LEILÃO DE JARDIM
CECÍLIA MEIRELES
Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera, uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro ?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
Este é meu leilão!
Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera, uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro ?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
Este é meu leilão!
PROJETO LEILÃO DE JARDIM
Objetivo Geral -Contextualizar e explorar atividades de Educação Ambiental, desenvolvendo oportunidades
para o despertar de atitudes conscientes de manutenção e preservação
de diferentes espécies, além de promover e incentivar a interação
entre pares a apropriação de conhecimentos de modo interdisciplinar
e transdisciplinar.
-Linguagem oral e escrita
-Promover a reflexão e problematização sobre a construção da escrita oportunizando e incentivando tais produções.
-Conhecer, reconhecer e identificar diferentes estilos de textos.
-Promover a elaboração de hipóteses e registros.
-Experimentar e participar da elaboração de textos e listas.
I – Sensibilização
-Releitura da Obra de Arte
-Questionar os alunos quanto às características do local anotando na lousa suas percepções.
-Comentar que a ilustração trata-se de uma obra-de-arte e chamar a atenção dos
alunos quanto aos detalhes.
-Conversar sobre o tema Jardim, questionando-os quanto as suas características
e elementos que o compõem, conforme hipótese da classe elaborando
uma lista com os elementos mencionados (cartaz) em papel pardo com o
nome e ilustração.
II – Apresentação
-Transcrever a poesia “Leilão de Jardim” em papel pardo. Leitura.
_Explicar às crianças as características de um texto poético.
-Ler a poesia acompanhando a escrita do cartaz sem ler o título. Questionar sobre
o assunto da poesia e os elementos que a compõe, comparando-os com
a lista da hipótese inicial.
-Acrescentar ou reconstruir o cartaz inicial com a nova composição dos elementos
em lista.
-Se já trabalhada a ordem alfabética, pode-se organizá-la com o auxílio dos alunos.
III – Desenvolvimento
-Leitura da poesia (sem mencionar o título) e estimular os alunos a criarem um
título para ela. Anotar as sugestões na lousa.
-Apresentar o título e a autora da poesia e explicar e explorar o significado da
palavra leilão.
-Sugerir que observando a lista ilustrada com os elementos da poesia, os alunos produzam
através de desenho e/ou pintura seu próprio jardim.
-Após a produção, fixar todas na lousa e incentivar a apreciação de cada uma delas.
-Realizar uma leitura da poesia e cobrir os elementos da lista com uma tira de papel
pardo solicitando que pesquisem e recortem e/ou desenhem tais elementos para ilustrar a poesia.
-Incentivá-los a descobrir rimas e comparar o texto poético a outros. Ex. história
em quadrinhos, um texto narrativo de livro infantil e jornalístico,
receita e bilhete. Poderá ser confeccionado um cartaz na classe contendo
tais tipos de texto para que os alunos possam perceber as diferentes estruturas e estilos.
-Após desenvolver atividades interdisciplinares sugere-se uma atividade de escrita espontânea
a partir das listas produzidas.
-Construção de palavras da lista com alfabeto móvel.
-Brincadeira de forca ( na lousa) para descobrir qual a palavra da lista está sendo trabalhada.
IV- Áreas Envolvidas
-Pesquisa em livros e revistas de ilustrações de um jardim.
-Passeio pelo bairro para identificar a presença ou não de jardins nas imediações.
-Desenho de
observação: O jardim que eu vi.
-Pintura de círculo e colagem de palitos para confeccionar o Sol. Contagem dos
palitos.
-Apresentação de cartaz ou ilustrações de diferentes flores, incentivando a percepção
de diferentes cores, formas e nomes. Desenho: As flores.
-Explorar quais
formas e linhas pode ser utilizado para desenhar flores diferentes,
sugerindo que alunos (que se proponham) as desenhem na lousa para observação
dos amigos incentivando a linguagem e o discurso oral.
-Confecção de flores no azulejo – recorte, colagem e pintura.
-Pintura com molde vazado e montagem das flores em palitos.
-Pintura de copinho descartável de café – parte interna - e montagem de flores
( recorte).
-Mosaico. O Sol com EVA amarelo.
-Dobradura utilizando quadrados. As Borboletas com garfinhos de madeira.
-Pesquisa: Coleção Natureza: Plantas e Insetos para observação e leitura de curiosidades.
-Molde da borboleta com pintura espelhada para fantoches de palito.
-Cartaz para observação: As Borboletas
-Confecção
da Borboleta utilizando diversos materiais a serem selecionados pelos
próprios alunos.
-Modelagem da libélula com massinha.
-Dobradura: A Joaninha (que pode ser realizada com a garrafa PET pequena).
_Dobradura
com círculos: Passarinho-Releitura da Obra de Romero Brito Butterfly
-Pintura da borboleta com legenda numérica e correspondência com cores.
Desenho: O caracol com barbante e pintura.
-Dobradura
com círculos: A formiga.
-Confecção de um formigueiro – Observação e experiência.
-Sugestão de filmes; Lucas no Formigueiro e Vida de Inseto.
-Dobradura:
O sapo, com círculos e impressão com as mãos.
-Músicas que podem ser trabalhadas em cartazes que podem servir de referência para
atividades de localização de letras ou palavras, completar ou identificar palavras nos textos: Borboletinha,
Sapo Cururu, O Sapo Não Lava o Pé, A Formiguinha.
Matemática
-Identificação, transformação e produção utilizando figuras geométricas.
-Transformação de imagens tridimensionais em bidimensionais.
-Identificação de legendas e numerais.
-Quantificação de objetos e formas para a construção de diversas produções.
-Interpretar correspondência entre numerais e cores.
Artes
-Ampliação do universo cultural dos alunos promovendo o acesso às produções
artísticas e obras de arte.
-Promover a transformação e elaboração de produções artísticas através do
contato com diferentes materiais e técnicas.
-Ampliar a capacidade de observação incentivando o desenvolvimento de um “olhar
crítico”.
_Promover a valorização, incentivo e apreciação às produções individuais e coletivas.
Música
-Explorar o repertório popular de músicas infantis, ampliando-o.
-Contextualizar atividades relacionadas à linguagem oral e escritas.
-Elaborar e compartilhar passos para a dança da música
-Desenvolvimento da compreensão rítmica e compasso para acompanhar as músicas trabalhadas.
-Joaninha Pequenina – Organizar um livrinho com tais músicas e ilustrações.
Natureza e Sociedade
-Explorar as hipóteses e resgatar o conhecimento prévio dos alunos quanto às características
do meio ambiente de algumas espécies (insetos).
-Conhecer características físicas e biológicas de animais e plantas (habitat, cuidados, alimentação,
etc.).
-Identificar e adotar atitudes de preservação.
-Atuar como agente multiplicador.
-Incentivar e promover o hábito da pesquisa e da troca de conhecimento entre os
alunos.
V - Finalização
Montagem de um painel coletivo com a pintura de um jardim e enriquecê-lo com as
atividades de artes desenvolvidas nas aulas.
Audição da música Primavera da Eliana.
Um comentário:
Que lindo! Amei!!
Postar um comentário