PROJETO: CENTENÁRIO DE VINÍCIUS
DE MORAES
O ENCANTO E O CANTO DE VINÍCIUS DE
MORAES
BRINCANDO E APRENDENDO COM A ARCA DE
NOÉ
Duração: Durante o ano de 2013 ou no 2º semestre
Justificativa:
Considerando que numa turma de
primeiro ano, a leitura e a escrita são trabalhadas de forma prioritária,
e que é importante o educador propor atividades lúdicas que favoreçam a
evolução da escrita das crianças, utilizando-se, sobretudo da linguagem visual
e auditiva, permitindo que as crianças sejam autoras de suas próprias obras; e
ainda que, a formação dos futuros leitores e escritores está vinculada à
presença constante dos diversos gêneros textuais, é que darei inicio ao Projeto
, que se estenderá do inicio do ano letivo até a sua culminância em novembro,
quando faremos a apresentação. Escolhi este tema Vinicius de Moraes,
homenageando-o pelo seu Centenário.
Há a necessidade de trabalhar o aspecto social, respeitando o interesse dos
alunos e suas necessidades proporcionando uma variedade de experiências e vivências
educativas.
Objetivo Geral:
Oportunizar às crianças, o
acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia,
música, encenações, recitações de poesias, danças, etc.; levando-as a
constituírem uma relação diferenciada com linguagem, ampliando seu vocabulário
e, consequentemente, tornarem-se futuros leitores e produtores de
textos competentes.
Objetivos Específicos:
-Conhecer a obra do
autor;
-Desenvolver a capacidade de
pensamento crítico;
- Apresentar aos alunos, pais e
comunidade escolar a obra do grande autor;
-Introduzir o trabalho com a língua
escrita através das músicas;
-Despertar nos alunos o gosto pela
poesia e texto literário;
- Trabalhar as músicas sensibilizando
os alunos pelos diversos ritmos musicais;
- Trabalhar através de brincadeiras a
motricidade, esquema e consciência corporal;
- Trabalhar as percepções;
- Desenvolver a oralidade;
- Desenvolver afetividade e
sensibilidade;
- Introduzir noções e conceitos
matemáticos de forma lúdica;
- Adequar à sua obra os conceitos que envolvem meio ambiente
(natureza e sociedade), despertando a consciência ecológica e a
sustentabilidade;
- Identificar progressivamente
algumas singularidades próprias das pessoas com as quais convive no seu
cotidiano e do poeta e compositor Vinícius de Moraes.
Abertura do projeto:
Apresentação o livro: A Arca de Ninguém;
Contada na roda de leitura e aproveitar para
identificar algumas informações na capa: ilustração, conteúdo, editora e
autor;
Aproveitar para falar sobre o poeta
Vinícius de Moraes;
Exibir a história
em vídeo baixados do you tube ou em Power point;
Desenvolvimento das atividades:
·
Listar, no quadro, com a ajuda dos alunos os possíveis animais
que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e
trabalhar com os seus respectivos pares (masculinos e femininos);
·
Na Arca de Noé de nossa turma, vamos trabalhar com poemas e letras de
música de Vinícius de Moraes do CD Arca de Noé 1 e 2;
·
Cada música trabalhada será um par de animais que embarcaram na Arca;
·
Uma Arca estará exposta na sala para a entrada dos animais;
Poema:
As borboletas
·
O professor deverá escrever em papel pardo (em forma de cartaz) o poema
AS BORBOLETAS pendurar na parede da sala em local visível e
acessível, para realizar a leitura junto com os alunos;
·
individualmente em seus cadernos os alunos irão completar o poema as
palavras que estão faltando dando destaque as palavras com iniciais da
consoante B;
·
Apresentação do poema para outras turmas da escola;
·
Montagem do painel na sala de aula.
Poema: O PATO PATETA
·
O professor deverá escrever em papel pardo (em forma de cartaz) o
poema O PATO PATETA e pendurar na parede da sala, em local
visível e acessível, para realizar a leitura junto com os alunos. Na
sequência o professor poderá colocar o CD (disponível no youtube) com a música
do poema e em seguida cantar com os alunos. Após cantarem o
poema do Pato, os alunos deverão realizar as seguintes tarefas:
·
Identificar e copiar no caderno as palavras com a letra P;
·
Fazerem lista de objetos com a letra P;
·
Trabalhar versos, estrofes e rimas;
·
Todos deverão ilustrar o poema;
·
O professor assumirá o papel de escriba e escrever no quadro, com a
ajuda dos alunos, um texto narrativo sobre o pato;
·
Utilizar o poema como quebra-cabeça para
que os alunos possam colocar os versos e palavras na seqüência correta;
·
O poema xerocado em forma de texto lacunado para ser
preenchido com palavras que faltam, visualizando sempre o poema;
·
Exemplo de texto lacunado:
O PATO
(VINÍCIUS DE MORAES)
Lá vem o ..................
Pata ..................,
pata ........................
La vem o ......................
Para ver o que é que há.
O Pato .............................
Pintou o ........................
Surrou a ........................
Bateu no .........................
Pulou do .........................
No pé do ..........................
Levou um .........................
Criou um .........................
Comeu um .......................
De ..............................
Ficou ..............................
Com dor no ..................
Caiu no ...........................
Quebrou a .................
Tantas fez o .................
Que foi pra ....................
A Pulga
Vinícius de Moraes
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais pulinho
Estou na perna do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordidinha
Coitadinho do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau
·
Para trabalhar o poema A PULGA, o professor deverá utilizar a
mesma sequência de trabalho desenvolvida no poema AS BORBOLETAS E O PATO:
·
Escrever o poema em papel pardo, fixar o cartaz na parede, fazer
leitura coletiva e individual;
·
Cantar o poema com os alunos;
·
Trabalhar com lista de palavras (animais nocivos ao homem);
·
Trabalhar a escrita dos números de 1 a 10;
·
Ilustrar o
poema;
·
Retornar a lista de objetos com P, para fixar;
·
Aproveitar o tema e trabalhar com anúncios (texto informativo )sobre
orientações para a prevenção de doenças transmitidas por animais (raiva,
etc);
·
Fazer, coletivamente, uma lista de cuidados que devemos ter com nossos
bichinhos de estimação;
A Casa
Vinícius de Moraes
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero.
·
Confeccionar cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar
CD com a música do poema e cantar com os alunos.
·
Ilustrar o poema;
·
Trabalhar versos, rimas e estrofes;
·
Fazer leitura coletiva do poema com os alunos;
·
Pedir que identifiquem no
cartaz, algumas palavras principais com consoante C;
·
Trabalhe a palavra chave CASA, com que letra começa? Quantas
letras tem a palavra? Quantos pedacinhos, sílabas?Vamos contar nas palminhas?
CA-SA; Que outras palavras vocês conhecem iniciam com essa mesma letra? Vamos
escrever uma lista de palavras que iniciem com a letra C?
·
Tipos de moradias que eles conhecem, o professor será o escriba na
produção de texto que fale sobre o lugar onde eles moram, interrogue-os,
questione-os, levem-nos a pensar e analisar a situação,
O RELÓGIO
VINÍCIUS DE MORAES
Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
·
Fazer leitura coletiva do poema fixado na parede da sala;
·
Cantar o poema (utilizar CD);
·
Escrever lista de palavras com R;
·
Fazer lista dos dias da semana e dos meses do ano ( professor, leia
depois cada palavra com os alunos, identifique meses que começam com a mesma
letra , que tem o mesmo número de sílabas, identifique o mês em que os alunos
fazem aniversário, etc. Faça o mesmo com
os dias da semana);
·
Montar calendário, identificando os feriados , dias úteis da semana e
finais de semana;
A Foca
Vinícius de Moraes
Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.
Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.
Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Na barriga!
Assim como os outros poemas este
também deverá ser escrito no cartaz e afixado em sala de aula;
·
Fazer leitura coletiva do poema;
·
Cantar o poema com os alunos;
·
Ilustrar o poema;
·
Escrever lista de palavras que iniciam com a letra F;
·
Escrever texto coletivo (professor assume o papel de escriba) sobre a
foca ou outros animais que vivem no circo;
·
Preencher lacunas.
Poema: O gato
Poema: O pinguim
Poema: O elefantinho
Poema: A corujinha
Poema: As abelhas
OUTRAS ATIVIDADES:
·
Aproveite para colocar em ordem alfabética as palavras escritas nas
listas.
·
Realize atividades de cruzadinhas envolvendo adivinhações sobre os
animais.
·
Peça que recortem e colem letras e jornais ou revistas para
montarem palavras no caderno.
·
Brinque de Bingo com nomes de animais e objetos.
·
Utilize o alfabeto móvel para construir frases relacionadas aos poemas.
·
Promova Jogos de sílabas e letras.
·
Faça autoditado, utilizando gravuras com as palavras dos poemas.
·
Estimule a escrita dos poemas que os alunos já conhecem de cor.
·
Gravuras, murais, cantinhos, livros, discos, CDs e outros coletados;
·
Realizar leituras de imagens
através da internet.
Recursos Complementares
Vídeo Arca de Noé (vídeo)
O Pato Pateta (vídeo)
A Casa (vídeo)
A Pulga (vídeo)
Ainda não encontrei
A FOCA (vídeo)
O gato
O pinguim
O elefantinho
Avaliação
O pinguim
O elefantinho
Avaliação
A avaliação processual e contínua,
deverá ser realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a observação,
participação, realização de atividades, interesse dos alunos e análise
reflexiva constante das tarefas desenvolvidas em sala de aula para que
assim o professor possa perceber os avanços , necessidades e dificuldades dos
alunos e fazer as intervenções necessárias.
Culminância
Realização de apresentações das
poesia e/ou
confecção de livrinho com as letras das músicas com dobradura de cada animal ao
qual a música se referencia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário