Semana de adaptação (1ª
semana de fevereiro)
(Ed. Inf. e/ou 1º Ano do E.F.)
OBJETIVO: Favorecer um ambiente rico em estímulos,
onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus
pensamentos, sentimentos e emoções livremente.
- Segunda
– feira, ---/02/2013
ü Receber as crianças e os pais alegremente,
tirar dúvidas dos responsáveis em relação aos horários.
ü Dispor na mesa brinquedos de montar,
carrinhos, bonecas, massa de modelar, tampinhos e jogos. Deixar as crianças
brincarem livremente, sempre observando.
ü Acalentar as crianças que estão chorando.
ü Preparação para o lanche.
ü Atividade diagnóstica: desenho livre
ü Quem quer brincar de cantar? Com o som e
CDS infantis, propor que as crianças cantem as músicas conhecidas.
ü Hora da saída – brinquedos na mesa enquanto
as crianças esperam os responsáveis.
ü Todas as crianças sairão com uma bola de
assoprar.
- Terça
– feira, ---/02/2013
ü Receber as crianças com muita música.
ü Alguns jogos na mesa
ü Propor uma rodinha no chão para conversa
informal, utilizar um fantoche para apresentação, o fantoche passará por cada
criança para que se expressem utilizando o mesmo.
ü Acalentar as crianças que estão chorando
ü Preparação para o lanche.
ü Hora da história: contar a história de
Chapeuzinho Vermelho
ü Desenho interpretativo da história.
ü Hora da saída – massa de modelar na mesa
enquanto as crianças esperam os responsáveis.
- Quarta
– feira, ---/02/2013
ü Receber as crianças com livros de história
e brinquedos na mesa.
ü Hora da rodinha para conversação, quem
gostou da escola, e da história que a professora contou ontem?
ü Atividade diagnóstica: percursos – fazer
percursos diferentes no chão para que as crianças possam caminhar, o professor
irá observar o equilíbrio, a lateralidade, a coordenação dos membros
inferiores.
ü Preparação para o lanche.
ü Brincadeiras de roda.
ü Hora da saída – jogos diversos na mesa
enquanto as crianças esperam os responsáveis.
ü Todas as crianças sairão com um pirulito
- Quinta
– feira, ---/02/2013
ü Receber as crianças com jogos de encaixe.
ü Acalentar as crianças que estão chorando.
ü Rodinha de conversação – como estou hoje?
Apresentar carinhas com várias expressões para que um aluno de cada vez pegue a
carinha e diga como está. Estimular a oralidade.
ü Preparação para o lanche
ü Cineminha: organizar a turma para assistir
filmes infantis.
ü Hora da saída – solicitar que cada criança
traga um brinquedo amanhã.
- Sexta
– feira, ---/02/2013
ü Receber as crianças, dispor nas mesas
livros de história.
ü Propor uma rodinha: apresentação dos
brinquedos trazidos, nome do brinquedo, tamanho, cor etc. Explorar noções de
tamanho, cores, formas e quantidade.
ü Preparação para o lanche.
ü Desfile de brinquedos: organizar um desfile
na sala
ü Cartaz coletivo: cada criança irá desenhar
seu brinquedo.
ü Hora da saída – muita música para que as
crianças possam dançar livremente.
Profª Gr@ç@
02/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário