexões que fizeram sobre o sistema
de escrita para que, em uma próxima atividade, possa considerar esses saberes
para ajustar melhor o desafio da proposta e das intervenções.
4ª etapa
À medida que avançam, escreva junto com as crianças um quadro para organizar as
informações pesquisadas nos livros e enciclopédias. A intenção é registrar as
informações obtidas na etapa anterior, compará-las e chegar a algumas
generalizações sobre as características dos animais estudados. Depois de
finalizado, faça uma cópia da tabela deixando intencionalmente algumas colunas
vazias para que os alunos completem com os dados correspondentes.
4ª etapa
À medida que avançam, escreva junto com as crianças um quadro para organizar as
informações pesquisadas nos livros e enciclopédias. A intenção é registrar as
informações obtidas na etapa anterior, compará-las e chegar a algumas
generalizações sobre as características dos animais estudados. Depois de
finalizado, faça uma cópia da tabela deixando intencionalmente algumas colunas
vazias para que os alunos completem com os dados correspondentes.
Animal
|
Partes do corpo
|
Tipo e quantidade de membros
|
Tipo de revestimento
|
Gambá
|
Patas
Orelhas
Olhos brilhantes
Cauda longa
Peludo
Dentes afiados
Bolsa na barriga
|
2 patas dianteiras e 2 patas traseiras
|
|
Sabiá
|
Penas
Patas
Bico
Olhos
Pescoço
Cauda
|
Penas
|
Em seguida, organize a
turma em duplas produtivas, ou seja, reúna alunos com escrita silábica, que já
fazem uso do valor sonoro convencional das letras com estudantes com escrita
silábica que fazem pouco ou nenhum uso do valor sonoro, com outros de escrita
silábico-alfabética ou de escrita pré-silábica. É importante que os aqueles com
escrita pré-silábica não sejam agrupados entre si para realizarem esse tipo de atividade:
para eles, é importante a interação com alunos que já construíram a compreensão
de que a escrita representa a fala - o que eles ainda estão em processo de
compreender.
Circule pela sala. Faça intervenções específicas para que eles voltem aos textos
para responder. Além disso, pergunte se os alunos de cada dupla concordam com a
maneira que escreveram. Peça que leiam e justifiquem suas respostas. Por
último, realize a revisão coletiva solicitando que cada um apresente suas
produções para toda sala.
5ª etapa
Proponha à turma um trabalho de investigação: uma saída a campo para investigar
os animais que vivem no jardim da escola ou numa praça próxima. Defina com os
alunos os materiais necessários, os animais que serão pesquisados, onde e quais
características observar e como tomar notas. Feito isso, forme grupos de três
pessoas e explique que cada criança deverá fazer seu próprio registro.
Todos precisam escrever o nome do animal que irão observar e informações como
número de patas e como o corpo é revestido. É muito importante conversar sobre
que animais esperam encontrar, pois isso prepara o olhar dos alunos para as
observações.
Depois que o grupo retornar do estudo de campo, organize as crianças nos mesmos
grupos e oriente a próxima atividade: ler e compartilhar as anotações que
fizeram com os colegas. Peça que verifiquem se escreveram o nome do animal
observado, se colocaram a quantidade de patas, se têm asas, como é o
revestimento da pele e outras informações que tenham registrado. Enquanto cada
grupo estiver contando para todos o que observou, organize as informações na
lousa.
Nesse momento, as crianças podem compartilhar e completar suas informações em
grupos menores. Interaja com os grupos para que possam avançar na prática de
fazer anotações.
Enquanto revisam suas anotações e confrontam com as anotações dos colegas, elas
colocam em jogo diversas práticas de leitura e escrita: ler e ouvir as
anotações do grupo, comparam os dados registrados em suas anotações e nas dos
outros; participam de discussões sobre quais informação convém deixar ou tirar
no texto, completar de maneira pertinente as próprias anotações com as
informações recebidas pelos colegas.
6ª etapa
Selecione alguns textos considerados mais difíceis sobre animais invertebrados,
como por exemplo, Vespas:
de vilãs a parceiras. O objetivo é ampliar
as informações dos alunos sobre os insetos, que são animais invertebrados e
aproximá-los de um material informativo de divulgação científica, concebido
para um destinatário geral, seja jovem ou adulto.
Antes ler iniciar a leitura, comente como e onde encontrou o material. Depois
da leitura, pergunte aos alunos se compreenderam o que foi lido. Explique quais
características as vespas possuem e que explica a sua inclusão na categoria dos
insetos. Ajude-os a estabelecerem relações entre o que foi lido e o que já
sabem sobre os animais; releia fragmentos para confirmar ou rejeitar
interpretações e para relacionar ideias no texto.
Para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades de alguns
invertebrados, trabalhe com a turma o capítulo do livro
Antes ler iniciar a leitura, comente como e onde encontrou o material. Depois
da leitura, pergunte aos alunos se compreenderam o que foi lido. Explique quais
características as vespas possuem e que explica a sua inclusão na categoria dos
insetos. Ajude-os a estabelecerem relações entre o que foi lido e o que já
sabem sobre os animais; releia fragmentos para confirmar ou rejeitar
interpretações e para relacionar ideias no texto.
Para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades de alguns
invertebrados, trabalhe com a turma o capítulo do livro Ciência Hoje na Escola: Bichos que fala sobre as aranhas e insetos comumente
encontrados próximos às casas. Discuta com os alunos os critérios para incluí-los
no quadro de invertebrados e analisar essa categoria.
Nesse momento, alterne as situações em que as crianças seguem a leitura feita
pelo professor e as que leem por si mesmas. Quando a leitura é feita pelo
professor, cada criança deve ter uma cópia do texto em mãos para poder
acompanhar a leitura. Nessa situação espera-se que os alunos avancem na
compreensão de que os invertebrados também são animais, identificando
semelhanças e diferenças com os vertebrados, ao mesmo tempo em que interagem
com a linguagem escrita desses textos.
Nesse momento, alterne as situações em que as crianças seguem a leitura feita
pelo professor e as que leem por si mesmas. Quando a leitura é feita pelo
professor, cada criança deve ter uma cópia do texto em mãos para poder
acompanhar a leitura. Nessa situação espera-se que os alunos avancem na
compreensão de que os invertebrados também são animais, identificando
semelhanças e diferenças com os vertebrados, ao mesmo tempo em que interagem
com a linguagem escrita desses textos.
7ª etapa
Proponha à turma a produção de um texto coletivo sobre as semelhanças e
diferenças entre os invertebrados e vertebrados, e o que permite incluí-los no
grupo dos animais. Certamente os alunos levantarão características como
tamanho, tipo de alimentação e tipo de locomoção. Esse é o momento de ressaltar
que o principal critério para separar esses dois grupos de animais é a presença
de esqueleto, que é uma característica interna.
Os alunos terão o desafio de compor o texto, de tomar as decisões sobre o que
escrever e como organizar a linguagem escrita. Portanto, o papel dos ditantes não é apenas dar ideias, mas transformar as
ideias em texto, isto é, textualizar, saber como transformar o que ele aprendeu
sobre os animais em linguagem escrita.
Durante a produção coletiva faça intervenções no sentido de modelizar os
comportamentos escritores e compartilhar as etapas do processo de escrita, como
por exemplo: antecipar o conteúdo que se quer comunicar, discutir as diversas
formas de expressar as ideias e de textualizá-las, revisar o escrito tanto
durante a textualização como depois de terminar a escrita.
Avaliação
Ao longo da sequência observe a participação dos alunos, o quanto ampliaram o
seu repertório sobre diferentes tipos de animais, note se são capazes de
agrupá-los de acordo com os critérios trabalhados. Verifique também se empregam
corretamente os novos termos apresentados.
Analise o quanto cada aluno avançou em relação ao conhecimento sobre o
funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita
convencional. Ao longo da sequência avalie também o desenvolvimento do
comportamento leitor e escritor durante as atividades de leitura e escrita.
Ao longo da sequência observe a participação dos alunos, o quanto ampliaram o
seu repertório sobre diferentes tipos de animais, note se são capazes de
agrupá-los de acordo com os critérios trabalhados. Verifique também se empregam
corretamente os novos termos apresentados.
Analise o quanto cada aluno avançou em relação ao conhecimento sobre o
funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita
convencional. Ao longo da sequência avalie também o desenvolvimento do
comportamento leitor e escritor durante as atividades de leitura e escrita.
Sequência Didática- "A Foca"
I- Tema: Trabalhando com os gêneros
textuais como fundamento para a produção de texto coletivo.
Gêneros abordados:
- Poesia – A Foca
(Vinicius de Moraes)
- Síntese (resumo)
II- Objetivo :
Produzir coletivamente
um texto informativo, a partir da análise de informações sobre o tema,
levantadas através da leitura e análise de textos do gênero poesia e informativo, tendo o professor como
escriba.
II- Desenvolvimento
1)
Estratégia de antecipação:
·
Converse com a turma que nesse dia será lido um poema, cujo personagem
principal eles deverão adivinhar pelas características expostas (pistas);
·
Converse com a turma que nesse dia será realizado a leitura de uma
poesia, cujo personagem principal é um animal que eles deverão adivinhar
através das informações expostas.
ü 1ª informação: Tem quatro letras:
o Com essa informação os alunos falam
os possíveis nomes de animais que possuem quatro letras e a professora
escreve no quadro;
ü 2ª informação: A última letra é “A”
o A partir dessa informação o
professor junto com alunos elimina no quadro alguns nomes que foram
relacionados;
ü 3ª informação: Começa com a letra
“F”
o Novamente o professor realiza a
análise junto com os alunos para a eliminação dos nomes relacionados;
Obs: Se com essas informações os alunos não adivinharem o
professor continua realizando a atividades com outras informações, por
exemplo, vive na água, tem bigodes, etc.
2)
Conhecimentos necessários que antecede a leitura da poesia - A Foca
( Vinicius de Moraes )
·
Em países próximos onde se vivem as focas, há parques que realizam espetáculos
onde as focas são personagens principais. Nesses lugares a foca é adestrada e
realiza várias apresentações para as pessoas que visitam o parque. (mostrar o mapa com a localização desses
países – Estados Unidos, Canadá, etc.)
o Alguém já ouviu ou viu sobre as
apresentações das focas?
o O que você já viu? (caso algum
aluno tenha visto)
o Como são essas apresentações?
o O que as focas fazem?´
o Por que nesses países tem essas
apresentações?
·
Vejamos algumas fotos/vídeo de apresentação da foca;
o Abaixo
alguns endereços de vídeos com apresentações
de focas:
|
Direitos de Aprendizagem
A-
1, 3
C- 1
A-
13
C – 1, 2
D- 2
| |
o
O que vocês estão vendo nessas imagens?
o
O que as focas estão fazendo?
o
Vocês acham que as focas gostam de fazer as apresentações? Por quê?
3)
Apresentação do autor:
·
Apresentar o nome do autor
o Já ouviram falar do autor?
o Caso sim, que outras poesias
conhecem de sua autoria?
·
Apresentação da foto e leitura da biografia dele feita pelo professor.
o Localização no mapa o Estado em que
nasceu o autor
·
Sujeito/tempo/espaço
o Linha do tempo da vida do autor.
ü Data de nascimento
ü Data de falecimento
ü Data do lançamento da poesia
ü Data que estamos lendo a poesia
ü Tempo de falecimento do autor
ü Idade que o autor teria se ainda
estivesse vivo
ü Outros fatos importantes que podem
constar na linha do tempo:
Ø Ano de nascimento dos alunos
Ø Ano de nascimento da professora
Ø Ano de construção/reforma da escola
|
C -1, 2
A-
3, 9, 11, 12
D- 4
|
|
Vinícius de Moraes
(1913 - 1980)
Marcus Vinicius da Cruz e Mello Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 1013
e desde cedo demonstrou sua vocação para a poesia. Sua mãe, Lydia Cruz de
Moraes era exímia pianista, e seu pai, Clodoaldo Pereira da Silva Moraes,
poeta bissexto.
|
||
Vinícius de Moraes recebeu o apelido de O Poetinha. Foi também diplomata,
jornalista e compositor.
Faleceu no ano de 1980. Mesmo ano
em que foi lançado o álbum Arca de Noé com diversas canções infantis.
Sua obra é vasta, passando pela
literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como
principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos
Lyra.
Fonte: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/vinicius_de_moraes.html
|
||
4) Aprofundando
as características do gênero poesia:
·
Conversa com os alunos sobre poesia:
Ø Para quem/para quê/onde circula
Ø Quem sabe o que é uma poesia?
Ø Como é chamada a pessoa que escreve
poesia?
Ø Quando sabemos que o texto é uma
poesia?
Ø O que é rima?
Ø Toda poesia tem rima?
5)
Leitura da poesia
·
Leitura dramatizada da poesia;
·
Apresentação do texto escrito (para ser visualizado por todos e a
leitura ser seguida sob o comando do professor)
·
Leitura da poesia coletivamente
o Grande grupo;
o Pequenos grupos;
6)
Explorando do conteúdo do texto:
·
Qual a semelhança da foca desse texto com as imagens que vimos?
·
Vocês acham que o autor já havia visto uma apresentação para escrever a
poesia?
·
O que deixa a foca feliz?
·
Onde vive essa foca?
·
O que a foca tem que fazer para ganhar sua sardinha?
·
Análise do trecho:
“Quer ver a foca comprar uma
briga?
É espetar ela bem na barriga.”
o Qual o sentido da palavra “briga”
na poesia?
o Quando que “arrumamos uma briga”?
ü Criar uma lista com os alunos do
que não gostam e do que gostam.
O aluno pode expor seus
sentimos do que costuma ficar aborrecido.
7)
Análise linguística:
·
Glossário das palavras: BOLA - FOCA – CIRCO – SARDINHA – ESCADA –
BARRIGA – NARIZ – BIGODE –
Obs.
- Esse glossário será acrescido das palavras chaves que aparecerem nos textos
informativos que seguem no desenvolvimento dessa sequência.
·
Leitura das palavras do glossário;
·
Destacar as palavras chaves;
·
Pintar as palavras que rimam;
·
Alfabeto móvel: montar as palavras que rimam, montar a palavra foca,
montar as palavras do glossário,
·
Texto fatiado;
o Por estrofes;
o Por verso de cada estrofe;
·
Preguicinha das palavras do glossário;
·
Caça – palavras;
·
Cruzadinha;
·
Quantidade de palavras (texto dividido em partes)
o Palavras de uma letra, duas letras,
três letras, quatro letras, etc;
·
Quantidade de sílabas na palavra;
o Duas sílabas, três sílabas, etc;
·
Quantidade de letras na palavra;
o Separar por ordem crescente e
decrescente;
·
Identificar as palavras no texto que inicie com a letra do seu nome;
·
Completar as palavras com:
o 1ª letra;
o Vogais;
o Consoantes;
o Última letra;
o Sílaba final;
o Sílaba do meio;
o Sílaba inicial;
·
Produção de frases a partir dos elementos do texto;
·
Ordem alfabética;
·
Forca;
·
Ditado com desenhos;
8)
Ampliando os conhecimentos
·
O que já sabemos sobre a foca:
o Diálogo do que os alunos sabem, as
informações serão escritas em cartaz para ser socializado e posteriormente
fazer a verificação dos conhecimentos;
·
O que queremos saber sobre as focas:
o A partir do que os alunos falam, a
professora escreve no cartaz para socialização;
9)
Textos informativo:
·
Leitura de textos informativos sobre a foca (um cada dia);
·
Os textos serão colados no caderno. Em grupos, os alunos, após a
leitura de cada texto, circulam as principais informações;
·
O professor registra no cartaz as principais informações identificadas
pelos alunos;
·
Os alunos reescrevem no caderno as informações, abaixo de cada texto
(síntese);
|
D- 1,2, 3
A-
2, 3,5, 6, 7, 9, 13, 15, 17, 18
E 2, 3, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15
D- 7, 9,
E
D- 12, 13, 15
B-
1, 3, 8, 9,
C-
1, 7,
|
Texto 1
Identificação, hábitos e alimentação das focas
A
foca é um mamífero marinho..Pertence à ordem dos Carnívoros, à família dos
Pinípedes e alimenta-se com peixes e invertebrados marinhos. Habita
preferencialmente nas costas arenosas e de águas pouco profundas.
Localizam-se na região do Pólo Norte.
As focas estão muitíssimo bem adaptadas à
vida marinha, com as suas
pequenas caudas e nadadeiras anteriores e também ouvidos externos. Chega a
medir dois metros de comprimento e a pesar mais de cem quilos. Têm os filhos
em terra, apenas um de cada vez.
Normalmente
o pelo da foca é cinzento e mistura-se com vários tons, que vão do castanho
ao branco e preto.
Alimentam-se
de peixes. Lulas e crustáceos. Os juvenis ingerem sobretudo crustáceos.
São
essencialmente sedentários, embora a área de alimentação seja bastante
variável. Quando em terra, junta-se em grandes grupos, com cerca de 1000
indivíduos.
O
tempo médio de vida varia entre os 25 e os 35 anos, chegando mesmo a atingir
40 anos.
|
A-
2, 3,5, 6, 7, 9, 13, 15, 17, 18
|
Texto 2
REPRODUÇÃO DAS FOCAS
Têm
os filhos em terra, apenas um de cada vez.
Para
dar à luz têm que se dirigir às praias, aonde não só estão expostas aos
ataques dos animais terrestres, como não encontram ali o alimento apropriado.
Por isso é de toda a conveniência para a foca fêmea que as crias se
desenvolvam em pouco tempo e se tornem independentes o mais rapidamente
possível.
O
leite da foca é extraordinariamente rico - contendo 50% de gordura - e a cria
aumenta de peso à razão de cerca de um quilo por dia. Como durante o período
de amamentação a mãe não se alimenta, o que se verifica na realidade é que
ela converte a própria gordura em leite, transferindo-a para a cria.
|
A-
2, 3,5, 6, 7, 9, 13, 15, 17, 18
|
Texto 3
POR QUE MATAM AS FOCAS?
A
foca branca é muito caçada devido ao valor da pele, empregue na fabricação de
casacos e outros adornos.
A maioria das focas é morta quando tem em torno de duas semanas
de idade por conta de sua pelagem, que nesta fase é branca e macia. A
extração da pele é feita de maneira violenta, no próprio local da captura, e
muitos dos caçadores abandonam as carcaças dos animais no oceano, que nesse
período torna-se rubro. A autorização de caça é dada para seis espécies
diferentes do animal. As mais atingidas são a harp
seal (95% das
mortes), seguida pela hooded seal e a grey
seal, sendo que as duas primeiras têm como área de “berçário”
para suas crias justamente a região onde os caçadores atuam.
|
A-
2, 3,5, 6, 7, 9, 13, 15, 17, 18
|
Texto 4
Curiosidades da foca
Você sabia?
·
A maior das focas é a foca-elefante, que mede seis
metros e pesa até 3,6 toneladas;
·
A foca mais feroz é a foca-leopardo, que até caça pingüins;
·
Como mamífero, a foca respira ar como nós, embora consiga aguentar aproximadamente
30 minutos durante um mergulho em busca de alimento;
·
Os longos bigodes das focas servem para sentirem as coisas (são muito
sensíveis a mudanças de pressão) e auxiliam os olhos durante as caçadas
submarinas;
·
Quando nasce, a cria da foca já tem quase um metro de comprimento;
Fonte: http://cantinhodosmiudos.blogs.sapo.pt/71241.html
|
A-
2, 3,5, 6, 7, 9, 13, 15, 17, 18
|
10. Construindo
um texto coletivo
·
A partir das informações escritas no cartaz , o professor junto com os alunos
, definirá o gênero textual a ser construído a partir das informações
·
Em seguida professores e alunos organizam as
informações levantadas
transformando-as em roteiro do texto a ser produzido.
·
A partir dessa organização, coletivamente o
texto passa a ser construído sendo que o professor cumpre a importante função
de organizador da construção escrita, a partir das falas dos alunos,
inserindo os elementos de linguagem necessários que garantirão a coesão
textual e chamando a atenção para a coerência das ideias.
·
A definição do título pode ser feita tanto no
início ou ao final da produção do
texto.
·
Após a construção do texto, é necessário o
professor realize sua leitura e releitura do texto coletivamente a fim de revisá-lo
e promover as alterações que se fizerem necessárias.
|
B-
1,3, 5, 6 , 7, 8, 9
C-
1- 1, 2, 4, 5, 7
D-
2, 3, 4, 5, 6, 12
|
11
Socializando o texto produzido coletivamente:
·
É importante que o texto seja socializado com
todos. Assim, como o aluno copia o texto construído coletivamente, o
professor também o faz, para no dia seguinte trazê-lo para socialização com a
grupo. Esse material passa a constituir o acervo de leitura habitual do
grupo.
·
Após texto socializado com a turma, professores
e alunos decidirão como será socializado com as demais turmas da escola.
|
A-
5, 6,
|
Elaboração: Patrícia Hansen
Equipe de Assessoria aos professores
Alfabetizadores das Turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
Coordenação: Sandra Leandro da Silva
Cariacica,6 de maio de 2013
Sequência Didática: As Borboletas (Vinicius de Moraes)
1º Dia: Sensibilização para as atividades:
·
Desenhar uma borboleta gigante no papel metro e escrever o poema dentro
dele;
·
Levar o cartaz ainda sem ilustrá-lo para a classe;
·
Ler o poema em voz alta para as crianças "As Borboletas" de
Vinícius de Moraes (várias vezes) chamando à atenção das crianças para a
sonoridade das palavras; destacando as rimas;
·
Questionar com as crianças:
- Qual o título do poema?
- Quem escreveu?
- Fala do que? (levantar os
conhecimentos prévios das crianças sobre as cores do mundo)
- Falar que se trata de mais um poema
de Vinicius de Moraes e que por alguns dias estaremos trabalhando com esse
poema.
AS BORBOLETAS
"BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E PRETAS
BRINCAM
NA LUZ
AS BELAS
BORBOLETAS
BORBOLETAS BRANCAS
SÃO ALEGRES E FRANCAS.
BORBOLETAS AZUIS
GOSTAM MUITO DE LUZ.
AS AMARELINHAS
SÃO TÃO BONITINHAS!
E AS PRETAS, ENTÃO. . .
OH, QUE ESCURIDÃO!"
(VINICIUS DE MORAES)
·
Ler o poema novamente para as crianças apontando as palavras –
distribuir papéis coloridos para as crianças e solicitar que usando moldes
risquem e decorem as suas próprias borboletas – colá-las no cartaz;
2º Dia: Conhecendo a estrutura do poema/Ensaio de leitura e escrita:
- Solicite que os
alunos leiam novamente a poesia, para tanto os oriente a lerem da seguinte
forma: meninos leiam a primeira estrofe, meninas a segunda, todos juntos a
terceira (vá alternando) Observe a entonação da voz dos alunos durante a
leitura. Chamar à atenção para as rimas.
Questione-os sobre
o que eles perceberam no poema:
·
Como ele está escrito?
·
Suas frases vão até o final da linha?
·
Como são chamadas as partes que compõem um poema?
·
Qual o nome das palavras que terminam com o mesmo som?
·
Como são as borboletas no poema?
Ø Jogando com as palavras: (rimas)
Vamos brincar com as palavras?
BORBOLETAS RIMA
COM____________________________E
BRANCAS RIMA COM____________________________E
AMARELAS RIMA
COM____________________________E
PRETAS RIMA COM____________________________E
LUZ RIMA COM____________________________E
BELAS RIMA COM____________________________E
BRANCAS RIMA COM____________________________E
AMARELINHAS RIMA COM____________________________E
ESCURIDÃO RIMA COM____________________________E
3º Dia: Ensaio de leitura/ criação artística:
·
Pedir às crianças que tentem ler o poema apresentado na aula anterior
(alternando entre meninos, meninas e todos);
·
Ler o poema sinalizando as palavras para as crianças;
·
Representar uma borboleta utilizando as mãos como carimbo e depois
completar a imagem.
4°Dia: Despertando a curiosidade para a investigação:
·
Leitura do poema no cartaz (solicitar que as crianças tentem ler)
meninos, meninas, todos;
·
Na rodinha: Explorar o tema: O QUE QUEREMOS APRENDER SOBRE AS BORBOLETAS? O que são? Como são? Como nascem? Do que se alimentam?
Quantas patas tem? Quais as utilidades das borboletas? (levantando os
conhecimentos prévios das crianças) – construa um pequeno texto com as
perguntas (curiosidades) apresentadas pelas crianças;5º Dia: Leitura de imagens e observação das características das
borboletas
·
Leitura oral coletiva do texto no cartaz;
·
Leitura de imagens: exibição em PowerPoint de imagens de várias
borboletas – dialogando com as crianças sobre as imagens exibidas;
·
Construção coletiva de uma lista das características percebidas nas
imagens;
5º Dia: Ensaio de leitura e escrita
·
Leitura coletiva do poema (só as crianças);
·
Leitura oral (educadora);
·
Reflexão sobre a palavra: BORBOLETA – Pedir para que as crianças
localizem a palavra borboleta no texto
escrito. Observamos a palavra e sua inicial, sua final, quais as letras
intermediárias, quantas sílabas, quantas letras, qual a primeira sílaba, qual a
última sílaba, quais a sílabas intermediárias (usar a escrita para representar
o que estar sendo trabalhado);
·
Montagem da palavra BORBOLETA com as letras móveis (cada criança)
apoiando-se na palavra escrita na lousa;
6º Dia: Leitura e contação:
·
Contação de história: O nascimento da borboletinha com utilização de
imagens (cartonadas);
·
Brincando com os dedinhos: entregar canetinhas coloridas às crianças e
solicitar que elas desenhem (olhinhos, bocas ) nos dedinhos para representar a
lagarta;
·
Brincar de massinha, modelando e desenvolvendo a coordenação
motora,fazer borboletas
7º Dia: Aprofundando o conhecimento
e produção escrita:
·
Leitura coletiva do poema (com alternância dos grupos);
·
Exibição de vídeo: A metamorfose da borboleta;
·
Discussão na rodinha sobre o que viram no vídeo: as fases de crescimento
da borboleta;
· Trabalhar com a
identificação de palavras representando essas fases: OVO – LAGARTA – CASULO –
BORBOLETA (escrever as palavras na lousa e lê-las com as crianças);
8º Produzindo e interpretando legendas
8º Produzindo e interpretando legendas
·
Fazer a produção de legendas para as etapas de crescimento da borboleta.
·
Mostrar as imagens e as crianças
deverão falar sobre o que estar
acontecendo:
·
Entregar à cada criança uma folha de papel ofício previamente
organizada;
·
Solicitar que as crianças desenhem de acordo com as palavras escritas e
com o que foi observado no vídeo (imagens)
9º Dia: De lagarta a borboleta, que bela experiência
9º Dia: De lagarta a borboleta, que bela experiência
·
Trabalhar com as crianças possíveis transformações que acontecem na
natureza. Solicite que digam o que pensam e o que sabem sobre esse tema. Depois
de ouvir as opiniões e pensamentos sobre o tema, solicite às crianças que
consultem o dicionário, a fim de descobrirem o significado da palavra
metamorfose. Peça que alguns leiam e expliquem o que entenderam.
·
Em seguida, proponha a contação da história “De lagarta a borboleta” da
autora Camila de la Bedoyere editora Zastras, que tem como sinopse a sequência
de vida da borboleta, que se inicia como lagarta, relatando fatos sobre sua
forma, seus hábitos e modo de sobrevivência. Por meio de fotos e legendas,
acompanha o acasalamento, a postura dos ovos, o nascimento e o crescimento da
lagarta, sua transformação em pupa, a formação do casulo e a mudança de lagarta
para borboleta, que logo recomeça mais um ciclo de vida. Ao final, há um
glossário dos termos grifados e sugestões para pais e professores ampliarem o
assunto com as crianças.
Outra história interessante que pode ser trabalhada é a seguinte:
Era uma vez… Uma lagarta envergonhada,
Que pelo chão se rastejava,
E todo mundo debochava: Que lagarta desengonçada, Feia e maltratada!
Ninguém, dela, gostava, As pessoas, ela, assustava. Pobre Dona
Lagarta…
Muito triste ficou, E sentindo-se desprezada, Em um casulo se fechou. E
assim…
Passaram-se os dias, Ninguém, a sua falta, sentia,
Até que em belo cenário, Enquanto o sol, a vida, aquecia, E a rosa, o
jardim, floria, Em um galho pendurado, O casulo se abria. E uma linda borboleta,
De asas bem coloridas, O casulo deixou,
Alegrando nossa vida. E, todos viram o milagre, Que a natureza preparou,
A feia e envergonhada lagarta, Na borboleta se transformou.
Já não era desengonçada, Mas, linda e cheia de graça, E a todos superou.
Pois, não mais se rastejava, Pelo contrário, voava O céu, enfim,
conquistou.
(Vera Ribeiro Guedes)
Utilizando a imaginação das crianças por intermédio da história proponha
uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.
10º Dia: Recordando a
metamorfose - Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, antes dessa atividade, seria interessante providenciar um
casulo para os alunos conhecerem e acompanharem sua metamorfose constatando
como realmente ocorre esse processo. É importante elaborar com a turma uma
ficha para registrar, diariamente, as alterações observadas no casulo. Se não
encontrá-lo ou quiser reforçar a observação feita, leve os alunos à sala de
multimídia para ver um vídeo real de transformação, sugerimos:
VÍDEO: A
METAMORFOSE DA BORBOLETA
e/ou
VÍDEO: O BRASIL É O
BICHO: A transformação da borboleta
Aproveitando a presença na sala de
multimídia, acesse o sitio http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2 que
também trata sobre as fases da transformação da borboleta, o qual vai
enriquecer os conhecimentos construídos sobre o tema.
Uma outra opção
Depois de assistir aos vídeos, reúna
a turma em três grupos e providencie cartolina branca. Cada grupo deverá
representar utilizando como recurso massinha de modelar ou pintura cada fase da
metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 2ª larva, 3ª pupa e 4ª adulto. Em seguida,
exponha os trabalhos pela sala, a fim de que sejam visitados pelos pais dos
alunos e outras turmas. Veja uma sugestão:
FASES DA
METAMORFOSES DA BORBOLETA
Alunos:_________________________________________________
1ª fase: ovo
|
2ª fase: larva
|
3ª fase: pupa
|
4ª fase: adulta
|
11º Dia: Retomando as características das borboletas e produção
artística:
·
Fazer novamente a apresentação em slides de várias imagens de
borboletas;
·
Pedir para que as crianças falem o que descobriram sobre as borboletas e
enquanto elas relatam você escreverá um texto: Nossas descobertas sobre as borboletas.
12º Dia – leitura e escrita:
·
Pedir para que as crianças leiam coletivamente e em voz alta o poema;
·
Entregar para as crianças o texto fatiado do poema e em grupinho pedir
para que o montem no papel metro (dois grupinhos) se apoiando no que está
exposto na classe;
·
Cada grupo lê o seu cartaz;
13º Dia: Localizando letras e cores: de posse do
cartaz
·
Fazer a leitura do poema alternando meninos e meninas;
·
Entregar folhas impressas com o poema em letras garrafais;
·
Pedir às crianças para procurarem as vogais – letras: A/E/I/O/U no poema
e circulem;
·
Pedir que localizem as cores: BRANCAS/ PRETAS/AZUIS/AMARELAS, etc,
circulem e pintem com a cor indicada;
·
14º Dia: Recriando poema:
· Conversar com as crianças que assim como Vinícius de Moraes e outros,
nós também podemos construir nosso poemas;
· Discutir e tentar reescrever o poema
ou criar um novo poema coletivo a partir do tema borboleta e lagarta –
Na lousa;
· Ler e reler o poema criado e
reescrevê-lo até ficar bom;
·
Escrever o poema no papel metro e
expor na sala;
Confecção de livrinho (sugestão)
Sequencia Didática do livro "História em 3 Atos"
Sequência Didática A Casinha da Vovó
Para iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir
alguns passos importantes:
- Confecção de Cartazes:
• Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra imprensa maiúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa
minúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra cursiva;
• Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam
ser substituídas por desenhos.
- Criação de Fichas:
• Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa
maiúscula, minúscula e letra cursiva);
• Fichas com as frases da parlenda escritas sem espaçamento,
ouseja, emendadas;
• Fichas com os desenhos que representam as palavras da
parlenda;
• Fichas com palavras divididas em sílabas.
ATIVIDADE 1:
Capacidades: Localizar informações explícitas no texto;
Identificação do gênero e do suporte na compreensão de textos.
• Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em
círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também
o cartaz ou o quadro mesmo.
• Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que
está escrita em um cartaz (suporte).
• Mostre o
1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.• Leia a parlenda
pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.• Repita a leitura até que os
alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.• Peça
que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e
mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.•
Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações
como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).• Faça a
exploração oral da parlenda com questões de compreensão:A) De quem é a
casinha?B) Como é a casinha?C) Por que o café está demorando?Estas sugestões
podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que
seja mantida a proposta da capacidade sugerida.
A Casinha da Vovó – Atividades 2, 3 e
4
Estas
atividades devem ser trabalhadas de acordo com a sequência proposta para que o
aprendizado aconteça. Ela deve ser trabalhada principalmente com alunos que
apresentam dificuldades de aprendizado e compreensão da língua escrita. A
última atividade a ser postada será uma proposta de avaliação para verificar o aprendizado.
Acompanhe!Ressalto que as atividades 2, 3 e 4 ser referem às mesmas capacidades.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar
letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE 2
Mostre o 1º
cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.Peça que os alunos identifiquem a
primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul.Em
seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.Circule na parlenda a palavra
CASINHA.Desenhe a casinha da vovó.ATIVIDADE 3Distribua o texto (parlenda) para
cada aluno e peça que eles coloram de lápis verde os espaços em branco,
levando-os aperceber que em cada espaço temos uma nova palavra.Peça que eles
contem o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida
repita a atividade com as demais linhas.Mostre que existem palavras com poucas
letras ( A, da, de, o,com, pó) ressaltando que elas são palavras. Peça para eles
circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA na parlenda e que contem o
número de letras dessa palavra.A) Quantas letras tem?B) Qual é a letra
inicial?C) Qual é a letra final?Em seguida, peça que eles circulem de azul as
palavras com 2letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras
com 4 letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras. Pergunte aos alunos se
nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles
sublinhem elas.
ATIVIDADE 4
Disponibilize
o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem a palavra
Casinha. Agora, peça que vejam a figura da casa e depois organize as letras para
formar o nome da figura (registro no caderno): Agora organize os alunos em
grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as
palavras da parlenda e peça que os alunos as organize-as de maneira correta.
Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó). Não se esqueça de pedir que os alunos
registrem no caderno. Para a atividade anterior utilize as fichas com letras
imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.
A Casinha da Vovó – Atividades 5 e 6
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar
letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE 5
Peça para
que os alunos completem o quadro a seguir: PALAVRA No DE LETRAS
ACASINHADAVOVÓCERCADINHADECIPÓOCAFÉESTÁDEMORANDOCOMCERTEZANÃOTEMPÓAgora,
disponibilize jornais e revistas para que os alunos encontrem, recortem e colem
palavras com 2, 3, 4, 6 ou mais letras (uma palavra de cada).
ATIVIDADE 6
Apresente o
2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).Peça que os alunos comparem o 1º
cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).Peça que os alunos
observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º
cartaz.Aponte cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.Em
seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem a spalavras
correspondentes aos desenhos.
A Casinha da Vovó – Atividades 7, 8,
9 e 10
Continuando
a sequência de atividades elaboradas com base na parlenda “A Casinha da vovó”
Conheçam agora
as Atividades 7, 8, 9 e 10. Observe que as atividades foram elaboradas com base
nas capacidades que os alunos devem alcançar ao final do trabalho. Acompanhe as
atividades que antecedem a essas acessando Atividade 1; Atividades 2, 3 e 4 e
Atividades 5 e 6 para seguir a sequência didática sugerida.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar
letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE 7
Disponibilize
o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura
dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa maiúscula e
não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).Ofereça
o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.Apresente letra
por letra (não precisa ser em ordem alfabética)e teste os conhecimentos prévios
de seus alunos.Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos
identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.Diga uma letra, sem
utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois
repita a atividade com cada aluno.Apontar as letras: C S N HC D N H R T P F S A
I.
6. Em
seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: “Qual
palavra da parlenda formamos”?
”CASINHA”
Peça para que os alunos identifiquem na
parlenda todas as palavras que iniciam com a letra “C”, colorindo-as de verde
ou que tenham a letra “C” no meio da palavra, colorindo-as de azul. Utilize o
2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos
desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel. Disponibilize jornais e
revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com a letra “C” no
início.
ATIVIDADE 8
• Apresente
aos alunos o 3º cartaz (letra imprensa minúscula) e compare-o com o 1º cartaz,
fazendo perguntas aos alunos, identificando as diferenças entre eles (mostre que
livros, jornais, revistas são escritos com este tipo de letra).
•
Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que
seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa
minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é
recomendável).
• Ofereça o
alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
• Apresente
letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
• Aponte no
cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu
alfabeto móvel e repita seu nome.
• Diga uma
letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto
móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
• Distribua
fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa
maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo
Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
ATIVIDADE 9
• Apresente
o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade 8 acima.
• Mostre que
usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais,
minúsculas.
• Sugestões
de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de
Diferentes tipos de Letras”.
Capacidades: Reconhecer unidades fonológicas como
sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras,
consciência silábica e consciência fonológica: grafema-fonema.
ATIVIDADE 10
• Utilize
novamente o cartaz da parlenda.
• Escolher
uma palavra da parlenda.
• Fale-a
pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa
palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba,
explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
• Repita o
mesmo procedimento com cada palavra da parlenda(utilize as fichas com as
palavras).
• Distribua
a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com
1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas,de verde as palavras com 3 sílabas
e de amarelo as palavras com 4sílabas.
• Aproveite
os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas)para trabalhar a consciência
silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
• Complete a
tabela: PALAVRAS Nº DE LETRAS
Nº de SÍLABAS
CASINHAVOVÓCERCADINHACIPOCAFÉCOMCERTEZANÃOPÓ
• Você pode
fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de
revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na
atividade anterior.
• Você pode
fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de
revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na
atividade anterior.
O CASO DA LAGARTA QUE TOMOU CHÁ
DE SUMIÇO
Sequência Didática: Conhecendo os Insetos.
Gênero: Conto
Título: “O caso da
lagarta que tomou chá de Sumiço”
PRINCÍPIOS
DIDÁTICOS
1-
Ensino Reflexivo;
2-
Ensino centrado na problematização;
3-
Ensino centrado entre pares;
4-
Ensino centrado na explicitação verbal;
5-
Favorecer a argumentação;
6-
Sistematização dos saberes;
7-
Valorizar o conhecimento do aluno;
8-
Incentivar a participação do aluno;
9-
Diversificar as estratégias didáticas;
10-
Ensino centrado na progressão.
OBJETIVOS:
O que os alunos podem aprender com essas atividades?
ü Conhecer e apreciar
um texto que faz parte do repertório popular de nossa cultura, um conto infantil.
ü Ler antes de saber
ler convencionalmente.
ü Acionar estratégias
de leitura que permitam descobrir o que está escrito.
ü Ampliar a
competência comunicativa do aluno;
ü Demostrar
capacidades de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem;
ü Ampliar o conhecimento sobre os insetos;
Componentes
curriculares: Língua Portuguesa, Artes, Ciências Naturais, Matemática e História.
Eixo – Oralidade:
a) Interpretar
textos orais a partir de histórias ouvidas;
b) Emitir opiniões
e fazer comentários pessoais.
c) Participar de
interações orais em sala de aula, questionamento, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
d) Valorizar os
textos de tradição oral reconhecendo-os como manifestações culturais.
Eixo – Leitura:
a) Antecipar sentidos
e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo
professor.
b) Realizar
inferências em textos de diferentes gêneros lidos pela professora.
c) Estabelecer
relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas.
d) Ler e reconhecer
os gêneros textuais no contexto social (conto, bilhete);
Eixo – Escrita:
a) Reconhecer e
nomear as letras do alfabeto;
b) Identificar
semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
c) Perceber que as
vogais estão presentes em todas as sílabas;
d) Dominar as
correspondências entre letras e seu valor sonoro de modo a escrever palavras e
frases simples (SEA);
e) Conhecer e fazer
uso das grafias de palavras com correspondência regulares contextuais entre
letras ou grupos de letras e seu valor sonoro;
f) Compreender o
valor sonoro das letras (grafemas/fonemas);
Eixo- Produção de texto:
a) Produzir
textos escritos de gênero, temática e vocabulário familiares.
Eixo- Números e operações:
-Identificar
números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes
funções;
-Associar a
denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
-Identificar
regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números;
-Resolver situações
problemas envolvendo adição e subtração simples.
Eixo- grandezas e
medidas:
-Identificar
unidades de tempo-dia, semana, mês, ano e utilizar calendário.
Eixo- tratamento da
informação:
-Ler, interpretar e
transpor informações situações e configurações (do tipo: gráficos, tabelas),
para compreender os fenômenos sociais.
-resolver e
elaborar problemas a partir das informações de um gráfico.
Direitos gerais de
aprendizagem de História, Geografia e Ciências Naturais:
-Entender conceitos
básicos de Ciências;
- Classificar os
animais de acordo com a sua espécie;
- Interpretar
textos científicos: as etapas da metamorfose da borboleta;
- Distinguir as
práticas sociais, políticas e econômicas e culturais especificas dos seus
grupos de convívio locais, regionais e nacionais na atualidade: a extinção das
borboletas na natureza;
CONTEÚDOS
· Práticas de leitura
e escrita;
· Apropriação do
sistema de escrita alfabética;
· Características dos
insetos e comparação com outros animais;
· Metamorfose da
borboleta;
· Sequência numérica;
· Gráfico e tabela;
· Situações
problemas.
Recursos
utilizados: quadro, cadernos, pincel para quadro branco, data show, DVD, CD,
Rádio, lápis grafite e de cor, tesoura, tinta guache, folha sulfite,
impressora, pincel, cola, revistas, livros para recorte, massa de modelar,
papéis laminados, desenho impresso, computador: Tux Paint, internet, máquina
fotográfica.
Disciplinas
trabalhadas: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências, Geografia e História.
Tempo de duração: 15 dias
-Sensibilização dos
estudantes: explorar a capa do livro, autor, imagens etc.
-Explorar o
conhecimento prévio dos alunos em relação à história.
-Leitura da
história: O caso da lagarta que tomou chá de sumiço realizada
pela professora com o uso do data show.
-Explicar o gênero
conto.
Obs. Dar pausa após
a fala de cada personagem da história e fazer questionamentos.
1) O que pode ter acontecido com a lagarta?
2) Será que coruja irá encontra-la?
3) O que quer dizer chá de sumiço?
4) Onde ela deve estar?
5) Há quantos animais na história?
6) Que tipo de animais vive na floresta?
7) Qual é a diferença entre eles?
- APÓS A LEITURA DA
HISTÓRIA PENSE:
-Que outra
estratégia a coruja poderia ter utilizado para resolver este mistério?
-Após a leitura os
alunos irão recontar a história.
- Elaborar uma
lista com alguns animais da história escolhido pelas crianças com suas
respectivas características: (professora-escriba)
- Joaninha: inseto-
pequeno- com bolinhas.
-Coruja: ave, bota
ovos, corpo com penas.
-Tatu: corpo com
carapaça, mamífero.
-Ilustrar a
história.
-Estudar o processo
de metamorfose das lagartas através de textos científicos.
-Escreva o nome dos
animais que aparecem na história: (atividade impressa)
Complete o que se
pede.
Complete o que se pede: (atividade impressa)
Animal
|
Número de sílabas
|
Número de letras
|
Joaninha
|
||
Coruja
|
||
Galinha
|
||
Aranha
|
||
Centopeia
|
||
Lagarta
|
||
Preguiça
|
||
Mosca
|
||
Abelha
|
||
Camaleão
|
||
borboleta
|
||
Tatu
|
-Faça um desenho de como a personagem principal era no início da
história e como ficou no final:
Antes
|
Depois
|
Colocar os animais em ordem alfabética:
tatu
|
1-abelha
|
coruja
|
2-aranha
|
aranha
|
3-borboleta
|
preguiça
|
4-camaleão
|
camaleão
|
5-centopeia
|
joaninha
|
6-coruja
|
abelha
|
7-galinha
|
galinha
|
8-joaninha
|
tucano
|
9-mosca
|
mosca
|
10-preguiça
|
centopeia
|
11-tatu
|
borboleta
|
12-tucano
|
-Vídeo: a metamorfose da borboleta (cocoricó).
-Escrever o nome dos animais com letra móvel:
-BORBOLETA: B- O- R -B –O- L- E- T- A
-Leitura oral do cartaz.(cartaz ilustrado com Poesia: As borboletas.)
-Cabeçalho com nome completo.
Resolução de problemas:
-Se uma aranha tem 8 pernas. Quantas pernas tem 2 aranhas?
R: Tem 16 pernas.
-Adivinhas:
a) Vivo bem ao mundo, pois devagar vou
longe, meu nome inicia com a letra P e termina com a letra A? R: Preguiça
b) Quem tem pernas para dar e vender
começa com a letra C e termina com a letra A? R: Centopeia
Vídeo: Vida de Insetos em data show.
-Discussão oral sobre o filme e seus personagens.
-Confecção da lagarta com dobradura .
-Caça-palavras da borboleta.
Avaliação:
Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos
alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitudes quanto
à incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.
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