sexta-feira, 29 de março de 2013
sábado, 16 de março de 2013
sábado, 2 de março de 2013
Projeto Nome Próprio e Próprio Nome
PROJETO: PRÓPRIO
NOME E NOMES PRÓPRIOS
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Objetivos
• Realizar a leitura do próprio nome e do de alguns colegas.
• Reconhecer as letras.
• Escrever o próprio nome.
Ano
1º ano
Tempo estimado
Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.
Material
necessário
Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto
(com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.
Desenvolvimento
1ª ETAPA
Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e
explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio:
"Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e
incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha
no cartaz.
2ª ETAPA
Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras usando
como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver
grafado "Amanda", conduza a discussão indicando que a palavra começa
com o mesmo A de "Ana" e de "Amélia".
3ª ETAPA
Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados
em A e O, revele a última letra e pergunte: "É de menino ou de
menina?" Para nomes parecidos - Rodrigo e Rogério, por exemplo -, revele
as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra. Em
outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos
dos dois.
4ª ETAPA
Após a leitura, distribua a cada um a
ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito com o alfabeto
móvel. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: "Tem certeza de
que é essa letra?" ou "A letra está do ‘lado’ correto?" Observe
as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.
5ª ETAPA
Proponha que as crianças escrevam o
próprio nome em seus desenhos e outras atividades. Sempre que houver confusões
entre letras parecidas (o S e o Z, por exemplo), oriente os pequenos a
consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas.
Avaliação
Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de
escrita. Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a escrever
o nome, proponha que passe para o nome de um colega - com ou sem o auxílio das
fichas, dependendo do caso.
HORA DA CHAMADA
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Objetivos
• Realizar a leitura do próprio nome e do de alguns colegas.
• Reconhecer as letras.
• Escrever o próprio nome.
Ano
1º ano
Tempo estimado
Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.
Material
necessário
Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto
(com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.
Desenvolvimento
1ª ETAPA
Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e
explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio:
"Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e
incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha
no cartaz.
2ª ETAPA
Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras usando
como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver
grafado "Amanda", conduza a discussão indicando que a palavra começa
com o mesmo A de "Ana" e de "Amélia".
3ª ETAPA
Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados
em A e O, revele a última letra e pergunte: "É de menino ou de
menina?" Para nomes parecidos - Rodrigo e Rogério, por exemplo -, revele
as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra. Em
outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos
dos dois.
4ª ETAPA
Após a leitura, distribua a cada um a
ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito com o alfabeto
móvel. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: "Tem certeza de
que é essa letra?" ou "A letra está do ‘lado’ correto?" Observe
as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.
5ª ETAPA
Proponha que as crianças escrevam o
próprio nome em seus desenhos e outras atividades. Sempre que houver confusões
entre letras parecidas (o S e o Z, por exemplo), oriente os pequenos a
consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas.
Avaliação
Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de
escrita. Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a
escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega - com ou sem o
auxílio das fichas, dependendo do caso.
FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
A) ESCREVA
O NOME DE
UM COLEGA QUE:
1- TERMINA COM A
LETRA A 2- TERMINA
COM A LETRA O
_________________________ _________________________
3- COMEÇA COM A LETRA
G
4- TÊM 8 LETRAS
_________________________ _________________________
5- TERMINA COM A
LETRA E 6- COMEÇA COM A LETRA F
_________________________ _________________________
“NOME
BONITO”
(JANE EMIRENE)
MAMÃE ESCOLHEU
MEU NOME
PAPAI TAMBÉM
AJUDOU.
É O NOME MAIS
BONITO
QUE ALGUÉM JÁ
INVENTOU!
LISTANDO NOMES – 1º ANO
MENINOS
|
MENINAS
|
trabalhando com alfabeto e nomes
TODO MUNDO TEM UM NOME
TODO MUNDO
TEM UM NOME.
DIGA
LÁ QUAL É
O SEU
MARIANA,
RODRIGO,
JÚLIA
OU ANDRÉ ?
O
SEU NOME COMO É
?
GENTE
TEM SOBRENOME
(TOQUINHO)
TODAS AS
COISAS TÊM NOME,
CASA,
JANELA E
JARDIM.
COISAS NÃO
TÊM SOBRENOME,
MAS A
GENTE SIM.
TODAS AS
FLORES TÊM NOME:
ROSA,
CAMÉLIA E JASMIM,
FLORES NÃO
TÊM SOBRENOME,
MAS A
GENTE SIM
TODAS AS FRUTAS TÊM NOME
TODOS OS BICHOS TÊM NOME
GIRAFA, PAVÃO E CUPIM
BICHOS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
TODOS OS DOCES TÊM NOME
BOMBOM, CHOCOLATE E PUDIM
DOCES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
LISTA DE PRESENÇA
Nº
|
NOME
|
ASSINATURA
|
01-
|
||
02-
|
||
03-
|
||
04-
| ||
05-
|
||
06-
|
||
07-
|
||
08-
|
||
09-
|
||
10-
|
||
11-
|
||
12-
| ||
13-
|
||
14-
|
||
15-
|
||
16-
|
||
17-
|
domingo, 24 de fevereiro de 2013
Assinar:
Comentários (Atom)
.png)
.gif)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.png)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.gif)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.png)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.gif)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.png)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)































