SEMANA DE ADAPTAÇÃO (SUGESTÕES)
1º ANO
-CONFERIR A
LISTAGEM
-RECEPÇÃO E
BOAS-VINDAS
-APRESENTAÇÃO
DO PROFESSOR
-APRESENTAÇÃO
DO ALUNO (FORMAR UMA RODA)
-SOLICITAR QUE
CADA UM CANTE UMA MUSICA CONHECIDA
-APRESENTAR
ALGUMAS MUSICAS CONHECIDAS (BORBOLETINHA, PINTINHO AMARELINHO, INDIOZINHOS,
MARCHA SOLDADO, ETC...)
-MUSICAS EM CD
-CONHECER OS
BANHEIROS DA ESCOLA
-ORAÇÃO-MUSICAS-CALENDARIO
(DIA DA SEMANA, DIA, MÊS, ANO) -AJUDANTES (1 MENINO E 1 MENINA, QUE SERAO OS
PRIMEIROS NA FILA, AJUDARÂO A PROFESSORA, ETC...). TRABALHAR A LETRA INICIAL, FINAL,
NUMERO DE LETRAS, REGISTRANDO NA LOUSA.
-FAZER A
CHAMADINHA PELO CRACHÁ (NOS PRIMEIROS DIAS O PROFESSOR CHAMA, DEPOIS ESPALHA NA
RODA E PEDE PARA CADA UM PEGAR O SEU.
-LEITURA DO
ALFABETO E NUMEROS (EX: ALFABETO DA XUXA, ALFABETO DA ELIANA, INDIOZINHOS).
-DESENHO LIVRE
-MASSINHA
-JOGOS
PEDAGOGICOS
-SUGESTÃO
DE HISTÓRIAS
-BRANCA DE NEVE
-CONFECCIONAR O ESPELHO
-QUEM ROUBOU A
ALEGRIA DO PALHAÇO? –FAZER O CORPO DO PALHAÇO COM BOLINHAS DE CREPOM.
-A BORBOLETA E
O GRILO-FAZER O DEDOCHE DA BORBOLETA (PODE-SE TRABALHAR A MUSICA AO INVÉS DE
UMA HISTÓRIA)
-SUGESTÃO
DE MUSICAS
-A BARATA DIZ
QUE TEM - CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUENCIAS DE UMA MENTIRA.
(NORMAS DE CONDUTA, MENTIRA)
-CONHEÇO UM JACARÉ-TROQUE
O NOME DO JACARÉ PELO NOME DE UM ALUNO AO CANTAR A MUSICA; PERGUNTE AS CRIANÇAS
QUAL A COMIDA PREFERIDA DELAS; FALE DA IMPORTANCIA DE SE ALIMENTAR BEM. (ESQUEMA
CORPORAL, HABILIDADE, ALIMENTAÇÃO)
-O MEU
PEZINHO-TRABALHE NOÇÕES DE LIMITE: ONDE NÃO DEVEMOS COLOCAR OS PÉS? (CADEIRA,
MESA, SOFÁ, BANCO DO CARRO, ETC)
BRINCADEIRA:
ONDE ESTÁ MEU TENIS?
PEÇA AS
CRIANÇAS QUE TIREM OS SAPATOS.
JUNTE, MISTURE
E ESPALHE.
AS CRIANÇAS
DEVEM PROCURAR O SEU PAR E CALÇAR.
GANHA OS 3
PRIMEIROS QUE CONSEGUIREM (EU SUGIRO DIVIDIR A SALA EM DOIS GRUPOS E INCENTIVAR
A AJUDA PARA QUEM NÃO ESTÁ CONSEGUINDO)
(AMIZADE,
ESQUEMA CORPORAL, RITMO)
-MARCHA
SOLDADO-CONFECCIONAR O CHAPÉU DE JORNAL COM ELES. (EXPRESSÃO CORPORAL)
-MINHOCA ME DA
UMA BEIJOCA-FALAR SOBRE A UMPORTANCIA DA MINHOCA PARA O SOLO E PARA A
AGRICULTURA.DIGA AS CRIANÇAS QUE O BEIJO DEMONSTRA CARINHO E AMOR PELAS PESSOAS.
(COORDENAÇÃO MOTORA, DIALOGO)
-CARANGUEJO-DESENHE
NO CHÃO UMA LINHA EM ZIGUEZAGUE. PEÇA AS CRIANÇAS QUE ANDEM DE LADO COMO
CARANGUEJO. QUAIS SÃO OS ANIMAIS QUE VIVEM NO MAR? PEDIR QUE TRAGAM FIGURAS DE
ANIMAIS MARINHOS PARA CONFECCIONAR UM CARTAZ COM A LETRA DA MUSICA. (NOÇÃO ESPACIAL,
SICRONIA DE MOVIMENTOS).
-SEU
LOBATO-(SOM DOS ANIMAIS)
EM UMA CAIXA,
COLOQUE VARIADAS GRAVURAS DE ANIMAIS. PEÇA A CADA CRIANÇA PARA TIRAR UMA
GRAVURA E IMITAR-LHE A VOZ E OS MOVIMENTOS.
SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS
CORRIDA DO
SACI OU CORRIDA DOS SAPATOS:TRAÇAM-SE
DUAS LINHAS PARALELAS E DISTANTES. NA PRIMEIRA LINHA, OS CORREDORES TIRAM OS
SAPATOS, QUE SÃO LEVADOS PARA TRÁS DA OUTRA LINHA, ONDE SÃO
MISTURADOS. DADO O SINAL, ELES DEVEM SAIR PULANDO COM O PÉ ESQUERDO ATÉ A
OUTRA LINHA. DEPOIS DE CALÇAR SEUS SAPATOS, DEVEM RETORNAR, PULANDO COM O PÉ
DIREITO. VENCE QUEM CHEGAR PRIMEIRO AO LOCAL DE CHEGADA, ESTANDO CALÇADO DE
MODO CORRETO.
DANÇA DA CADEIRA
HISTÓRIA DA SERPENTE
COELHINHO SAI DA TOCA
PASSE A BOMBA (IGUAL BATATA QUENTE)
CRIANÇAS SENTADAS EM CIRCULO.UMA
FICARA COM UM OBJETO NA MÃO QUE REPRESENTARA A BOMBA.A PROFESSORA IRÁ DIZER:
PASSE A BOMBA AGORA ENTÃO
PRESTE MUITA ATENÇÃO
ELA NÃO PODE CAIR
CUIDADO VAI EXPLODIRRRRRRRRRR
*QUEM FICAR COM A BOMBA NA MÃO
SAI DA BRINCADEIRA.VENCE O ULTIMO QUE PERMANECER NA BRINCADEIRA.
ESPALHAR OS CRACHÁS NO MEIO DA
SALA E PEDIR PARA QUE OS ALUNOS PROCUREM QUAL É O SEU;
MISTURAR OS CRACHÁS NO CHÃO, PARA
QUE SEPAREM OS NOMES DOS MENINOS DOS NOMES DAS MENINAS;
SEPARAR OS CRACHÁS CUJOS NOMES
COMECEM COM A MESMA LETRA;
USAR OS CRACHÁS PARA FAZER A
CHAMADA DIÁRIA;
SEPARAR OS CRACHÁS CUJOS NOMES
TENHAM O MESMO NÚMERO DE LETRAS;
COLOCAR OS NOMES EM ORDEM ALFABÉTICA;
TRABALHAR COM ALFABETO MÓVEL,
PARA QUE CADA ALUNO MONTE O SEU NOME E DOS COLEGAS;
O TRABALHO COM O NOME PROPICIA...
DIFERENCIAR LETRAS E DESENHOS;
DIFERENCIAR LETRAS E NÚMEROS;
DIFERENCIAR LETRAS, UMAS DAS
OUTRAS;
REFLETIR SOBRE A QUANTIDADE DE
LETRAS USADAS PARA ESCREVER CADA NOME;
REFLETIR SOBRE A FUNÇÃO DA
ESCRITA DOS NOMES: PARA MARCAR TRABALHOS, IDENTIFICAR MATERIAIS, REGISTRAR A
PRESENÇA NA SALA DE AULA (FUNÇÃO DE MEMÓRIA DA ESCRITA) ETC;
SISTEMATIZAR A ORIENTAÇÃO DA ESCRITA:
DA ESQUERDA PARA A DIREITA;
ENTENDER QUE SE
ESCREVE PARA RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS PRÁTICOS;
CONHECER O NOME DAS LETRAS;
TER CONTATO COM AMPLO REPERTÓRIO
DE LETRAS (A DIVERSIDADE E A QUANTIDADE DE NOMES NUMA MESMA SALA);
ATIVIDADES PARA O TRABALHO COM O NOME
BATATA–QUENTE, ONDE TODOS EM RODA
OUVEM UMA MÚSICA, ENQUANTO VAI PASSANDO UM OBJETO QUALQUER, AO PARAR A MÚSICA
QUEM ESTIVER COM O OBJETO DEVERÁ DIZER O SEU NOME, PEGAR O SEU CRACHÁ NO MEIO
DA RODA, IDENTIFICANDO-O DENTRE OS DEMAIS E GUARDÁ-LO NO QUADRO DE PREGAS, NA
RESPECTIVA INICIAL;
TODOS EM RODA, EM PÉ, RECEBEM UM
CRACHÁ QUALQUER, AO SINAL DA PROFESSORA CADA UM DEVERÁ IR EM BUSCA DE QUEM ESTÁ
COM O SEU CRACHÁ, AO ENCONTRAR TROQUE DE CRACHÁ.
CADA UM AO CHEGAR, DEVERÁ
LOCALIZAR O SEU CRACHÁ NA MESA, ESCREVER SEU NOME NA LOUSA E GUARDAR O CRACHÁ
NO QUADRO DE PREGAS, CONTAREMOS QUANTAS CRIANÇAS VIERAM E QUANTAS FALTARAM
BINGO - UTILIZAR O CRACHÁ PARA
BRINCAR BINGO, DE FORMA QUE CADA ALUNO RECEBE UMA TIRA QUADRICULADA DE PAPEL DE
ACORDO COM A QUANTIDADE DE LETRAS QUE DIZ TER O SEU NOME, REGISTRA O MESMO COM
UMA LETRA EM CADA QUADRADO. NA HORA DO BINGO AO SER SORTEADA SUA LETRA, ESTE
QUADRADO DEVERÁ SER PINTADO;
BINGO COM CARTELAS CONTENDO MAIS
DE UM NOME;
QUE NOME É ESSE? É UMA BRINCADEIRA
ONDE A PROFESSORA OU UM ALUNO DIZ: “TE DOU UM C, TE DOU UM A, TE DOU UM I, TE
DOU UM O, O QUE FORMOU?” A TURMA DEVERÁ RESPONDER: CAIO. ESTE RAPIDAMENTE PEGA
SEU CRACHÁ E GUARDA NO BOLSÃO DE LETRAS, PODENDO SER O PRÓXIMO A CANTAR AS
LETRAS DO PRÓXIMO NOME;
COM A MÚSICA: A CANOA VIROU... EM RODA AO FALAREM O NOME DA CRIANÇA ESTA
DEVERÁ PEGAR O SEU CRACHÁ NO CENTRO DA RODA E COLOCÁ-LO NO BOLSÃO DE LETRAS;
CHAMADA NA RODA, ATRAVÉS DE UM
CÍRCULO, ONDE UMA CRIANÇA FICA NO MEIO DA RODA COM UMA BOLA OU OUTRO OBJETO,
ESTA DEVERÁ DIZER O SEU NOME E JOGAR A BOLA PARA OUTRA CRIANÇA QUE TROCARÁ DE
LUGAR COM ELA E REPETIRÁ O PROCEDIMENTO;
ARREMESSANDO A BOLA PARA O ALTO
NO MEIO DA RODA UMA CRIANÇA DEVERÁ DIZER O NOME DE UM DOS COLEGAS, ESTE TENTARÁ
PEGAR A BOLA, SE CONSEGUIR REPETE O PROCEDIMENTO, SE NÃO CONSEGUIR A MESMA
CRIANÇA QUE INICIOU ESCOLHE OUTRO COLEGA;
Prof.ª Graça
Nenhum comentário:
Postar um comentário