segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dia das Mães





segunda-feira, 3 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

08 de Março-Dia Internacional da Mulher
mensagens e cartões





sábado, 5 de outubro de 2013

Massinha de modelar caseira

Massinha de modelar caseira

Ingredientes
• 1 xícara de sal de cozinha
• 4 xícaras de farinha de trigo
• 2 colheres (de sopa) de óleo
• 1 colher (de sopa) de vinagre
• 1 ½ xícara de água
• corantes alimentícios de várias cores
Modo de fazer
Passo 1
• Separe todos os ingredientes e coloque-os em uma tigela grande, misturando-os com as mãos. Não há ordem a ser seguida.
• Se você vive em um clima mais úmido, ou se a a massa ficou muito úmida ou pegajosa, adicione uma pitada a mais de farinha.
• Ficou muito seco? Adicione um pouquinho de água.
Passo 2
• Pegue uma bola da massinha e faça um buraco com o dedo. Pingue algumas gotas de corante alimentar. Dobre cuidadosamente a massa por várias vezes, até que a cor esteja bem misturada.
Passo 3
• Coloque cada cor em um recipiente hermeticamente fechado.
• Ele pode ser guardado na geladeira, mas isso não é estritamente necessário.
• Se começar a secar ao longo do tempo, adicione um pouco de água. Essa massa dura vários meses.





Mensagens para o Dia das Crianças

Ser Criança

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
Sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa.
Cheio de pipocas
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber por que.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
Pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
Basta apenas olharmos para uma criança.

Magia Infantil

Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas,
porque na inocência do sorriso infantil,
tudo é possível, menos a maldade.
Crianças são anjos,
são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva
que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um.
De braços abertos a criança não cultiva inimigos,
sua tristeza é momentânea.
De olhos abertos a criança não enxerga o feio, o diferente,
apenas aceita o modo de ser de cada um que lhe dirige o caminho.
De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudo
como se os sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes,
vozes que ela pode imitar, se inspirar para crescer.
Questionando, brincando, a criança está sempre evoluindo,
achando esse mundo um Paraíso,
mas a criança sabe no seu interior o que é o amor
e quer sugá-lo como se fosse seu único alimento,
não lhe dê uma mamadeira de ódio,
pois com certeza sua contaminação seria fatal e inesquecível.
Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas,
doce de brigadeiro,
tintas das cores: vermelha, laranja, azul, amarelo;
me lembra cachoeira, pássaros, dia de festa.
Ser criança é estar de bem com a vida,
é ter toda a energia do Universo em si.

Você criança

Você criança, que vive a correr, é a promessa que vai acontecer... é a esperança do que poderíamos ser... é a inocência que deveríamos ter... Você criança, de qualquer idade, vivendo entre o sonho e a realidade espargem pelas ruas da cidade, suas lições de amor e de simplicidade! Criança que brinca, corre, pula e grita mostra ao mundo, como se deve viver cada momento, feliz, como quem acredita em um mundo melhor que ainda vai haver! Você é como uma raio de luz a iluminar os nossos caminhos,assemelhando-se ao Menino Jesus, encanta-nos com todo teu carinho! Você é a criança, que um dia vai crescer! É a promessa, que vai se realizar!É a esperança da humanidade se entender! É a realidade que o adulto precisa ver... e também aprender a ser...

O  FUTURO

Dizes que sou o futuro, 
Não me desampares no presente. 
Dizes que sou a esperança da paz, 
Não me induzas à guerra. 
Dizes que sou a promessa do bem, 
Não me confies ao mal. 
Dizes que sou a luz dos teus olhos, 
Não me abandones ás trevas. 
Não espero somente o teu pão, 
Dá-me luz e entendimento. 
Não desejo tão só a festa do teu carinho, 
Suplico-te amor com que me eduques. 
Não te rogo apenas brinquedos, 
Peço-te bons exemplos e boas palavras. 
Não sou simples ornamento de teu carinho, 
Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus. 
Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão. 
Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo. 
Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra… 
Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.




terça-feira, 1 de outubro de 2013

Música “Aquarela” - Toquinho

Projeto: Trabalhando com música 
 “Aquarela” - Toquinho
Atividade: - Representar a música “Aquarela” em quadros com a técnica de recorte e colagem.
Objetivos: 
- Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo.
- Cantar a música “Aquarela”.
- Produzir instrumentos musicais com materiais recicláveis e fazer o acompanhamento rítmico da música, enquanto cantam.
- Representar a música “Aquarela” através de quadrinhos feitos com a técnica de recorte e colagem utilizando diferentes materiais plásticos.


                         Aquarela
                                        Toquinho 
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio


Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...
Entre as nuvens, vem surgindo um lindo avião rosa e grená,
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo,
Se a gente quiser ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida,
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega no muro,
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá,
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela,
 
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...


“Aquarela” – criação com EVA
Materiais: Papel color set (várias cores), papel laminado prateado, cartolina branca cortada no tamanho A4, EVA de todas as cores, Giz de cera triangular, Cola de EVA, Crystal cola (várias cores), tesoura e Marcador permanente preto e vermelho.
Modo de fazer:
a.    Separe a música em partes.
b.    Desenhe as cenas que a música sugere.
c.    Transfira para o EVA (parte de trás). Recorte.
d.    Cole as partes com a Cola para EVA, sobrepondo onde houver necessidade.
e.    Faça texturas com a Crystal cola.
f.     Faça o fundo de cada quadro pintando com giz de cera triangular sobre a cartolina branca tamanho A4 e cole os elementos sobre eles.
g.   Escreva a letra da música em partes e intercale os trabalhos (quadros).
Conteúdos trabalhados: 
- Música e poesia.
- Canto e acompanhamento musical.
- Instrumentos musicais e sons por eles produzidos.
 
- Cores, formas, proporção, textura, harmonia, etc.
Técnicas trabalhadas:
- Recorte e colagem com textura.
- Montagem e organização – texto + trabalhos artísticos.
Encaminhamento do trabalho:
     I.        Início – Apresente a letra da música para as crianças. Peça que leiam e falem qual a mensagem que a poesia traz.
- Coloque a música para tocar e pergunte aos alunos o que eles acharam da poesia depois de ouvi-la em música.
   II.        Divida a música (poesia) em várias partes.
- Separe a classe em grupos (tantos grupos quanto o número de separações da poesia).
 
- Sorteie qual grupo deverá representar a parte x, y ou z.
- Peça às crianças que representem a parte da música (poesia) através do recorte e colagem com EVA.
 
- Peça que façam texturas com cola colorida de relevo;
  III.        Escreva cada parte em tamanho grande e monte uma exposição. 
Cada texto com sua produção artística em EVA ou outros materiais;
















ou  descoloridos para montar livrinhos individuais...

















Arquivo do blog