Coleção coletiva de tampinhas
Objetivos
Desenvolver a escrita de números com mais de um algarismo
Compreender o sistema de numeração decimal
Resolver problemas simples de adição
Desenvolver a escrita de números com mais de um algarismo
Compreender o sistema de numeração decimal
Resolver problemas simples de adição
Conteúdos específicos
- Contagem periódica de objetos (coleções)
- Problemas de adição (agregar)
- Produção de notações numéricas
- Comparação de grandezas numéricas
- Contagem e recontagem
- Explicitação, análise e comparação dos procedimentos selecionados
Ano
1º e 2º ano.
Tempo estimado
8 aulas
Material necessário
Tampinhas (de refrigerante, suco e outras)
Flexibilização
Para alunos com deficiência auditiva
Ao organizar a roda de conversa fique atento para não dar explicações de costas para o aluno com deficiência auditiva. Posicione-o de frente para você para ampliar o contato visual. Quando separar a turma em grupos, incentive que o estudante participe realizando as contagens e as registrando. Se considerar necessário, repita as propostas e verifique se ele está acompanhando a atividade. Para as discussões sobre os procedimentos na 3ª etapa, peça que aluno aponte em uma tabela numérica as contagens realizadas. Ele pode ir de um em um ou fazer as relações com a ordem do sistema de numeração. Ter um intérprete de libras na classe é muito importante para o desenvolvimento da comunicação da criança surda. No contraturno, converse com o AEE para que também trabalhe a expressão dos números em libras.
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa: Iniciando uma coleção coletiva
Inicie a atividade com uma roda de conversa e perguntar para as crianças se alguém coleciona alguma coisa ou se conhece alguém que colecione.
Leve para a sala de aula uma coleção de tampinhas e pergunte se a turma topa dar continuidade à coleção. As tampinhas poderão servir, futuramente, de peças para jogos de percurso ou outros envolvendo a contagem.
Organize as crianças em grupos de quatro e entregue para cada grupo uma certa quantidade de tampinhas para que contem e registrem. Conforme o andamento da atividade, ofereça, para os grupos que precisarem, uma fita métrica, uma cartela de loteria ou uma tabela numérica como apoio para a contagem e para o registro das quantidades.
Depois que cada grupo anotou sua quantidade de tampinhas, organize a socialização dos registros.
Antecipação dos possíveis registros das crianças:
- Faz desenhos ou marcas correspondentes a cada peça da coleção;
- Escreve a série numérica, colocando um número para cada peça da coleção;
- Anota um único algarismo representando o total de tampinhas;
- Organiza as tampinhas em grupos e anota a quantidade de cada grupo (depois soma).
Marque na lousa quantas tampinhas cada grupo contou.
Compare o estado das coleções, perguntando para os alunos:
- Que grupo tem maior quantidade tampinhas?
- Que grupo tem a menor quantidade de tampinhas
- É possível saber sem ter que contá-las novamente?
A continuidade dessa proposta será seguir colecionando tampinhas e, semanalmente, controlar o crescimento da coleção.
2ª etapa: A coleção cresce e novos problemas aparecem
Monte um cartaz para registrar a como a coleção vai evoluindo a cada aula. Deixe-o fixado em uma das paredes da sala.
Grupos/Datas | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 | Dia 4 | Dia 5 | Dia 6 | Dia 7 | Dia 8 |
Grupo 1 | ||||||||
Grupo 2 | ||||||||
Grupo 3 | ||||||||
Grupo 4 | ||||||||
Grupo 5 | ||||||||
Grupo 6 |
Entregue mais algumas tampinhas para cada grupo. Peça que calculem com quantas ficaram, anotando o novo total no cartaz. Observe quem retoma a contagem a partir do número 1 e quem faz a sobrecontagem - isto é, quem continua a contagem a partir da quantidade que já conhecia.
Se a maioria da turma tiver recursos de contagem que vá além de contar de um em um, proponha que cada grupo calcule o total de tampinhas da coleção da turma. De qualquer forma, proponha que façam a contagem e registrem o total em um quadro numérico que também ficará fixado na sala.
Se houver, por exemplo, 20 tampinhas na coleção, todos os quadrinhos do quadro, até o 20, serão marcados com X. Ao trazer mais duas tampas, a criança vai fazer um X no 21 e outro no 22, realizando uma sobrecontagem, sem precisar contar todas as tampinhas novamente a partir do 1.
3ª etapa: Discutir os procedimentos utilizados: contagem e sobrecontagem
Proponha que cada grupo verifique novamente a quantidade de tampinhas que possui e anote no papel que está dentro do saquinho de tampinhas de cada grupo.
Um representante de cada grupo vai até outro e explica como calculou. Em seguida, solicite que um representante de cada grupo vá até a lousa para explicar para os demais, como fizeram para calcular. Observe e destaque os grupos que utilizaram a contagem (iniciando do 1) e os que aplicaram a sobrecontagem (iniciando do número registrado na aula anterior).
Proponha que as crianças comparem as estratégias e analisem qual consideram mais adequada para resolver esse tipo de problema.
Entregue para cada aluno uma tabela de dupla entrada, igual à do cartaz que foi colocado na parede da sala. Peça que um representante de cada grupo dite às demais crianças a quantidade de tampinhas obtida no seu grupo para que a anotem em seus quadros. Quem dita escreve no quadro grande, ao lado do nome do seu grupo.
Produto final
Tabela com o registro da coleção de tampinhas da turma.
Avaliação
4ª etapa: Escrita de números grandes
Proponha os seguintes problemas:
Problema 1
Um grupo do 2º ano conferiu suas tampinhas e chegou ao total de oitenta e quatro. Ângela ditou a quantidade obtida para que seus colegas anotassem nos seus quadros. Veja como algumas crianças anotaram:
Carlos | 64 |
Kauan | 804 |
Nayara | 84 |
Problema 2 Algumas crianças do 2º ano resolveram fazer coleções individuais. Anote ao lado do nome de cada criança a quantidade de peças que ela tem. Procure o número na tabela abaixo:
Raik: ______________________ quarenta e um
Claryce: _____________________ sessenta e três
Simeone: _____________________cento e cinquenta
Evelyse: ______________________ cinquenta e oito
Thais: ________________________ quatrocentos e vinte e três
Vanessa: _____________________ cento e trinta e cinco
100305 | 423 | 6003 | 10050 | 508 | 41 |
1035 | 85 | 1050 | 14 | 58 | 73 |
401 | 135 | 15 | 4623 | 150 | 603 |
324 | 4100203 | 603 | 4023 | 63 | 38 |
Proponha a discussão coletiva após a resolução de cada problema. Incentive que cada aluno justifique suas respostas e procure entender o procedimento do colega.
fonte: NOVA ESCOLA
Tabela numérica
Objetivos - Identificar números até 100. - Ler, escrever e comparar números em diferentes contextos de uso.Conteúdos Ordem de grandeza e regularidade do sistema de numeração. Leitura e escrita numérica. Anos: 1º e 2º
Tempo estimado:no decorrer do ano letivo
Objetivos - Identificar números até 100. - Ler, escrever e comparar números em diferentes contextos de uso.Conteúdos Ordem de grandeza e regularidade do sistema de numeração. Leitura e escrita numérica. Anos: 1º e 2º
Tempo estimado:no decorrer do ano letivo
Material necessário
• Um cartaz como o modelo abaixo, que vá até 100, deve ser afixado para servir de "dicionário" e ser consultado.
• Faça algarismos simples, sem desenhos e bem separados.
• Providencie uma cópia menor para cada aluno e objetos com sequência numérica (fita métrica, calendário ou volantes da Mega Sena).
• As primeiras tabelas devem começar com 1 e não com 0, pois muitos alunos se apoiam na contagem para encontrar as escritas que não conhecem.
• Organize a série de 10 em 10 para a identificação das regularidades.
• Um cartaz como o modelo abaixo, que vá até 100, deve ser afixado para servir de "dicionário" e ser consultado.
• Faça algarismos simples, sem desenhos e bem separados.
• Providencie uma cópia menor para cada aluno e objetos com sequência numérica (fita métrica, calendário ou volantes da Mega Sena).
• As primeiras tabelas devem começar com 1 e não com 0, pois muitos alunos se apoiam na contagem para encontrar as escritas que não conhecem.
• Organize a série de 10 em 10 para a identificação das regularidades.
Flexibilização
Para alunos com deficiência física (cadeirante e com pouca mobilidade nos membros superiores)
Verifique se os lugares por onde a turma vai passear são acessíveis ao aluno. Durante a volta pelas ruas, peça que trabalhem em pares. O colega pode ajudar o aluno com deficiência física a registrar os números observados. Mas providencie pranchetas inclinadas para fixar o papel, lápis e canetas envolvidas em espuma para que ele também possa trabalhar a escrita de números em sala de aula, mesmo que precise de mais tempo para realizar as atividades propostas.
Para alunos com deficiência física (cadeirante e com pouca mobilidade nos membros superiores)
Verifique se os lugares por onde a turma vai passear são acessíveis ao aluno. Durante a volta pelas ruas, peça que trabalhem em pares. O colega pode ajudar o aluno com deficiência física a registrar os números observados. Mas providencie pranchetas inclinadas para fixar o papel, lápis e canetas envolvidas em espuma para que ele também possa trabalhar a escrita de números em sala de aula, mesmo que precise de mais tempo para realizar as atividades propostas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Proponha ao longo do ano atividades envolvendo ordenação de números escritos de diferentes grandezas.
Peça, por exemplo, que os pequenos pesquisem em casa a idade de seus familiares e depois, em sala de aula, ordenem os números coletados na família para determinar quem tem o pai mais velho e o mais novo.
Aos alunos que ainda fazem a escrita invertida, mostre a sequência na parede ou na fita métrica, no calendário etc. Apenas corrigir ou fazê-los copiar várias vezes não resolve o problema.
2ª etapa
Organize uma série de fotos de uma mesma região, mas de diferentes épocas, e anote no verso a data em que foram tiradas. A turma terá de descobrir qual é a mais antiga e a mais recente.
3ª etapa
Outras atividades de ordenação podem ser elencadas. Leve os alunos para dar uma volta e peça que anotem a numeração dos prédios de um trecho da rua. Na classe, proponha que comparem os números, verificando o que muda de um para o outro e se há regularidade.
Avaliação
Promova variadas situações em que os pequenos terão que ler, comparar e registrar números.
FONTE: NOVA ESCOLA
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