terça-feira, 6 de setembro de 2011

Chapeuzinho Vermelho















                                 
PROJETO CHAPEUZINHO VERMELHO
* OBJETIVO COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (PRODUTO FINAL): ler muitos livros de contos sobre Chapeuzinho Vermelho e depois escrever suas próprias histórias para compor um livro que fará parte da biblioteca da escola.

*JUSTIFICATIVA: O objetivo didático deste projeto é atender à seguinte necessidade de aprendizagem dos alunos: ler e reescrever histórias mesmo ainda sem saber ler e escrever convencionalmente. A opção por trabalhar com narrativas deve-se à importância que este tipo de texto tem para o universo infantil. A escolha do conto Chapeuzinho Vermelho se fez por este ser conhecido de todos os alunos.

*O QUE SE ESPERA QUE OS ALUNOS APRENDAM:
1. Aprender as características específicas dos contos tradicionais: tipo de linguagem mais usual e expressões utilizadas.
2. Todos podem produzir bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras, pois podem elaborá-los e ditá-los.
3. Gostar de ler e ouvir histórias.
4. Recontar Chapeuzinho Vermelho, recuperando a sequência de acontecimentos e a forma, ou seja, a linguagem que se usa para escrever.
5. Aprender alguns procedimentos de revisão de texto (reler cada parte escrita, verificando a articulação com o que já foi escrito e planejando o que falta escrever; fazer rascunhos, etc.) com a ajuda do professor.
6. Planejar e executar tarefas em grupo.
7. Valorizar o trabalho em grupo.


*O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
1. Selecionar várias versões clássicas do conto Chapeuzinho Vermelho.
2. Incentivar a análise dos alunos da estrutura do conto tradicional por meio de perguntas como: O que sempre tem escrito nestes textos? Como eles começam e terminam? Quais são as palavras diferentes - que não se costuma usar quando se fala - que o autor utiliza?
3. Disponibilizar diariamente aos alunos todos os livros referentes ao projeto.
4. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais.
5. Incluir a participação do alunos a cada retomada do planejamento do projeto.

*ETAPAS PREVISTAS:
1. Apresentar diversos livros e observar como os alunos os manuseiam e o quanto se interessam, o quanto leem, o quanto comentam sobre o que observam (entre os livros deve estar Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm).
2. Ler o conto Chapeuzinho Vermelho na versão dos irmãos Grimm.
3. Compartilhar com os alunos o objetivo do projeto.
4. Ler diferentes versões clássicas de Chapeuzinho Vermelho (quatro ou cinco livros).
5. Promover uma conversa sobre as diferenças e semelhanças das versões lidas.
6. Dividir o grupo em duplas e pedir que escolham, entre as versões lidas, a de que mais gostaram.
7. Promover momentos em que os alunos recontarão Chapeuzinho Vermelho para que possam se apropriar do enredo e das características desse tipo de narrativa.
8. Propor a primeira reescrita da versão escolhida pelas duplas.
9. Promover algumas atividades de revisão das primeiras reescritas:
*a partir de um texto produzido pelo professor após ter lido todas as reescritas e identificado quais as dificuldades discursivas ou textuais mais frequentes dos alunos. Este texto deverá ser escrito na lousa - contemplando as dificuldades identificadas - e depois revisado coletivamente pelos alunos.
10. Escrita de segunda versão, considerando os aspectos discutidos na revisão já realizada.
11. Leitura pelo professor de outros contos tradicionais.
12. Escrita coletiva de um texto criado ( e não reescrito) pelos alunos em que deverá ser incorporado algum elemento da história de Chapeuzinho Vermelho (algum personagem, algum elemento da trama, lugares, etc.).
13. Escrita individual ou em duplas de um novo conto.
14. Revisão dos textos utilizando os mesmos procedimentos descritos anteriormente.
15. Fazer a segunda ou terceira revisão, conforme a necessidade apresentada.
16. Confecção das ilustrações dos contos que irão compor o livro.
17. Lembrar que todos os alunos envolvidos no projeto deverão ter pelo menos uma produção publicada.
18. Digitar e encadernar os exemplares.
19. Promover o lançamento do livro.
CHAPEUZINHO-"DO JEITO QUE  LOBO CONTOU"














CHAPEUZINHO-DEDOCHES





chapeuzinho cor de abóbora(mesquinha)



chapeuzinho azul(música)
chapeuzinho azul





Primavera-Leilão de Jardim-texto e atividades

              LEILÃO   DE  JARDIM                                                   

CECÍLIA  MEIRELES
Quem  me  compra um  jardim  com flores?
borboletas  de muitas  cores,
lavadeiras  e passarinhos,
ovos  verdes  e azuis  nos  ninhos?
Quem  me  compra este  caracol?
Quem  me  compra um  raio  de  sol?
Um  lagarto entre  o  muro  e  a  hera, uma  estátua  da Primavera?
Quem  me  compra este formigueiro?
E  este  sapo, que é  jardineiro ?
E  a  cigarra  e  a sua  canção?
E  o  grilinho dentro  do  chão?
Este  é  meu leilão!


PROJETO  LEILÃO DE JARDIM
Objetivo Geral


-Contextualizar e explorar atividades de Educação Ambiental, desenvolvendo oportunidades
para o despertar de atitudes conscientes de manutenção e preservação
de diferentes espécies, além de promover e incentivar a interação
entre pares a apropriação de conhecimentos de modo interdisciplinar
e transdisciplinar.

Objetivos Específicos


-Linguagem oral e escrita

-Promover a reflexão e problematização sobre a construção da escrita oportunizando e incentivando tais produções.

-Conhecer, reconhecer e identificar diferentes estilos de textos.

-Promover a elaboração de hipóteses e registros.

-Experimentar e participar da elaboração de textos e listas.


I – Sensibilização

-Releitura da Obra de Arte

-Questionar os alunos quanto às características do local anotando na lousa suas percepções.

-Comentar que a ilustração trata-se de uma obra-de-arte e chamar a atenção dos
alunos quanto aos detalhes.


-Conversar sobre o tema Jardim, questionando-os quanto as suas características
e elementos que o compõem, conforme hipótese da classe elaborando
uma lista com os elementos mencionados (cartaz) em papel pardo com o
nome e ilustração.


II – Apresentação


-Transcrever a poesia “Leilão de Jardim” em papel pardo. Leitura.

_Explicar às crianças as características de um texto poético.

-Ler a poesia acompanhando a escrita do cartaz sem ler o título. Questionar sobre
o assunto da poesia e os elementos que a compõe, comparando-os com
a lista da hipótese inicial.


-Acrescentar ou reconstruir o cartaz inicial com a nova composição dos elementos
em lista.


-Se já trabalhada a ordem alfabética, pode-se organizá-la com o auxílio dos alunos.


III – Desenvolvimento

-Leitura da poesia (sem mencionar o título) e estimular os alunos a criarem um
título para ela. Anotar as sugestões na lousa.


-Apresentar o título e a autora da poesia e explicar e explorar o significado da
palavra leilão.


-Sugerir que observando a lista ilustrada com os elementos da poesia, os alunos produzam
através de desenho e/ou pintura seu próprio jardim.


-Após a produção, fixar todas na lousa e incentivar a apreciação de cada uma delas.

-Realizar uma leitura da poesia e cobrir os elementos da lista com uma tira de papel
pardo solicitando que pesquisem e recortem e/ou desenhem tais elementos para ilustrar a poesia.


-Incentivá-los a descobrir rimas e comparar o texto poético a outros. Ex. história
em quadrinhos, um texto narrativo de livro infantil e jornalístico,
receita e bilhete. Poderá ser confeccionado um cartaz na classe contendo
tais tipos de texto para que os alunos possam perceber as diferentes estruturas e estilos.


-Após desenvolver atividades interdisciplinares sugere-se uma atividade de escrita espontânea
a partir das listas produzidas.


-Construção de palavras da lista com alfabeto móvel.

-Brincadeira de forca ( na lousa) para descobrir qual a palavra da lista está sendo trabalhada.

IV- Áreas Envolvidas

-Pesquisa em livros e revistas de ilustrações de um jardim.

-Passeio pelo bairro para identificar a presença ou não de jardins nas imediações.

-Desenho de
observação: O jardim que eu vi.


-Pintura de círculo e colagem de palitos para confeccionar o Sol. Contagem dos
palitos.


-Apresentação de cartaz ou ilustrações de diferentes flores, incentivando a percepção
de diferentes cores, formas e nomes. Desenho: As flores.


-Explorar quais
formas e linhas pode ser utilizado para desenhar flores diferentes,
sugerindo que alunos (que se proponham) as desenhem na lousa para observação
dos amigos incentivando a linguagem e o discurso oral.


-Confecção de flores no azulejo – recorte, colagem e pintura.

-Pintura com molde vazado e montagem das flores em palitos.

-Pintura de copinho descartável de café – parte interna - e montagem de flores
( recorte).


-Mosaico. O Sol com EVA amarelo.

-Dobradura utilizando quadrados. As Borboletas com garfinhos de madeira.

-Pesquisa: Coleção Natureza: Plantas e Insetos para observação e leitura de curiosidades.

-Molde da borboleta com pintura espelhada para fantoches de palito.

-Cartaz para observação: As Borboletas

-Confecção
da Borboleta utilizando diversos materiais a serem selecionados pelos
próprios alunos.


-Modelagem da libélula com massinha.

-Dobradura: A Joaninha (que pode ser realizada com a garrafa PET pequena).

_Dobradura
com círculos: Passarinho-Releitura da Obra de Romero Brito Butterfly


-Pintura da borboleta com legenda numérica e correspondência com cores.

Desenho: O caracol com barbante e pintura.

-Dobradura
com círculos: A formiga.


-Confecção de um formigueiro – Observação e experiência.

-Sugestão de filmes; Lucas no Formigueiro e Vida de Inseto.

-Dobradura:
O sapo, com círculos e impressão com as mãos.


-Músicas que podem ser trabalhadas em cartazes que podem servir de referência para
atividades de localização de letras ou palavras, completar ou identificar palavras nos textos: Borboletinha,
Sapo Cururu, O Sapo Não Lava o Pé, A Formiguinha.



Matemática

-Identificação, transformação e produção utilizando figuras geométricas.

-Transformação de imagens tridimensionais em bidimensionais.

-Identificação de legendas e numerais.

-Quantificação de objetos e formas para a construção de diversas produções.

-Interpretar correspondência entre numerais e cores.

Artes

-Ampliação do universo cultural dos alunos promovendo o acesso às produções
artísticas e obras de arte.


-Promover a transformação e elaboração de produções artísticas através do
contato com diferentes materiais e técnicas.


-Ampliar a capacidade de observação incentivando o desenvolvimento de um “olhar
crítico”.


_Promover a valorização, incentivo e apreciação às produções individuais e coletivas.

Música

-Explorar o repertório popular de músicas infantis, ampliando-o.

-Contextualizar atividades relacionadas à linguagem oral e escritas.

-Elaborar e compartilhar passos para a dança da música

-Desenvolvimento da compreensão rítmica e compasso para acompanhar as músicas trabalhadas.

-Joaninha Pequenina – Organizar um livrinho com tais músicas e ilustrações.


Natureza e Sociedade


-Explorar as hipóteses e resgatar o conhecimento prévio dos alunos quanto às características
do meio ambiente de algumas espécies (insetos).


-Conhecer características físicas e biológicas de animais e plantas (habitat, cuidados, alimentação,
etc.).


-Identificar e adotar atitudes de preservação.

-Atuar como agente multiplicador.

-Incentivar e promover o hábito da pesquisa e da troca de conhecimento entre os
alunos.


V - Finalização

Montagem de um painel coletivo com a pintura de um jardim e enriquecê-lo com as
atividades de artes desenvolvidas nas aulas.

Audição da música Primavera da Eliana.























Independência do Brasil









Arquivo do blog