terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Semana de adaptação (1ª semana de fevereiro)




Semana de adaptação (1ª semana de fevereiro)
(Ed. Inf. e/ou 1º Ano do E.F.)

OBJETIVO: Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente.


  • Segunda – feira, ---/02/2013
ü  Receber as crianças e os pais alegremente, tirar dúvidas dos responsáveis em relação aos horários.
ü  Dispor na mesa brinquedos de montar, carrinhos, bonecas, massa de modelar, tampinhos e jogos. Deixar as crianças brincarem livremente, sempre observando.
ü  Acalentar as crianças que estão chorando.
ü  Preparação para o lanche.
ü  Atividade diagnóstica: desenho livre
ü  Quem quer brincar de cantar? Com o som e CDS infantis, propor que as crianças cantem as músicas conhecidas.
ü  Hora da saída – brinquedos na mesa enquanto as crianças esperam os responsáveis.
ü  Todas as crianças sairão com uma bola de assoprar.


  • Terça – feira, ---/02/2013
ü  Receber as crianças com muita música.
ü  Alguns jogos na mesa
ü  Propor uma rodinha no chão para conversa informal, utilizar um fantoche para apresentação, o fantoche passará por cada criança para que se expressem utilizando o mesmo.
ü  Acalentar as crianças que estão chorando
ü  Preparação para o lanche.
ü  Hora da história: contar a história de Chapeuzinho Vermelho
ü  Desenho interpretativo da história.
ü  Hora da saída – massa de modelar na mesa enquanto as crianças esperam os responsáveis.


  • Quarta – feira, ---/02/2013
ü  Receber as crianças com livros de história e brinquedos na mesa.
ü  Hora da rodinha para conversação, quem gostou da escola, e da história que a professora contou ontem?
ü  Atividade diagnóstica: percursos – fazer percursos diferentes no chão para que as crianças possam caminhar, o professor irá observar o equilíbrio, a lateralidade, a coordenação dos membros inferiores.
ü  Preparação para o lanche.
ü  Brincadeiras de roda.
ü  Hora da saída – jogos diversos na mesa enquanto as crianças esperam os responsáveis.
ü  Todas as crianças sairão com um pirulito


  • Quinta – feira, ---/02/2013
ü  Receber as crianças com jogos de encaixe.
ü  Acalentar as crianças que estão chorando.
ü  Rodinha de conversação – como estou hoje? Apresentar carinhas com várias expressões para que um aluno de cada vez pegue a carinha e diga como está. Estimular a oralidade.
ü  Preparação para o lanche
ü  Cineminha: organizar a turma para assistir filmes infantis.
ü  Hora da saída – solicitar que cada criança traga um brinquedo amanhã.


  • Sexta – feira,  ---/02/2013
ü  Receber as crianças, dispor nas mesas livros de história.
ü  Propor uma rodinha: apresentação dos brinquedos trazidos, nome do brinquedo, tamanho, cor etc. Explorar noções de tamanho, cores, formas e quantidade.
ü  Preparação para o lanche.
ü  Desfile de brinquedos: organizar um desfile na sala
ü  Cartaz coletivo: cada criança irá desenhar seu brinquedo.
ü  Hora da saída – muita música para que as crianças possam dançar livremente.



Profª Gr@ç@
02/2013

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