Sequências Didáticas

 SEQUÊNCIA DIDÁTICA - "GALINHA PINTADINHA"

Para iniciar, é preciso construir os materiais abaixo:

    1º cartaz
    Letras de imprensa maiúscula

    2º cartaz
    Desenhos no lugar de palavras

    3º cartaz
    Letra de imprensa minúscula

    4º cartaz
    Letra cursiva
    Eixo: leitura
    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura










    Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão:

    (i) Identificar finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização
    D9 – Ler pequenos textos.
    - Organizar a sala para a leitura do texto, deixando os alunos bem à vontade, mas atentos à leitura que você fará. Contextualizar o texto:
    - Informe o gênero, explicando o que é uma quadrinha e que esta música é formada de três quadrinhas.

    - Diga que ele (texto) está escrito em um “cartaz” (que é o suporte).

    - Explique porque você selecionou este texto, criando nas crianças a expectativa em conhecê-lo (use toda sua criatividade! Cante a música.)



    - Ler o texto para os alunos e trabalhar as questões de compreensão oralmente.

    a)     Você percebeu que o texto nos informa que a galinha e o galo usam vestimentas diferentes? Por que será?

    b)     Como você imagina ser uma saia de galinha e um paletó de galo? Por quê?

    c)     Além da doença da galinha, o que pode ter motivado os pintinhos à correria para chamar o doutor?

    d)     O que você pode entender da atitude do galo em relação à doença da galinha?

    e)     Quais as causas podem ter provocado a doença da galinha?

    f)     O que você imagina, de acordo com o texto, que o doutor fez para curar a galinha?



     Eixo: Apropriação do sistema de escrita
    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Dominar convenções gráficas:

    (i) Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.




    D4 - Conhecer as direções e o alinhamento da escrita

    -    Mostre o 1º cartaz com o a quadrinha escrita em letra imprensa maiúscula;
    -    Leia a quadrinha pausadamente, passando o dedo em cima de cada palavra;
    -    Repita a leitura até que os alunos estejam familiarizados com as palavras da quadrinha a ponto de saber repeti-la sozinhos; Você também pode cantá-la e/ou encená-la (fazendo gestos).
    -    Peça então para que os alunos leiam a quadrinha (enquanto eles leem, vá passando a régua em cima de cada palavra lida, mostrando que a leitura é feita da esquerda para direita e de cima para baixo);
    -    Peça também para que um aluno (ou um aluno de cada vez) vá até o cartaz e leia a quadrinha. Oriente-os a ir passando a régua em cada palavra como você fez.
    -    Peçam para que identifiquem a primeira e a última palavra da quadrinha e/ou de cada verso (falando em voz alta ou apontando no texto).

    SUGESTÕES DE ATIVIDADES
    1)  Pedir para os alunos copiarem no caderno a quadrinha.
    Observar se eles respeitam as direções da escrita (esquerda para a direita; parte superior para a parte inferior) e as margens, se utilizam corretamente as linhas, se iniciam a escrita no local adequado.
    2)  Pedir para os alunos colorirem de vermelho a primeira palavra de cada linha e de azul a última palavra. 


    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Dominar convenções gráficas:

    (ii) Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação




    D7 - Compreender a função de segmentação dos espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos (consciência de palavras).

    -    Distribua a quadrinha (texto) para cada aluno e peça para que eles coloram de lápis amarelo os espaços em branco;
    -    Leve o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra;
    -    Peça para que eles contem o número de palavras encontradas na primeira linha;
    -    Repita o procedimento com as demais linhas.
    Atenção: verifique o número encontrado por cada aluno. Caso haja divergências (erros), discuta sobre palavras x espaçamento.


    -    Proponha a contagem do número de letras que compõe cada palavra. Se for o caso, mostre que existem palavras que são representadas por poucas letras (“os”; “a”; são exemplos nessa quadrinha).

    -    Circular de vermelho as palavras com mais de 8 letras;
    -    Circular de rosa as palavras com 6 letras;
    -    Circular de verde as palavras com 1 letra.
    -    Questionar: “Nesse texto tem alguma palavra repetida? (Deixar que os alunos descubram). Vamos sublinhá-las? Agora, vamos contar quantas vezes cada uma delas aparece no texto?”


    SUGESTÕES DE ATIVIDADES
    1)   FRASES COM PALAVRAS EMENDADAS

    -  Divida os alunos em grupos.
    -  Distribua para cada grupo fichas que contenham frases da quadrinha com as palavras emendadas.  Ex: AGALINHAPINTADINHA  / EOGALOCARIJÓ/ AGALINHAUSASAIA
    Obs.: utilizar letra de imprensa maiúscula, pois foi este o tipo de letra usada até então.

    -  Disponha sobre a mesa fichinhas individuais com as palavras da quadrinha.
    -  Cada grupo deve organizar (formar) a frase corretamente (com os espaçamentos entre as palavras).
     2)  CLASSIFICANDO AS PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE LETRAS
     3)  Aproveitando a atividade anterior, distribuir a tabela para cada aluno.

    1 letra
    2 letras
    3 letras
    4 letras
    5 letras
    6 letras
    7 letras
    8 letras
    9 letras ou mais letras































    -    Pedir para que os alunos copiem as palavras da quadrinha no espaço correspondente.
    -    Concluído o passo anterior, distribuir revistas, jornais ou outros impressos e pedir para que os alunos selecionem (recortem) palavras. Em seguida, classificá-las quanto ao número de letras, colando-as na mesma tabela.
      
    Professor: esteja atento durante o desenvolvimento da atividade e, caso os alunos não selecionem palavras com 1 letra apenas, oriente e problematize essa questão. Mostre a eles que temos palavras compostas dessa maneira também.
    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.
    D2 – Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação.
    -    Apresente o 2º cartaz (desenhos no lugar de palavras);

    -    Peça para que os alunos comparem com o 1º cartaz (letra imprensa maiúscula);

    -    Faça perguntas que induzam a pensar na diferença do 1º para o 2º cartaz;
    Atenção! Observe se os alunos já diferenciam desenhos x escrita.

    -    Mostre que os objetos podem ser representados através de DESENHOS ou através de um conjunto de LETRAS:

    -    Aponte para o desenho da ‘galinha’ e peça para que os alunos digam seu nome;
    -    Em seguida, mostre a escrita correspondente à palavra no outro cartaz.
    -    Repita o procedimento com os outros desenhos.

    -    Agora faça o contrário: aponte para a palavra escrita e peça para que digam seu desenho correspondente.

    Professor: Nomeie também os outros símbolos que aparecem na quadrinha (sinais de pontuação).



    SUGESTÕES DE ATIVIDADES
    1)  JOGO DA MEMÓRIA
    -  Divida os alunos em grupos;
    -  Distribua fichinhas sobre a mesa com os desenhos;
    -  Distribua também fichinhas com a representação gráfica (escrita em caixa alta) desses desenhos;
    -  Embaralhe e coloque as fichinhas com os desenhos e escritas viradas para baixo;
    -  Um aluno joga por vez. Definir quem começa por sorteio, “2x1”, “par ou ímpar”, etc;
    -  O primeiro aluno vira 2 cartas (uma por vez). Se formar par, continua jogando. Se não formar par, passa a vez. E assim, sucessivamente. Ganha quem forma o maior número de pares.
    -  Pedir para registrarem as palavras do jogo no caderno.
    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Conhecer o alfabeto
    (i) Compreender a categorização gráfica e funcional das letras
    D1 – Identificar letras do alfabeto


    -    Disponibilize o alfabeto disposto em ordem em um cartaz para visualização dos alunos;

    Dicas:
    1) é ideal que o alfabeto esteja na altura do olhar dos alunos (nem muito no alto, nem baixo). De preferência, utilize a cor vermelha, pois ela chama a atenção e ajuda na fixação.

    2) Nesse momento, utilize o alfabeto de letra imprensa maiúscula, mas lembre-se de modificá-lo, acrescentando os outros tipos de letras (minúscula e cursiva) a medida que elas forem trabalhadas.

    3) Não é recomendável colocar desenhos para representar letras.


    -    Verifique e esteja atento ao conhecimento prévio que os alunos têm sobre o alfabeto;
    -    Apresente o alfabeto letra por letra, nomeando-as;
    -    Ofereça um modelo (em folha avulsa) para cada aluno e peça para que colem no caderno.

    -    Distribua um conjunto de alfabeto móvel (com as 26 letras – imprensa maiúscula) para cada aluno (ou para grupos de alunos).
     Obs: podem ser fichas de papel com as letras, caso não disponibilize do alfabeto em E.V.A., madeira ou outros.

    -    Aponte, no cartaz do alfabeto, uma letra e diga seu nome.
    -    Peça para que os alunos a identifiquem no alfabeto móvel, repetindo seu nome;
    -    Faça o mesmo procedimento com várias letras.
    Atenção! Procure observar cada aluno individualmente e registrar suas dificuldades.

    -    Varie a atividade das seguintes formas:
    1)     Sem apontar no cartaz, diga uma letra e peça para que os alunos a identifiquem no alfabeto móvel.
    2)     Retorne ao cartaz e aponte uma letra. Peça para que os alunos identifiquem no alfabeto móvel a letra que vem antes/depois daquela que você apontou.

    RETORNANDO À QUADRINHA...
    ·         Peça que identifiquem palavras que tenham a letra “G”, colorindo-o de azul;
    ·         Depois, peçam para que identifiquem a letra “S”, colorindo-o de vermelho.
    Atenção! Observe se os alunos concentram a atenção apenas na identificação de letras no início de palavras. Se necessário, oriente/chame a atenção quanto às diferentes posições das letras “G” e “S” nas palavras – início, meio e fim.

    ·         Repita o procedimento com outras letras.

    SUGESTÕES DE ATIVIDADES
    1)  FORMANDO PALAVRAS COM O ALFABETO MÓVEL
    - Utilizando o cartaz com desenhos (2º cartaz utilizado), pedir para que os alunos escrevam as palavras, utilizando o alfabeto móvel.

    2)  DITADO DE LETRAS

    3)  PROCURANDO NOVAS PALAVRAS
    - Distribua fichas com as palavras da quadrinha e peça para que cada aluno selecione 2 ou 3 palavras;
    - Pedir para identificarem a 1ª letra de cada palavra;
    - Construir no caderno uma tabela.  Faça um modelo para os alunos no quadro.
    Exemplo: se o aluno selecionou as palavras “Galinha” e “Pintinhos”, a tabela ficará assim:

    G
    P







    - Disponibilizar revistas, jornais e outros impressos.
    - Pedir para recortarem palavras que comecem iguais às palavras selecionadas (mesma letra inicial).
    - Colar na tabela.


    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Conhecer o alfabeto:
    (ii) Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de fôrma e cursiva)
    D4 – Distinguir, como leitor, diferentes tipos de letras.


    -    Introduza agora o 3º cartaz (letra de imprensa minúscula);
    -    Compare-o com o 1º cartaz (letra imprensa maiúscula);
    -    Faça perguntas que induzam a pensar na diferença do 3º para o 1º cartaz;
    -    Mostre que podemos representar letras e palavras com diferentes tipos de letras;

    -    Apresente o alfabeto (imprensa minúsculo) letra por letra, nomeando-as;
    OBS:Releia as dicas que foram dadas sobre o alfabeto anteriormente.

    -    Ofereça um modelo (em folha avulsa) para cada aluno e peça para que colem no caderno.

    -    Distribua fichinhas sobre a mesa com palavras da quadrinha escritas com os diferentes tipos de letras apresentados (imprensa maiúscula e minúscula) e peça para que os alunos unam os pares.


    -    Apresente posteriormente o 4º cartaz com letra cursiva;
    -    Repetir os mesmos procedimentos informados acima.


    Atenção! Somente se achar oportuno e produtivo, apresente o 3º e o 4º cartaz no mesmo dia. Isso porque, alguns alunos já devem conhecer os diferentes tipos de letras, portanto, podem ter facilidade no desenvolvimento das atividades. Mas tenha certeza de que isso não prejudicará a assimilação/aprendizagem.


    Professor: mostre, problematize e discuta com os alunos o porquê de algumas letras aparecerem em letra maiúscula (tanto no 3º quanto no 4º cartaz). Conclua que é porque estão no início de frase.


    SUGESTÕES DE ATIVIDADES
    1)  BINGO DE LETRAS COM DIFERENTES ESCRITAS (GRAFIAS)
    - Construa diferentes cartelas com letras do alfabeto em imprensa minúscula;
    - Faça um saquinho com as mesmas letras, só que em letra imprensa maiúscula;
    - Retire uma letra por vez e mostre aos alunos ou “cante” a letra;
    - Aquele que tiver a letra correspondente marca;
    - Ganha quem preencher primeiro a cartela.

    Variação do jogo: construir cartelas com letras cursivas e/ou cartelas mescladas (maiúscula, minúscula e cursiva).

    2)  JOGO DO MICO
    - Construa um baralho com palavras da quadrinha e escritas em diferentes tipos de letras (imprensa maiúscula, imprensa minúscula, cursiva). Desta forma, teremos para cada palavra, três cartas. O baralho também deve conter uma única carta com o mico (desenho e escrita).

    - Divida os alunos em duplas, trios ou grupos;
    - Embaralhe as cartas;
    - Distribua 3 cartas por aluno; a  que sobra fica sobre a mesa, virada para baixo;
    - O primeiro a jogar retira a carta virada e repassa uma de suas cartas;
    - Quem sai como o mico, tem que ir passando a carta à frente a cada rodada;
    - O objetivo é formar trincas (3 palavras iguais em letras diferentes);
    - Quem ficar com o mico, perde o jogo e paga um “mico”.

    - Ao final da atividade, todos os alunos devem copiar no caderno as palavras que conquistaram no jogo, com as diferentes grafias apresentadas.
    3)  Copiar a quadrinha com letra cursiva no caderno.

    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.

    D5 – Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (consciência silábica).

    Utilizar novamente o cartaz com a quadrinha;

    SÍLABAS
    -    Escolher uma palavra da quadrinha;
    -    Falar a palavra pausadamente (silabando) e perguntar aos alunos: “Quantos pedaços tem esse palavra?” ou “Quantas vezes abrimos a boca para falá-la?”. Bater palmas a cada sílaba.
    Atenção! Explicar que esses pedaços são as sílabas.

    -    Repetir o procedimento com cada palavra da quadrinha.

    -    Distribuir a quadrinha (texto) para que cada aluno:
    -    Colora de vermelho palavras com 1 sílaba;
    -    Colora de verde palavras com 2 sílabas;
    -    Colora de azul palavras com 3 sílabas;
    -    Colora de amarelo palavras com 4 sílabas.

    -------------------------------------------------------------
     SUGESTÃO
    -    Trabalhar com nomes dos alunos da sala é muito significativo nesse processo.
    -    No trabalho com a consciência silábica, o professor pode aproveitar esse conhecimento (nome dos alunos) e identificar/classificar aqueles que têm 2 sílabas, 3 sílabas, 4 sílabas....
    Atenção! Não utilizar sobrenomes; apenas nomes. 
    Nos nomes compostos (Ex: Ana Maria; João Pedro) trabalhar com as 2 partes do nome, mas informar que são 2 palavras para 1 nome.

    SUGESTÕES DE ATIVIDADES
    1)  TRILHA
    2)  Distribua para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
    3)  Disponibilize um envelope com as palavras da quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra e falar o número de sílabas. Se estiver correto, ele anda o número de casas correspondentes ao número de sílabas da palavra. Se não estiver correto ele passa vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha primeiro.

    4)  TABELA
    5)  Registrar as palavras da quadrinha no caderno, em forma de tabela, classificando-as quanto ao número de sílabas.

    1 sílaba
    2 sílabas
    3 sílabas
    4 sílabas














    6)  DESCOBRINDO SÍLABAS NOS NOMES DOS COLEGAS
    7)  Organizar os alunos em círculo ou fileiras;
    8)  O primeiro aluno fala o nome do segundo e, em seguida, repete-o, batendo palmas para cada sílaba. Se acertar, passa a vez para o colega ao lado. Se errar, paga uma prenda e sai da brincadeira.
    9)  Repetir o mesmo procedimento para os demais alunos até que fiquem poucos alunos.
    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.

    D6 – Identificar sons de sílabas (consciência fonológica e fonêmica)

    SÍLABA INICIAL

    -    Escolher uma palavra da quadrinha e escrevê-la no quadro. Ex: “GALINHA”;
    -    Pedir aos alunos para identificar o primeiro pedaço (sílaba) = “GA”. Destacá-lo;
    -    Escrever abaixo, outra palavra que também comece com “GA”, como no exemplo:
    GALINHA
    GALO
    -    Pedir para dizerem outras palavras que começam com o mesmo som. Ex: “Gato”; “gaveta”; ...

    -    Repetir o procedimento com outras palavras da quadrinha;

    DICA: Inicie com palavras de padrão silábico mais simples - as sílabas canônicas (Consoante+Vogal) – até chegar aos outros padrões silábicos.


    SUGESTÕES DE ATIVIDADES
    1)  TRILHA
    -  Distribua para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
    -  Disponibilize um envelope com as palavras da quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra e falar a sílaba inicial. A cada acerto o aluno anda uma casa. Se não estiver correto ele passa a vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha primeiro.
    -  Registrar no caderno, as palavras conquistadas no jogo, destacando a sílaba inicial.

    2)  PROCURANDO NOVAS PALAVRAS
    -    Distribuir revistas, jornais ou outros impressos e pedir para que os alunos selecionem (recortem) palavras que comecem com a mesma sílaba das palavras escritas no caderno na atividade 1.

    3)  LÁ VEM O CAMINHÃO CARREGADO DE...
    -    Sentar os alunos em círculos;
    -    Selecionar palavras da quadrinha e propor a brincadeira. Ex: Lá vem o caminhão carregado de... palavras que comecem como “saia”.
      
    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.

    D6 – Identificar sons de sílabas (consciência fonológica e fonêmica)

    SÍLABA FINAL (RIMAS)

    -    Utilizar o cartaz ou escrever a quadrinha no quadro:
    -    Grifar/colorir as palavras, destacando as rimas: CARI, PALE.

    -    Pedir para os alunos dizerem o que essas palavras têm em comum (Deixar que eles concluam que elas ‘terminam iguais’ ou que ‘combinam’);

    -    Perguntar qual nome se dá a essa “combinação”. Se for necessário, explicar que são rimas.

    -    Escrever no quadro outra palavra da quadrinha e fazer uma rima, como no exemplo abaixo:
    “GALINHA
    “PINTADINHA
    “ROUPINHA

    -    Ao verificar que todos entenderam, propor que os alunos criem novas rimas a partir da palavra selecionada;

    -    Variar a formação de rimas com outras palavras da quadrinha, como por exemplo:
              “DOENTE”                                 “CORRENDO
                  “PENTE”                                 “COMENDO”
                  “DENTE”                                “CRESCENDO”


    OBS: As atividades 1 e 2 são as mesmas propostas para o trabalho com sílabas iniciais. Estão apenas adaptadas para as rimas.
    1)       TRILHA
    -  Distribua para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
    -  Disponibilize um envelope com as palavras da quadrinha. Coloque no envelope apenas palavras possíveis de construir rima. Cada aluno deve retirar uma palavra e formar uma rima com ela. A cada acerto o aluno anda uma casa. Se não estiver correto ele passa a vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha primeiro.
    -  Registrar no caderno, as palavras conquistadas no jogo com as respectivas rimas criadas. Se necessário, auxilie o aluno na escrita das palavras criadas.

    2)  LÁ VEM O CAMINHÃO CARREGADO DE...
    a.        Selecionar palavras da quadrinha e propor a brincadeira. Ex: Lá vem o caminhão carregado de... palavras que terminem como “GALINHA”, etc.

    3)  RIMANDO
    -    Distribuir o poema abaixo e as figuras separadamente.
    -    Nomear cada figura: MACACO, ABELHA, BARATA, JUMENTO, CABRITA.
    -    Ler o poema para os alunos, pedindo para que os alunos coloquem as figuras nos espaços em que rimem.




    INFÂNCIA
                     (Sônia Miranda)
    ANINHA  PULA __________________

    HENRIQUE  BRINCA  DE _____________

    MARÍLIA  DE  MÃE  E _______________

    MARCELO  É  O  REI  DO _______________

    MARIAZINHA  SUA __________________

    CAROLA  BRINCA  DE _____________

    RENATO  DE  GATO  E ______________

    JOÃO  DE  POLÍCIA  E ______________

    JOAQUIM  ANDA  DE __________________

    TIETA  DE ___________________

    E  JANETE  DE ___________________

    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.

    D6 – Identificar sons de sílabas (consciência fonológica e fonêmica)

    SÍLABA MEDIAL
    -    Escrever no quadro a palavra “CARIJÓ”, separada em sílabas;

    -    Pedir para os alunos identificarem o 2º pedacinho (sílaba) desta palavra “LI”, destacando-o;     
    CA RI

    -    Escrever logo abaixo, a palavra “MARINA”, repetindo o mesmo procedimento.
    MA RI NA
    -    Questionar se os pedaços destacados são iguais.

    -    Insira agora a palavra “QUERIDO”.
    -    Torne a perguntar se são iguais.

    -    Agora, vamos inserir a palavra “CARRINHO”.
    -    Perguntar: “E agora, são iguais?”
    -    Discutir com os alunos, chamando a atenção para a diferença sonora.

    -    Adaptar este procedimento com outras palavras da quadrinha, dando preferências às palavras trissílabas, com sílaba medial canônica (GALINHA; PALETÓ; INJEÇÃO).

    SUGESTÕES DE ATIVIDADES
    OBS: Valem as mesmas ressalvas anteriores. A atividade 1 está apenas adaptada para sílaba medial.
    1)  TRILHA
    2)  Distribua para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
    3)  Disponibilize um envelope com as palavras da quadrinha. Coloque no envelope apenas palavras trissílabas para não dificultar a atividade. Cada aluno deve retirar uma palavra e falar a sílaba do meio. A cada acerto o aluno anda uma casa. Se não estiver correto ele passa a vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha primeiro.
    4)  Registrar no caderno, as palavras conquistadas no jogo, destacando a sílaba medial.
      
    CAPACIDADE

    DESCRITOR

    DESENVOLVIMENTO
    Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.

    D8 – Ler palavras

    D25 – Escrever palavras

    -    Selecionar 1 palavra da quadrinha e escrevê-la no quadro.
    -    Pedir para que os alunos digam o número de sílabas da palavra.
    -    Reescrever a palavra no quadro, separando bem as sílabas. Exemplo: se a palavra escolhida foi “CORRENDO”,
    COR     REN     DO
    -    Questionar: “Todas as sílabas são iguais? Em que elas são diferentes?”
    -    Levar os alunos a perceberem que sílabas são formadas por 1, 2, 3 ou mais letras.
    -    Pedir para que os alunos contem o número de letras em cada sílaba da palavra.
    -    Chamar a atenção para os sons das sílabas individualmente, pronunciando cada fonema prolongadamente. Ex: na 1ª sílaba de CORRENDO; pronunciar “corrrrrrr”, prolongando o som do [R];
    ---------------------------------------------------------------
    -    Trabalhar com outras palavras da quadrinha, repetindo todos os procedimentos acima.
    Professor, para detalhar melhor as atividades de sons de fonemas, indicamos consultar:
    -    Adams, Marylin Jager. et al. Consciência fonológica em crianças pequenas. Ed. Artmed.


    SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE CONSOLIDAÇÃO E/OU AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
    1)  TRILHA
    ·         Vamos repetir o jogo da trilha, agora com o objetivo de comparar nº de letras X nº de sílabas.
    ·         Disponibilize um envelope com as palavras da quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra. O professor escolhe uma sílaba da palavra, pronunciando com entonação e pede para o aluno dizer quantas letras tem aquela sílaba. Se estiver correto, ele anda uma casa. Se não estiver correto ele passa vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha primeiro.
    2)  FORMANDO NOVAS PALAVRAS
    -  Selecionar palavras em que a partir da troca de um fonema (letra), formamos novas palavras.
    -  Escreva no quadro, por exemplo, a palavra MATO.
    -  Abaixo da palavra, colocar um tracinho no lugar da 1ª letra, seguido da terminação ATO.
    ____ ATO
    -  Forme uma nova palavra, mostrando aos alunos como fazer. Ex: GATO.
    -  Dada a palavra, marque o tempo (cerca de 2 minutos);
    -  Ganha o aluno que formar o maior número de palavras.
    CAPACIDADE
    (Caderno 2 – SEE/Ceale)
    DESCRITOR
    (PROALFA 2011)
    DESENVOLVIMENTO
    Dominar as relações entre fonemas e grafemas:
    (i) Dominar regularidades ortográficas;
    (ii) Dominar irregularidades ortográficas.

    D25 – Escrever palavras.

    VAMOS ESTUDAR A LETRA “S”?

    -    Distribuir novamente a quadrinha (texto) para os alunos e marcar todas as palavras que contem a letra “S”.
    Atenção! Auxilie os alunos a encontrarem todas as palavras que tenham o “S”, pois alguns podem ter dificuldade de encontrá-la no meio das palavras.

    -    Copiar no caderno as palavras encontradas, em forma de lista (uma embaixo da outra);
    -    Na frente de cada palavra, reescrevê-la, separando-a em sílabas.
    -    Marcar, em cada sílaba separada, a letra “S”.
    -    Criar uma tabela no quadro e solicitar que os alunos copiem no caderno:
    S no início
    S no meio
    S no final







    -    Pedir para que eles preencham a tabela, copiando nas respectivas colunas, as palavras com a letra “S”.
    -    Questionar: “O que vocês aprenderam sobre o uso da letra S?”.
    -    Chamar a atenção para o som da letra S nas diferentes palavras e/ou sílabas.
    -     
    -    Procurar em revistas, jornais e outros impressos palavras com a letra “S”.
    -    Recortá-las e colá-las na tabela construída.
    Atenção! Se acontecer de encontrarem palavras com SS, discuta o uso e o som desse dígrafo.


    PROFESSOR: trabalhamos aqui com o exemplo da letra S. Sugerimos que você crie com o Especialista da escola maneiras de trabalhar a ortografia de outras palavras.
    DITADO
    Atenção! Retirar todos os cartazes e palavras da quadrinha. Os alunos não devem ter contato visual com a escrita das palavras da quadrinha nesse momento.
    -    Nas palavras que apresentam irregularidades ortográficas, (Ex: paletó – Alguns alunos podem grafar com I “palitó”), parar o ditado e perguntar como eles a escreveram.
    -    Discutir e socializar as diferentes escritas apresentadas pelos os alunos. Escrever no quadro as diferentes formas.
    -    Em seguida, apresentar o cartaz e confrontar com as hipóteses apresentadas.
    -    Propor a autocorreção.
    SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE CONSOLIDAÇÃO E/OU AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
    1)  CRUZADINHA
    Faça uma cruzadinha com as palavras da quadrinha. Na folha, deixe as palavras escritas para que os alunos coloquem o número de letras correspondentes. O objetivo é que os alunos associem o número de letras da palavra com o seu respectivo quadrinho (nº de letras = nº de quadrinhos). Atenção! Pode acontecer de palavras diferentes terem o mesmo número de letras, mas o aluno tem que perceber que a posição da palavra na cruzadinha afeta outras palavras.
    2)  FORCA
    Divida os alunos em duplas. Utilizando as palavras da quadrinha, um aluno deve fazer a forca para que o outro grupo adivinhe. Faça um modelo no quadro, trabalhando coletivamente, para que os alunos aprendam a brincadeira.
    Em seguida, os alunos devem formar frases com as palavras da forca.
    3)  CAÇA-PALAVRAS
    Fazer a atividade da maneira tradicional, utilizando as palavras da quadrinha.

    4)  TEXTO LACUNADO
    Divida os alunos em grupos. Distribua para cada grupo uma folha com a quadrinha, mas no lugar de algumas palavras deixe espaços em branco. Deixe sobre a mesa as palavras da quadrinha.  Cada grupo deve procurar e colocar as palavras corretas sobre os espaços em branco.
     A __________________ PINTADINHA
    E  O  ­­­­_____________ CARIJÓ
    A  GALINHA  USA  _______________
    E  ____  GALO  _______________
    OBS: Pode-se variar esta atividade, utilizando também palavras escritas com letra cursiva e/ou trocando as palavras a completar.
    CAPACIDADE
    (Caderno 2 – SEE/Ceale)
    DESCRITOR
    (PROALFA 2011)
    DESENVOLVIMENTO
    Não há capacidade corresponde ao descritor no Eixo Apropriação do sistema de escrita.
    Ele está mais ligado ao Eixo Leitura.
    D9 – Ler pequenos textos.

    -    Ler o texto novamente para os alunos, chamando agora a atenção para as questões de interpretação; de compreensão.
    -    Trabalhar com o sentido de palavras.

    SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE CONSOLIDAÇÃO E/OU AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
    1.        TEXTO FATIADO
    Divida os alunos em grupos. Distribua para cada grupo fichas com as frases da quadrinha fora da ordem. Os alunos devem organizar as frases na ordem correta.

    2.        COMPREENDENDO O TEXTO
    Trabalhar oralmente questões como:
        a) Você conhece uma galinha pintadinha?                  
        b) As galinhas que você conhece usam roupas?
        c) Quem é o doutor da galinha?                        
        d) Quais as causas que podem ter provocado a doença da galinha?
        e) O que você imagina que o doutor fez para curar a galinha?


    USE TODA SUA CRIATIVIDADE PARA CRIAR NOVAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS!!!!!!

    SUCESSO !



    Sequência Didática: 
    Pesquisando e escrevendo sobre os animais

    Atividades de leitura e escrita desenvolvidas ao longo de uma sequência didática sobre os animais para propor a reflexão sobre a escrita.


    Objetivos
    - Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais. 
    - Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais. 
    - Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional. 
    - Ler para localizar informações 
    - Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual. 

    - Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
    - Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
    - Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
    - Ler para localizar informações
    - Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.

    Conteúdos - Práticas de leitura e escrita.
    - Sistema de escrita.
    - Animais vertebrados e invertebrados.

    Anos
    1º e 2º anos 

    1º e 2º anos

    Tempo estimado
    Dez aulas. 

    Dez aulas.

    Material necessário
    Prancheta, folhas de sulfite, lupas, lápis preto, borracha e pá de jardim. 

    Prancheta, folhas de sulfite, lupas, lápis preto, borracha e pá de jardim. 
    LivrosMeu 1º Larousse dos Animais, 160 págs., Editora Larousse, Tel.: 11 3855-2290, 44,90 reais. 


    Ciência Hoje na Escola: Bichos - volume 2, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Org), Inst. Ciências Hoje, Tel.: 0800 7278 999, 39 reais. 




    Vespas: de vilãs a parceiras, de Fábio Prezoto, Simone Alves de Oliveira Cortes e André Carneiro Melo


    Nina na Mata Atlântica, 36 págs., Nina Nazario, Ed. Oficina de Textos, Tel.: (11) 3085-7933, 26 reais. 

    Enciclopédias que contenham verbetes sobre animais.


    Enciclopédias que contenham verbetes sobre animais.
    Desenvolvimento

    1ª etapa Explique aos alunos que ao longo de dez aulas eles aprenderão algumas semelhanças e diferenças que existem entre os animais. Para introduzir o tema, mobilize o interesse deles com algumas perguntas, como por exemplo: Como é formado o corpo dos animais? Em que eles se parecem e se diferenciam? Será que todos têm quatro patas? Entregue à turma o livro Meu 1º Larousse dos Animais ou outros livros e enciclopédias que estejam disponíveis na biblioteca escolar. Peça que procurem informações sobre os animais que consideram comuns, raros, diurnos, noturnos, domésticos, selvagens, pequenos e grandes. Quanto maior a diversidade, melhores serão as possibilidades de agrupamentos e mais ricas serão as discussões. Ao final da atividade, peça que comentem os animais que encontraram.

    Em seguida, faça uma apresentação oral para explicar como os seres vivos podem ser classificados. Demonstre que há animais que possuem diferentes formas de locomoção (caminham, voam, nadam e rastejam); de alimentação (herbívoros, carnívoros e onívoros) e que alguns são ativos durante o dia e outros à noite. Por último, explique que também é possível classificar os animais quanto à presença ou não de esqueleto interno, ou seja, podem ser vertebrados e invertebrados e que essa é uma diferença interna. Atente para que os alunos atribuam o significado correto a cada termo novo apresentado. Depois de expor, abra um espaço de discussão.

    Sugira que seja feita uma síntese coletiva das ideias mais importantes que foram expostas. Para isso, os alunos devem tomar nota dos pontos principais com o objetivo de organizar e conservar a memória da exposição. Explique que essa é uma maneira particular de escrever, em que não precisamos colocar tudo o que foi dito, não se usa, necessariamente, uma linha contínua e que é possível destacar apenas algumas palavras que remetem as ideias centrais. Como provavelmente será a primeira vez que farão uma atividade como essa, a tomada de notas deve ser coletiva, onde o professor serve de escriba. Proponha algumas perguntas como: "O que pareceu importante sobre o tema apresentado?". Enquanto eles respondem, escreva na lousa o que é ditado. Faça intervenções para que compreendam a importância de tomar notas das informações estudadas, como por exemplo:

    Em seguida, faça uma apresentação oral para explicar como os seres vivos podem ser classificados. Demonstre que há animais que possuem diferentes formas de locomoção (caminham, voam, nadam e rastejam); de alimentação (herbívoros, carnívoros e onívoros) e que alguns são ativos durante o dia e outros à noite. Por último, explique que também é possível classificar os animais quanto à presença ou não de esqueleto interno, ou seja, podem ser vertebrados e invertebrados e que essa é uma diferença interna. Atente para que os alunos atribuam o significado correto a cada termo novo apresentado. Depois de expor, abra um espaço de discussão. 
    Sugira que seja feita uma síntese coletiva das ideias mais importantes que foram expostas. Para isso, os alunos devem tomar nota dos pontos principais com o objetivo de organizar e conservar a memória da exposição. Explique que essa é uma maneira particular de escrever, em que não precisamos colocar tudo o que foi dito, não se usa, necessariamente, uma linha contínua e que é possível destacar apenas algumas palavras que remetem as ideias centrais. Como provavelmente será a primeira vez que farão uma atividade como essa, a tomada de notas deve ser coletiva, onde o professor serve de escriba. Proponha algumas perguntas como: "O que pareceu importante sobre o tema apresentado?". Enquanto eles respondem, escreva na lousa o que é ditado. Faça intervenções para que compreendam a importância de tomar notas das informações estudadas, como por exemplo: "Vocês estão dizendo que alguns dos animais comem plantas. Durante a minha exposição foi dito como eles são chamados, quem lembra qual foi a palavra que utilizei?"


    2ª etapa Entregue aos alunos diferentes enciclopédias e outros livros sobre animais que a escola tenha em seu acervo. Peça que leiam os verbetes e observem as imagens para identificar como é formado o corpo dos animais. Pergunte se todos possuem cabeça, tronco e membros, quais possuem patas ou asas, se o corpo é revestido por penas, pelos, plumas ou escamas, etc. 
    Aproveite o momento para explicar como funciona o índice da enciclopédia e de que forma ele ajuda a localizar o que procuramos. Para isso, exemplifique como utilizá-lo em outros livros que estejam à disposição da sala. Apresente diversos títulos que tenham diferentes tipos de índices: alfabéticos, temáticos, sumários com ou sem descrição dos conteúdos, índices com imagens, etc. 
    Distribua para cada um dos alunos cópias de parte de um índice ou de uma lista com nomes de animais que começam com uma mesma letra, como por exemplo, aranha, abelha, etc... Leia os nomes em uma ordem aleatória e não aponte para cada um deles enquanto lê. Peça que eles circulem um dos nomes. Enquanto as crianças respondem, acompanhe o trabalho dos grupos. Peça que eles compartilhem suas respostas. Faça intervenções adequadas à hipótese de escrita de cada aluno para que ele volte ao texto e se apoie nas letras para justificar suas escolhas. Eles avançam quando cada um socializa as respostas e os procedimentos utilizados. 
    Em seguida, forme grupos de três pessoas e peça que os alunos explorem os materiais de leitura, como enciclopédias ou o livro Nina na Mata Atlântica. O objetivo é folhear e interpretar ilustrações para encontrar informações específicas sobre o gambá. 
    Durante a leitura exploratória, faça algumas intervenções: Peça que marquem com um papel a página em que há informações que estamos procurando. Pergunte por que acham que esta página pode oferecer informações sobre o corpo dos gambás? Como encontrou essas informações? Pelas imagens? Solicite que leiam em voz alta para confirmar a informação encontrada. Depois de os grupos selecionarem os materiais e as respectivas páginas, solicite que compartilhem os resultados da leitura exploratória. 


    3ª etapa Proponha que, em duplas, os alunos façam as legendas para algumas imagens dos animais estudados, como o gambá e o jabuti. Entregue a cada dupla uma folha com a atividade. Peça para eles escreverem o nome das partes do corpo indicadas com setas e também citarem algumas de suas características. Como modelo, escreva em uma das setas que está no desenho do jabuti: o casco serve para proteger o jabuti dos seus predadores. 
    Convide-os a escrever da melhor forma que puderem, com os conhecimentos de que dispõem. Para ajudá-los a resolver as dúvidas que surgirem, deixe ao alcance de todos as letras do alfabeto, uma lista com os nomes dos alunos da classe, fichas com as anotações sobre os animais estudados, calendários de aniversário e livros. 
    Para as crianças que não leem convencionalmente, mas que já conhecem o valor sonoro convencional das letras selecione uma página com uma informação específica, como por exemplo, as partes do corpo do jabuti. Leia para o grupo o título desta página e comente o que as imagens revelam. Depois proponha que busquem onde está escrito patas dianteiras nesta página. Para encontrar essa informação e resolver esse problema de leitura, as crianças que ainda não leem convencionalmente, irão lançar mão da disposição gráfica do texto, dos índices qualitativos, do valor sonoro convencional que conhecem. Portanto, colocarão em jogo tudo o que sabem sobre o sistema de escrita para descobrir o que não sabem. 
    Enquanto as crianças escrevem, supervisione os grupos, intervindo para que foquem sua atenção no conteúdo que precisam escrever: Isto é uma pata ou uma cauda? Os gambás têm dentes? Como se chama essa parte mais dura do jabuti? Ou Como são chamadas as patas da frente? Nesse momento, o foco da reflexão está no que escrever, por isso, é importante registrar como cada um dos alunos escreveu cada palavra, quais são as reflexões que fizeram sobre o sistema de escrita para que, em uma próxima atividade, possa considerar esses saberes para ajustar melhor o desafio da proposta e das intervenções. 




    4ª etapa À medida que avançam, escreva junto com as crianças um quadro para organizar as informações pesquisadas nos livros e enciclopédias. A intenção é registrar as informações obtidas na etapa anterior, compará-las e chegar a algumas generalizações sobre as características dos animais estudados. Depois de finalizado, faça uma cópia da tabela deixando intencionalmente algumas colunas vazias para que os alunos completem com os dados correspondentes.
    Animal
        Partes do corpo
    Tipo e quantidade de membros
    Tipo de revestimento
    Gambá

    Patas

    Orelhas

    Olhos brilhantes

    Cauda longa
    Peludo
    Dentes afiados
    Bolsa na barriga
    2 patas dianteiras e 2 patas traseiras

    Sabiá

    Penas

    Patas

    Bico 

    Olhos
    Pescoço
    Cauda

    Penas
    Em seguida, organize a turma em duplas produtivas, ou seja, reúna alunos com escrita silábica, que já fazem uso do valor sonoro convencional das letras com estudantes com escrita silábica que fazem pouco ou nenhum uso do valor sonoro, com outros de escrita silábico-alfabética ou de escrita pré-silábica. É importante que os aqueles com escrita pré-silábica não sejam agrupados entre si para realizarem esse tipo de atividade: para eles, é importante a interação com alunos que já construíram a compreensão de que a escrita representa a fala - o que eles ainda estão em processo de compreender. 
    Circule pela sala. Faça intervenções específicas para que eles voltem aos textos para responder. Além disso, pergunte se os alunos de cada dupla concordam com a maneira que escreveram. Peça que leiam e justifiquem suas respostas. Por último, realize a revisão coletiva solicitando que cada um apresente suas produções para toda sala.

    5ª etapa Proponha à turma um trabalho de investigação: uma saída a campo para investigar os animais que vivem no jardim da escola ou numa praça próxima. Defina com os alunos os materiais necessários, os animais que serão pesquisados, onde e quais características observar e como tomar notas. Feito isso, forme grupos de três pessoas e explique que cada criança deverá fazer seu próprio registro. 
    Todos precisam escrever o nome do animal que irão observar e informações como número de patas e como o corpo é revestido. É muito importante conversar sobre que animais esperam encontrar, pois isso prepara o olhar dos alunos para as observações. 
    Depois que o grupo retornar do estudo de campo, organize as crianças nos mesmos grupos e oriente a próxima atividade: ler e compartilhar as anotações que fizeram com os colegas. Peça que verifiquem se escreveram o nome do animal observado, se colocaram a quantidade de patas, se têm asas, como é o revestimento da pele e outras informações que tenham registrado. Enquanto cada grupo estiver contando para todos o que observou, organize as informações na lousa. 
    Nesse momento, as crianças podem compartilhar e completar suas informações em grupos menores. Interaja com os grupos para que possam avançar na prática de fazer anotações. 
    Enquanto revisam suas anotações e confrontam com as anotações dos colegas, elas colocam em jogo diversas práticas de leitura e escrita: ler e ouvir as anotações do grupo, comparam os dados registrados em suas anotações e nas dos outros; participam de discussões sobre quais informação convém deixar ou tirar no texto, completar de maneira pertinente as próprias anotações com as informações recebidas pelos colegas.

    6ª etapa Selecione alguns textos considerados mais difíceis sobre animais invertebrados, como por exemplo, Vespas: de vilãs a parceiras. O objetivo é ampliar as informações dos alunos sobre os insetos, que são animais invertebrados e aproximá-los de um material informativo de divulgação científica, concebido para um destinatário geral, seja jovem ou adulto.

    Antes ler iniciar a leitura, comente como e onde encontrou o material. Depois da leitura, pergunte aos alunos se compreenderam o que foi lido. Explique quais características as vespas possuem e que explica a sua inclusão na categoria dos insetos. Ajude-os a estabelecerem relações entre o que foi lido e o que já sabem sobre os animais; releia fragmentos para confirmar ou rejeitar interpretações e para relacionar ideias no texto.

    Para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades de alguns invertebrados, trabalhe com a turma o capítulo do livro

    Antes ler iniciar a leitura, comente como e onde encontrou o material. Depois da leitura, pergunte aos alunos se compreenderam o que foi lido. Explique quais características as vespas possuem e que explica a sua inclusão na categoria dos insetos. Ajude-os a estabelecerem relações entre o que foi lido e o que já sabem sobre os animais; releia fragmentos para confirmar ou rejeitar interpretações e para relacionar ideias no texto. 
    Para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades de alguns invertebrados, trabalhe com a turma o capítulo do livro Ciência Hoje na Escola: Bichos que fala sobre as aranhas e insetos comumente encontrados próximos às casas. Discuta com os alunos os critérios para incluí-los no quadro de invertebrados e analisar essa categoria.

    Nesse momento, alterne as situações em que as crianças seguem a leitura feita pelo professor e as que leem por si mesmas. Quando a leitura é feita pelo professor, cada criança deve ter uma cópia do texto em mãos para poder acompanhar a leitura. Nessa situação espera-se que os alunos avancem na compreensão de que os invertebrados também são animais, identificando semelhanças e diferenças com os vertebrados, ao mesmo tempo em que interagem com a linguagem escrita desses textos. 


    Nesse momento, alterne as situações em que as crianças seguem a leitura feita pelo professor e as que leem por si mesmas. Quando a leitura é feita pelo professor, cada criança deve ter uma cópia do texto em mãos para poder acompanhar a leitura. Nessa situação espera-se que os alunos avancem na compreensão de que os invertebrados também são animais, identificando semelhanças e diferenças com os vertebrados, ao mesmo tempo em que interagem com a linguagem escrita desses textos.

    7ª etapa Proponha à turma a produção de um texto coletivo sobre as semelhanças e diferenças entre os invertebrados e vertebrados, e o que permite incluí-los no grupo dos animais. Certamente os alunos levantarão características como tamanho, tipo de alimentação e tipo de locomoção. Esse é o momento de ressaltar que o principal critério para separar esses dois grupos de animais é a presença de esqueleto, que é uma característica interna. 
    Os alunos terão o desafio de compor o texto, de tomar as decisões sobre o que escrever e como organizar a linguagem escrita. Portanto, o papel dos ditantes  não é apenas dar ideias, mas transformar as ideias em texto, isto é, textualizar, saber como transformar o que ele aprendeu sobre os animais em linguagem escrita. 
    Durante a produção coletiva faça intervenções no sentido de modelizar os comportamentos escritores e compartilhar as etapas do processo de escrita, como por exemplo: antecipar o conteúdo que se quer comunicar, discutir as diversas formas de expressar as ideias e de textualizá-las, revisar o escrito tanto durante a textualização como depois de terminar a escrita.

    Avaliação
    Ao longo da sequência observe a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, note se são capazes de agrupá-los de acordo com os critérios trabalhados. Verifique também se empregam corretamente os novos termos apresentados.

    Analise o quanto cada aluno avançou em relação ao conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional. Ao longo da sequência avalie também o desenvolvimento do comportamento leitor e escritor durante as atividades de leitura e escrita.
    Ao longo da sequência observe a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, note se são capazes de agrupá-los de acordo com os critérios trabalhados. Verifique também se empregam corretamente os novos termos apresentados. 
    Analise o quanto cada aluno avançou em relação ao conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional. Ao longo da sequência avalie também o desenvolvimento do comportamento leitor e escritor durante as atividades de leitura e escrita. 



    Sequência Didática- "A Foca"
    I- Tema: Trabalhando com os gêneros textuais como fundamento para a produção de texto coletivo.
    Gêneros abordados:
    - Poesia – A Foca  (Vinicius de Moraes)
    - Síntese (resumo)
    II- Objetivo :
     Produzir coletivamente um texto informativo, a partir da análise de informações sobre o tema, levantadas através da leitura e análise de textos do gênero poesia e   informativo, tendo o professor como escriba.

    II- Desenvolvimento
    1)      Estratégia de antecipação:
    ·         Converse com a turma que nesse dia será lido um poema, cujo personagem principal eles deverão adivinhar pelas características expostas (pistas);
    ·         Converse com a turma que nesse dia será realizado a leitura de uma poesia, cujo personagem principal é um animal que eles deverão adivinhar através das informações expostas.
    ü  1ª informação: Tem quatro letras:

    o   Com essa informação os alunos falam os possíveis nomes de animais que possuem quatro letras e a professora escreve no quadro;
    ü  2ª informação: A última letra é “A”
    o   A partir dessa informação o professor junto com alunos elimina no quadro alguns nomes que foram relacionados;
    ü  3ª informação: Começa com a letra “F”
    o   Novamente o professor realiza a análise junto com os alunos para a eliminação dos nomes relacionados;
    Obs: Se com essas informações os alunos não adivinharem o professor continua realizando a atividades com outras informações, por exemplo, vive na água, tem bigodes, etc.
    2)      Conhecimentos necessários que antecede a leitura da poesia -  A Foca  ( Vinicius de Moraes )
    ·         Em países próximos onde se vivem as focas, há parques que realizam espetáculos onde as focas são personagens principais. Nesses lugares a foca é adestrada e realiza várias apresentações para as pessoas que visitam o parque. (mostrar o mapa com a localização desses países – Estados Unidos, Canadá, etc.)
    o   Alguém já ouviu ou viu sobre as apresentações das focas?
    o   O que você já viu? (caso algum aluno tenha visto)
    o   Como são essas apresentações?
    o   O que as focas fazem?´
    o   Por que nesses países tem essas apresentações?
    ·         Vejamos algumas fotos/vídeo de apresentação da foca;
    o   Abaixo alguns endereços de vídeos com apresentações  de focas:
    Direitos de Aprendizagem







    A-     1, 3



    C- 1







    A-     13
    C – 1, 2
    D- 2























    o   O que vocês estão vendo nessas imagens?
    o   O que as focas estão fazendo?
    o   Vocês acham que as focas gostam de fazer as apresentações? Por quê?
    3)      Apresentação do autor:
    ·         Apresentar o nome do autor
    o   Já ouviram falar do autor?
    o   Caso sim, que outras poesias conhecem de sua autoria?
    ·         Apresentação da foto e leitura da biografia dele feita pelo professor.
    o   Localização no mapa o Estado em que nasceu o autor
    ·         Sujeito/tempo/espaço
    o   Linha do tempo da vida do autor.
    ü  Data de nascimento
    ü  Data de falecimento
    ü  Data do lançamento da poesia
    ü  Data que estamos lendo a poesia
    ü  Tempo de falecimento do autor
    ü  Idade que o autor teria se ainda estivesse vivo
    ü  Outros fatos importantes que podem constar na linha do tempo:
    Ø  Ano de nascimento dos alunos
    Ø  Ano de nascimento da professora
    Ø  Ano de construção/reforma da escola








    C -1, 2





    A-     3, 9, 11, 12
    D- 4





    Vinícius de Moraes
     (1913 - 1980)
    Marcus Vinicius da Cruz e Mello Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 1013 e desde cedo demonstrou sua vocação para a poesia. Sua mãe, Lydia Cruz de Moraes era exímia pianista, e seu pai, Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, poeta bissexto.

    Vinícius de Moraes recebeu o apelido de O Poetinha. Foi também diplomata, jornalista e compositor.

    Faleceu no ano de 1980. Mesmo ano em que foi lançado o álbum Arca de Noé com diversas canções infantis.

    Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

    Fonte: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/vinicius_de_moraes.html

     



    4)        Aprofundando as características do gênero poesia:

    ·         Conversa com os alunos sobre poesia:
    Ø  Para quem/para quê/onde circula
    Ø  Quem sabe o que é uma poesia?
    Ø  Como é chamada a pessoa que escreve poesia?
    Ø  Quando sabemos que o texto é uma poesia?
    Ø  O que é rima?
    Ø  Toda poesia tem rima?
    5)      Leitura da poesia
    ·         Leitura dramatizada da poesia;
    ·         Apresentação do texto escrito (para ser visualizado por todos e a leitura ser seguida sob o comando do professor)
    ·         Leitura da poesia coletivamente
    o   Grande grupo;
    o   Pequenos grupos;
    6)      Explorando do conteúdo do texto:
    ·         Qual a semelhança da foca desse texto com as imagens que vimos?
    ·         Vocês acham que o autor já havia visto uma apresentação para escrever a poesia?
    ·         O que deixa a foca feliz?
    ·         Onde vive essa foca?
    ·         O que a foca tem que fazer para ganhar sua sardinha?
    ·         Análise do trecho:
                “Quer ver a foca comprar uma briga?
                  É espetar ela bem na barriga.”
    o   Qual o sentido da palavra “briga” na poesia?
    o   Quando que “arrumamos uma briga”?
    ü  Criar uma lista com os alunos do que não gostam e do que gostam.
    O aluno pode expor seus sentimos do que costuma ficar aborrecido.
    7)      Análise linguística:
    ·         Glossário das palavras: BOLA - FOCA – CIRCO – SARDINHA – ESCADA – BARRIGA – NARIZ  – BIGODE –
      Obs. - Esse glossário será acrescido das palavras chaves que aparecerem nos textos informativos que seguem no desenvolvimento dessa sequência.
    ·         Leitura das palavras do glossário;
    ·         Destacar as palavras chaves;
    ·         Pintar as palavras que rimam;
    ·         Alfabeto móvel: montar as palavras que rimam, montar a palavra foca, montar as palavras do glossário,
    ·         Texto fatiado;
    o   Por estrofes;
    o   Por verso de cada estrofe;
    ·         Preguicinha das palavras do glossário;
    ·         Caça – palavras;
    ·         Cruzadinha;
    ·         Quantidade de palavras (texto dividido em partes)
    o   Palavras de uma letra, duas letras, três letras, quatro letras, etc;
    ·         Quantidade de sílabas na palavra;
    o   Duas sílabas, três sílabas, etc;
    ·         Quantidade de letras na palavra;
    o   Separar por ordem crescente e decrescente;
    ·         Identificar as palavras no texto que inicie com a letra do seu nome;
    ·         Completar as palavras com:
    o    1ª letra;
    o    Vogais;
    o    Consoantes;
    o    Última letra;
    o    Sílaba final;
    o    Sílaba do meio;
    o    Sílaba inicial;
    ·         Produção de frases a partir dos elementos do texto;
    ·         Ordem alfabética;
    ·         Forca;
    ·         Ditado com desenhos;
    8)      Ampliando os conhecimentos
    ·         O que já sabemos sobre a foca:
    o   Diálogo do que os alunos sabem, as informações serão escritas em cartaz para ser socializado e posteriormente fazer a verificação dos conhecimentos;
    ·         O que queremos saber sobre as focas:
    o   A partir do que os alunos falam, a professora escreve no cartaz para socialização;
    9)      Textos informativo:
    ·         Leitura de textos informativos sobre a foca (um cada dia);
    ·         Os textos serão colados no caderno. Em grupos, os alunos, após a leitura de cada texto, circulam as principais informações;
    ·         O professor registra no cartaz as principais informações identificadas pelos alunos;
    ·         Os alunos reescrevem no caderno as informações, abaixo de cada texto (síntese);       

    D- 1,2, 3







    A-     2, 3,5, 6, 7, 9, 13, 15, 17,  18



























    E 2,  3, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15

    D- 7, 9,
    E





































    D- 12, 13, 15





    B-     1, 3, 8, 9,
    C-     1, 7,

    Texto 1

    Identificação, hábitos e alimentação das focas
    A foca é um mamífero marinho..Pertence à ordem dos Carnívoros, à família dos Pinípedes e alimenta-se com peixes e invertebrados marinhos. Habita preferencialmente nas costas arenosas e de águas pouco profundas. Localizam-se na região do Pólo Norte.
     As focas estão muitíssimo bem adaptadas à vida marinha, com as suas pequenas caudas e nadadeiras anteriores e também ouvidos externos. Chega a medir dois metros de comprimento e a pesar mais de cem quilos. Têm os filhos em terra, apenas um de cada vez.
    Normalmente o pelo da foca é cinzento e mistura-se com vários tons, que vão do castanho ao branco e preto.
    Alimentam-se de peixes. Lulas e crustáceos. Os juvenis ingerem sobretudo crustáceos.
    São essencialmente sedentários, embora a área de alimentação seja bastante variável. Quando em terra, junta-se em grandes grupos, com cerca de 1000 indivíduos.
    O tempo médio de vida varia entre os 25 e os 35 anos, chegando mesmo a atingir 40 anos.


    A-     2, 3,5, 6, 7, 9, 13, 15, 17,  18

    Texto 2

    REPRODUÇÃO DAS FOCAS
    Têm os filhos em terra, apenas um de cada vez.
    Para dar à luz têm que se dirigir às praias, aonde não só estão expostas aos ataques dos animais terrestres, como não encontram ali o alimento apropriado. Por isso é de toda a conveniência para a foca fêmea que as crias se desenvolvam em pouco tempo e se tornem independentes o mais rapidamente possível.
    O leite da foca é extraordinariamente rico - contendo 50% de gordura - e a cria aumenta de peso à razão de cerca de um quilo por dia. Como durante o período de amamentação a mãe não se alimenta, o que se verifica na realidade é que ela converte a própria gordura em leite, transferindo-a para a cria.

    A-     2, 3,5, 6, 7, 9, 13, 15, 17,  18

    Texto 3

    POR QUE MATAM AS FOCAS?
    A foca branca é muito caçada devido ao valor da pele, empregue na fabricação de casacos e outros adornos.
    A maioria das focas é morta quando tem em torno de duas semanas de idade por conta de sua pelagem, que nesta fase é branca e macia. A extração da pele é feita de maneira violenta, no próprio local da captura, e muitos dos caçadores abandonam as carcaças dos animais no oceano, que nesse período torna-se rubro. A autorização de caça é dada para seis espécies diferentes do animal. As mais atingidas são a harp seal (95% das mortes), seguida pela hooded seal e a grey seal, sendo que as duas primeiras têm como área de “berçário” para suas crias justamente a região onde os caçadores atuam.


    A-     2, 3,5, 6, 7, 9, 13, 15, 17,  18







    Texto 4

    Curiosidades da foca
    Você sabia?
    ·          A maior das focas é a foca-elefante, que mede seis metros e pesa até 3,6 toneladas;
    ·         A foca mais feroz é a foca-leopardo, que até caça pingüins;
    ·         Como mamífero, a foca respira ar como nós, embora consiga aguentar aproximadamente 30 minutos durante um mergulho em busca de alimento;
    ·         Os longos bigodes das focas servem para sentirem as coisas (são muito sensíveis a mudanças de pressão) e auxiliam os olhos durante as caçadas submarinas;
    ·         Quando nasce, a cria da foca já tem quase um metro de comprimento;

    Fonte: http://cantinhodosmiudos.blogs.sapo.pt/71241.html

    A-     2, 3,5, 6, 7, 9, 13, 15, 17,  18

    10. Construindo  um texto coletivo
    ·         A partir das informações escritas  no cartaz , o professor junto com os alunos , definirá o gênero textual a ser construído a partir das informações
    ·         Em seguida professores e alunos organizam as informações levantadas  transformando-as em roteiro do texto a ser produzido.
    ·         A partir dessa organização, coletivamente o texto passa a ser construído sendo que o professor cumpre a importante função de organizador da construção escrita, a partir das falas dos alunos, inserindo os elementos de linguagem necessários que garantirão a coesão textual e chamando a atenção para a coerência das ideias.
    ·         A definição do título pode ser feita tanto no início ou ao final da produção  do texto.
    ·         Após a construção do texto, é necessário o professor realize sua leitura e releitura do texto coletivamente a fim de revisá-lo e promover as alterações que se fizerem necessárias. 

    B-     1,3, 5, 6 , 7, 8, 9
    C-     1- 1, 2, 4, 5, 7
    D-     2, 3, 4, 5, 6, 12
    11     Socializando o texto produzido coletivamente:
    ·         É importante que o texto seja socializado com todos. Assim, como o aluno copia o texto construído coletivamente, o professor também o faz, para no dia seguinte trazê-lo para socialização com a grupo. Esse material passa a constituir o acervo de leitura habitual do grupo.
    ·         Após texto socializado com a turma, professores e alunos decidirão como será socializado com as demais turmas da escola.


    A-     5, 6,


    Elaboração: Patrícia Hansen
    Equipe de Assessoria aos professores Alfabetizadores das Turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
    Coordenação: Sandra Leandro da Silva
    Cariacica,6 de maio de 2013




     Sequência Didática: As Borboletas (Vinicius de Moraes)
    1º Dia: Sensibilização para as atividades:
    ·         Desenhar uma borboleta gigante no papel metro e escrever o poema dentro dele;
    ·         Levar o cartaz ainda sem ilustrá-lo para a classe;
    ·         Ler o poema em voz alta para as crianças "As Borboletas" de Vinícius de Moraes (várias vezes) chamando à atenção das crianças para a sonoridade das palavras; destacando as rimas;
    ·         Questionar com as crianças:
    - Qual o título do poema?
    - Quem escreveu?
    - Fala do que? (levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre as cores do mundo)
    - Falar que se trata de mais um poema de Vinicius de Moraes e que por alguns dias estaremos trabalhando com esse poema.

    AS BORBOLETAS
    "BRANCAS
    AZUIS
    AMARELAS
    E  PRETAS
    BRINCAM
    NA  LUZ
    AS  BELAS
    BORBOLETAS
    BORBOLETAS  BRANCAS
    SÃO  ALEGRES  E  FRANCAS.
    BORBOLETAS   AZUIS
    GOSTAM  MUITO  DE  LUZ.
    AS  AMARELINHAS
    SÃO  TÃO  BONITINHAS!
    E  AS  PRETAS, ENTÃO. . .
    OH, QUE  ESCURIDÃO!"
    (VINICIUS DE MORAES)
    ·         Ler o poema novamente para as crianças apontando as palavras – distribuir papéis coloridos para as crianças e solicitar que usando moldes risquem e decorem as suas próprias borboletas – colá-las no cartaz;

    2º Dia: Conhecendo a estrutura do poema/Ensaio de leitura e escrita:
    - Solicite que os alunos leiam novamente a poesia, para tanto os oriente a lerem da seguinte forma: meninos leiam a primeira estrofe, meninas a segunda, todos juntos a terceira (vá alternando) Observe a entonação da voz dos alunos durante a leitura. Chamar à atenção para as rimas.
    Questione-os sobre o que eles perceberam no poema:
    ·         Como ele está escrito?
    ·         Suas frases vão até o final da linha?
    ·         Como são chamadas as partes que compõem um poema?
    ·         Qual o nome  das palavras que terminam com o mesmo som?
    ·         Como são as borboletas no poema?
    Ø  Jogando com as palavras: (rimas)

    Vamos brincar com as palavras?

    BORBOLETAS RIMA COM____________________________E
    BRANCAS  RIMA COM____________________________E
    AMARELAS RIMA COM____________________________E
     PRETAS RIMA COM____________________________E
    LUZ  RIMA COM____________________________E
    BELAS  RIMA COM____________________________E
    BRANCAS  RIMA COM____________________________E
    AMARELINHAS  RIMA COM____________________________E
    ESCURIDÃO  RIMA COM____________________________E

    3º Dia: Ensaio de leitura/ criação artística:
    ·         Pedir às crianças que tentem ler o poema apresentado na aula anterior (alternando entre meninos, meninas e todos);
    ·         Ler o poema sinalizando as palavras para as crianças;
    ·         Representar uma borboleta utilizando as mãos como carimbo e depois completar a imagem.

    4°Dia: Despertando a curiosidade para a investigação:

    ·         Leitura do poema no cartaz (solicitar que as crianças tentem ler) meninos, meninas, todos;
    ·         Na rodinha: Explorar o tema: O QUE QUEREMOS APRENDER  SOBRE AS BORBOLETAS? O que são?  Como são? Como nascem? Do que se alimentam? Quantas patas tem? Quais as utilidades das borboletas? (levantando os conhecimentos prévios das crianças) – construa um pequeno texto com as perguntas (curiosidades) apresentadas pelas crianças;5º Dia: Leitura de imagens e observação das características das borboletas
    ·         Leitura oral coletiva do texto no cartaz;
    ·         Leitura de imagens: exibição em PowerPoint de imagens de várias borboletas – dialogando com as crianças sobre as imagens exibidas;
    ·         Construção coletiva de uma lista das características percebidas nas imagens;

          5º Dia:  Ensaio de leitura e escrita
    ·         Leitura coletiva do poema (só as crianças);
    ·         Leitura oral (educadora);
    ·         Reflexão sobre a palavra: BORBOLETA – Pedir para que as crianças localizem  a palavra borboleta no texto escrito. Observamos a palavra e sua inicial, sua final, quais as letras intermediárias, quantas sílabas, quantas letras, qual a primeira sílaba, qual a última sílaba, quais a sílabas intermediárias (usar a escrita para representar o que estar sendo trabalhado);
    ·         Montagem da palavra BORBOLETA com as letras móveis (cada criança) apoiando-se na palavra escrita na lousa;

    6º Dia: Leitura e contação:
    ·         Contação de história: O nascimento da borboletinha com utilização de imagens (cartonadas);
    ·         Brincando com os dedinhos: entregar canetinhas coloridas às crianças e solicitar que elas desenhem (olhinhos, bocas ) nos dedinhos para representar a lagarta;
    ·         Brincar de massinha, modelando e desenvolvendo a coordenação motora,fazer borboletas

           7º Dia: Aprofundando o conhecimento e produção escrita:
    ·         Leitura coletiva do poema (com alternância dos grupos);
    ·         Exibição de vídeo: A metamorfose da borboleta;
    ·         Discussão na rodinha sobre o que viram no vídeo: as fases de crescimento da borboleta;
    ·     Trabalhar com a identificação de palavras representando essas fases: OVO – LAGARTA – CASULO – BORBOLETA (escrever as palavras na lousa e lê-las com as crianças);

      8º Produzindo e interpretando legendas
    ·         Fazer a produção de legendas para as etapas de crescimento da borboleta.
    ·          Mostrar as imagens e as crianças deverão falar sobre  o que estar acontecendo:
    ·         Entregar à cada criança uma folha de papel ofício previamente organizada;
    ·         Solicitar que as crianças desenhem de acordo com as palavras escritas e com o que foi observado no vídeo (imagens)
           9º Dia:  De lagarta a borboleta, que bela experiência
    ·         Trabalhar com as crianças possíveis transformações que acontecem na natureza. Solicite que digam o que pensam e o que sabem sobre esse tema. Depois de ouvir as opiniões e pensamentos sobre o tema, solicite às crianças que consultem o dicionário, a fim de descobrirem o significado da palavra metamorfose. Peça que alguns leiam e expliquem o que entenderam.
    ·         Em seguida, proponha a contação da história “De lagarta a borboleta” da autora Camila de la Bedoyere editora Zastras, que tem como sinopse a sequência de vida da borboleta, que se inicia como lagarta, relatando fatos sobre sua forma, seus hábitos e modo de sobrevivência. Por meio de fotos e legendas, acompanha o acasalamento, a postura dos ovos, o nascimento e o crescimento da lagarta, sua transformação em pupa, a formação do casulo e a mudança de lagarta para borboleta, que logo recomeça mais um ciclo de vida. Ao final, há um glossário dos termos grifados e sugestões para pais e professores ampliarem o assunto com as crianças.
    Outra história interessante que pode ser trabalhada é a seguinte:
    Era uma vez… Uma lagarta envergonhada,
    Que pelo chão se rastejava,
    E todo mundo debochava: Que lagarta desengonçada, Feia e maltratada!
     Ninguém, dela, gostava, As pessoas, ela, assustava. Pobre Dona Lagarta…
    Muito triste ficou, E sentindo-se desprezada, Em um casulo se fechou. E assim…
    Passaram-se os dias, Ninguém, a sua falta, sentia,
    Até que em belo cenário, Enquanto o sol, a vida, aquecia, E a rosa, o jardim, floria, Em um galho pendurado, O casulo se abria. E uma linda borboleta, De asas bem coloridas, O casulo deixou,
    Alegrando nossa vida. E, todos viram o milagre, Que a natureza preparou,
    A feia e envergonhada lagarta, Na borboleta se transformou.
    Já não era desengonçada, Mas, linda e cheia de graça, E a todos superou.
    Pois, não mais se rastejava, Pelo contrário, voava O céu, enfim, conquistou.
     (Vera Ribeiro Guedes)
    Utilizando a imaginação das crianças por intermédio da história proponha uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.  
     10º Dia:  Recordando a metamorfose - Atividade - aproximadamente 60 minutos
    Professor, antes dessa atividade, seria interessante providenciar um casulo para os alunos conhecerem e acompanharem sua metamorfose constatando como realmente ocorre esse processo. É importante elaborar com a turma uma ficha para registrar, diariamente, as alterações observadas no casulo. Se não encontrá-lo ou quiser reforçar a observação feita, leve os alunos à sala de multimídia para ver um vídeo real de transformação, sugerimos:
    VÍDEO: A METAMORFOSE DA BORBOLETA
        e/ou
    VÍDEO: O BRASIL É O BICHO: A transformação da borboleta
    Aproveitando a presença na sala de multimídia, acesse o sitio http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2 que também trata sobre as fases da transformação da borboleta, o qual vai enriquecer os conhecimentos construídos sobre o tema. 
    Uma outra opção
    Depois de assistir aos vídeos, reúna a turma em três grupos e providencie cartolina branca. Cada grupo deverá representar utilizando como recurso massinha de modelar ou pintura cada fase da metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 2ª larva, 3ª pupa e 4ª adulto. Em seguida, exponha os trabalhos pela sala, a fim de que sejam visitados pelos pais dos alunos e outras turmas. Veja uma sugestão:   
    FASES DA METAMORFOSES DA BORBOLETA
    Alunos:_________________________________________________     
    1ª fase: ovo
    2ª fase: larva
    3ª fase: pupa
    4ª fase: adulta


    LIVRINHO METAMORFOSE






    11º Dia: Retomando as características das borboletas e produção artística:
    ·         Fazer novamente a apresentação em slides de várias imagens de borboletas;
    ·         Pedir para que as crianças falem o que descobriram sobre as borboletas e enquanto elas relatam você escreverá um texto: Nossas descobertas sobre as borboletas.



    12º Dia – leitura e escrita:

    ·         Pedir para que as crianças leiam coletivamente e em voz alta o poema;
    ·         Entregar para as crianças o texto fatiado do poema e em grupinho pedir para que o montem no papel metro (dois grupinhos) se apoiando no que está exposto na classe;
    ·         Cada grupo lê o seu cartaz;

    13º Dia: Localizando letras e cores: de posse do cartaz
    ·         Fazer a leitura do poema alternando meninos e meninas;
    ·         Entregar folhas impressas com o poema em letras garrafais;
    ·         Pedir às crianças para procurarem as vogais – letras: A/E/I/O/U no poema e circulem;
    ·         Pedir que localizem as cores: BRANCAS/ PRETAS/AZUIS/AMARELAS, etc, circulem e pintem com a cor indicada;

    ·         14º Dia: Recriando poema:
    ·         Conversar com as crianças que assim como Vinícius de Moraes e outros, nós também podemos construir nosso poemas;
    ·         Discutir e tentar reescrever o poema  ou criar um novo poema coletivo a partir do tema borboleta e lagarta – Na lousa;
    ·         Ler e reler o poema criado  e reescrevê-lo até ficar bom;
    ·         Escrever o poema  no papel metro e expor na sala;
    Confecção de livrinho (sugestão)






    Sequencia Didática do livro "História em 3 Atos"






























    Sequência Didática A Casinha da Vovó
    Para iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns passos importantes:
    - Confecção de Cartazes:
    • Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra  imprensa maiúscula;
    • Cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa minúscula;
    • Cartazes com a parlenda escrita em letra cursiva;
    • Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.
    - Criação de Fichas:
    • Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa maiúscula, minúscula e letra cursiva);
    • Fichas com as frases da parlenda escritas sem espaçamento, ouseja, emendadas;
    • Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda;
    • Fichas com palavras divididas em sílabas.
    ATIVIDADE  1:
    Capacidades: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do gênero e do suporte na compreensão de textos.
    • Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
    • Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
    • Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.• Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.• Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.• Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.• Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).• Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:A) De quem é a casinha?B) Como é a casinha?C) Por que o café está demorando?Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta da capacidade sugerida.
    A Casinha da Vovó – Atividades 2, 3 e 4
    Estas atividades devem ser trabalhadas de acordo com a sequência proposta para que o aprendizado aconteça. Ela deve ser trabalhada principalmente com alunos que apresentam dificuldades de aprendizado e compreensão da língua escrita. A última atividade a ser postada será uma proposta de avaliação para verificar o aprendizado. Acompanhe!Ressalto que as atividades 2, 3 e 4 ser referem às mesmas capacidades.
    Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
    ATIVIDADE 2
    Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul.Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.Circule na parlenda a palavra CASINHA.Desenhe a casinha da vovó.ATIVIDADE 3Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles coloram de lápis verde os espaços em branco, levando-os aperceber que em cada espaço temos uma nova palavra.Peça que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.Mostre que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o,com, pó) ressaltando que elas são palavras. Peça para eles circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.A) Quantas letras tem?B) Qual é a letra inicial?C) Qual é a letra final?Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras. Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.
    ATIVIDADE  4
    Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem a palavra Casinha. Agora, peça que vejam a figura da casa e depois organize as letras para formar o nome da figura (registro no caderno): Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organize-as de maneira correta. Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó). Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno. Para a atividade anterior utilize as fichas com letras imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.
    A Casinha da Vovó – Atividades 5 e 6
    Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
    ATIVIDADE 5
    Peça para que os alunos completem o quadro a seguir: PALAVRA No DE LETRAS
    ACASINHADAVOVÓCERCADINHADECIPÓOCAFÉESTÁDEMORANDOCOMCERTEZANÃOTEMPÓAgora, disponibilize jornais e revistas para que os alunos encontrem, recortem e colem palavras com 2, 3, 4, 6 ou mais letras (uma palavra de cada).
    ATIVIDADE  6
    Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.Aponte cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem a spalavras correspondentes aos desenhos.
    A Casinha da Vovó – Atividades 7, 8, 9 e 10
    Continuando a sequência de atividades elaboradas com base na parlenda “A Casinha da vovó”
    Conheçam agora as Atividades 7, 8, 9 e 10. Observe que as atividades foram elaboradas com base nas capacidades que os alunos devem alcançar ao final do trabalho. Acompanhe as atividades que antecedem a essas acessando Atividade 1; Atividades 2, 3 e 4 e Atividades 5 e 6 para seguir a sequência didática sugerida.
    Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
    ATIVIDADE  7
    Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa maiúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética)e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.Apontar as letras: C S N HC D N H R T P F S A I.
    6. Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: “Qual palavra da parlenda formamos”?
     ”CASINHA”
     Peça para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que iniciam com a letra “C”, colorindo-as de verde ou que tenham a letra “C” no meio da palavra, colorindo-as de azul. Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel. Disponibilize jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com a letra “C” no início.
    ATIVIDADE  8
    • Apresente aos alunos o 3º cartaz (letra imprensa minúscula) e compare-o com o 1º cartaz, fazendo perguntas aos alunos, identificando as diferenças entre eles (mostre que livros, jornais, revistas são escritos com este tipo de letra).
    • Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
    • Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
    • Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
    • Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
    • Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
    • Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
    ATIVIDADE  9
    • Apresente o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade 8 acima.
    • Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
    • Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
    Capacidades: Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonológica: grafema-fonema.
    ATIVIDADE 10
    • Utilize novamente o cartaz da parlenda.
    • Escolher uma palavra da parlenda.
    • Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
    • Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda(utilize as fichas com as palavras).
    • Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas,de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4sílabas.
    • Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas)para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
    • Complete a tabela:  PALAVRAS    Nº  DE LETRAS     Nº de SÍLABAS
    CASINHAVOVÓCERCADINHACIPOCAFÉCOMCERTEZANÃOPÓ
    • Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.
    • Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.










    SD - OS 10 SACIZINHOS




















































    Sequência didática:
    O CASO DA LAGARTA QUE TOMOU CHÁ DE SUMIÇO



    Sequência Didática: Conhecendo os Insetos.
    Gênero: Conto
    Título: “O caso da lagarta que tomou chá de Sumiço”





    PRINCÍPIOS DIDÁTICOS
    1-      Ensino Reflexivo;
    2-      Ensino centrado na problematização;
    3-      Ensino centrado entre pares;
    4-      Ensino centrado na explicitação verbal;
    5-      Favorecer a argumentação;
    6-      Sistematização dos saberes;
    7-      Valorizar o conhecimento do aluno;
    8-      Incentivar a participação do aluno;
    9-      Diversificar as estratégias didáticas;
    10-    Ensino centrado na progressão.
     OBJETIVOS: O que os alunos podem aprender com essas atividades?
    ü Conhecer e apreciar um texto que faz parte do repertório popular de nossa cultura, um conto infantil.
    ü Ler antes de saber ler convencionalmente.
    ü Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito.
    ü Ampliar a competência comunicativa do aluno;
    ü Demostrar capacidades de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem;
    ü Ampliar o conhecimento sobre os insetos;

    Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Artes, Ciências Naturais, Matemática e História.
    Eixo – Oralidade:
    a) Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas;
    b) Emitir opiniões e fazer comentários pessoais.
    c) Participar de interações orais em sala de aula, questionamento, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
    d) Valorizar os textos de tradição oral reconhecendo-os como manifestações culturais.
    Eixo – Leitura:
    a) Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor.
    b) Realizar inferências em textos de diferentes gêneros lidos pela professora.
    c) Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas.
    d) Ler e reconhecer os gêneros textuais no contexto social (conto, bilhete);
    Eixo – Escrita:
    a) Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
    b) Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
    c) Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
    d) Dominar as correspondências entre letras e seu valor sonoro de modo a escrever palavras e frases simples (SEA);
    e) Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondência regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro;
    f) Compreender o valor sonoro das letras (grafemas/fonemas);
    Eixo- Produção de texto:
    a)     Produzir textos escritos de gênero, temática e vocabulário familiares.
    Eixo- Números e operações:
    -Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções;
    -Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
    -Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números;
    -Resolver situações problemas envolvendo adição e subtração simples.
    Eixo- grandezas e medidas:
    -Identificar unidades de tempo-dia, semana, mês, ano e utilizar calendário.
    Eixo- tratamento da informação:
    -Ler, interpretar e transpor informações situações e configurações (do tipo: gráficos, tabelas), para compreender os fenômenos sociais.
    -resolver e elaborar problemas a partir das informações de um gráfico.

    Direitos gerais de aprendizagem de História, Geografia e Ciências Naturais:
    -Entender conceitos básicos de Ciências;
    - Classificar os animais de acordo com a sua espécie;
    - Interpretar textos científicos: as etapas da metamorfose da borboleta;
    - Distinguir as práticas sociais, políticas e econômicas e culturais especificas dos seus grupos de convívio locais, regionais e nacionais na atualidade: a extinção das borboletas na natureza;
    CONTEÚDOS
    ·        Práticas de leitura e escrita;
    ·        Apropriação do sistema de escrita alfabética;
    ·        Características dos insetos e comparação com outros animais;
    ·        Metamorfose da borboleta;
    ·        Sequência numérica;
    ·        Gráfico e tabela;
    ·        Situações problemas.
    Recursos utilizados: quadro, cadernos, pincel para quadro branco, data show, DVD, CD, Rádio, lápis grafite e de cor, tesoura, tinta guache, folha sulfite, impressora, pincel, cola, revistas, livros para recorte, massa de modelar, papéis laminados, desenho impresso, computador: Tux Paint, internet, máquina fotográfica.
    Disciplinas trabalhadas: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências, Geografia e História.
    Tempo de duração: 15 dias

    -Sensibilização dos estudantes: explorar a capa do livro, autor, imagens etc.
    -Explorar o conhecimento prévio dos alunos em relação à história.
    -Leitura da história: O caso da lagarta que tomou chá de sumiço  realizada pela professora com o uso do data show.
    -Explicar o gênero conto.
    Obs. Dar pausa após a fala de cada personagem da história e fazer questionamentos.
    1)    O que pode ter acontecido com a lagarta?
    2)    Será que coruja irá encontra-la?
    3)    O que quer dizer chá de sumiço?
    4)    Onde ela deve estar?
    5)    Há quantos animais na história?
    6)    Que tipo de animais vive na floresta?
    7)    Qual é a diferença entre eles?
    - APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA PENSE:
    -Que outra estratégia a coruja poderia ter utilizado para resolver este mistério?
    -Após a leitura os alunos irão recontar a história.
    - Elaborar uma lista com alguns animais da história escolhido pelas crianças com suas respectivas características: (professora-escriba)
    - Joaninha: inseto- pequeno- com bolinhas.
    -Coruja: ave, bota ovos, corpo com penas.
    -Tatu: corpo com carapaça, mamífero.
    -Ilustrar a história.
    -Estudar o processo de metamorfose das lagartas através de textos científicos.
    -Escreva o nome dos animais que aparecem na história: (atividade impressa)
    Complete o que se pede.


    Complete o que se pede: (atividade impressa)
         Animal
    Número de sílabas
    Número de letras
    Joaninha
     Coruja
    Galinha
    Aranha
    Centopeia
    Lagarta
    Preguiça
    Mosca
    Abelha
    Camaleão
    borboleta
    Tatu

    -Faça um desenho de como a personagem principal era no início da história e como ficou no final:

    Antes
    Depois

    Colocar os animais em ordem alfabética:

    tatu
    1-abelha
    coruja
    2-aranha
    aranha
    3-borboleta
    preguiça
    4-camaleão
    camaleão
    5-centopeia
    joaninha
    6-coruja
    abelha
    7-galinha
    galinha
    8-joaninha
    tucano
    9-mosca
    mosca
    10-preguiça
    centopeia
    11-tatu
    borboleta
    12-tucano

    -Vídeo: a metamorfose da borboleta (cocoricó).
    -Escrever o nome dos animais com letra móvel:
    -BORBOLETA: B- O- R -B –O- L- E- T- A
    -Leitura oral do cartaz.(cartaz ilustrado com Poesia: As borboletas.)
    -Cabeçalho com nome completo.
    Resolução de problemas:
    -Se uma aranha tem 8 pernas. Quantas pernas tem 2 aranhas?
    R: Tem 16 pernas.
    -Adivinhas:
    a)     Vivo bem ao mundo, pois devagar vou longe, meu nome inicia com a letra P e termina com a letra A? R: Preguiça
    b)    Quem tem pernas para dar e vender começa com a letra C e termina com a letra A? R: Centopeia
    Vídeo: Vida de Insetos em data show.
    -Discussão oral sobre o filme e seus personagens.
    -Confecção da lagarta com dobradura .
    -Caça-palavras da borboleta.

     Avaliação:

     Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitudes quanto à incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.


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